Pular para o conteúdo principal

ABADIA DOS DOURADOS / CIDADE ONDE SE ENCONTRA ENTERRADO O BAU DE TIRADENTES

BOM DIA. BEM VINDO A ABADIA DOS DOURADOS.
UMA CIDADE HOSPITALEIRA, DE UM POVO ACOLHEDOR, VÁRIOS PONTOS TURÍSTICOS ECOLÓGICOS E RELIGIOSO, COMIDA MINEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE.
E COM UMA HISTÓRIA QUE FALE A PENA VOCÊ CONHECER.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Esta cidade obteve nota 68 ( sessenta e oito ) (de no máximo 100), e ocupa o 17º lugar, no ranking de cidades mineiras que você precisa visitar ao menos uma vez na vida.   (Veja a posição de todas, abaixo a esquerda)
Abadia dos Dourados tem uma população de 6.704 habitantes. (IBGE 2010)
Sendo 3.586 do sexo masculino e 3.118 do sexo feminino.
QUEM NASCE EM ABADIA DOS DOURADOS É:  ABADIENSE
O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,760 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
ABADIA DOS DOURADOS FAZ ANIVERSÁRIO EM 27 DE DEZEMBRO. FOI FUNDADA EM 1948.
HISTÓRICO IMPORTANTE DE ABADIA QUE MERECE INVESTIGAÇÃO:
Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, o seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes e veio foragido de Sao Joao Del Rei para Abadia dos Dourados e com ele trouxe inumeras CARTAS  DE TIRADENTES. Estas cartas estavam em um bau de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pela avó do sr Laerte, em um local próximo a cidade.
Esteveram no local, juntamente com o sr Sebastião Vilela e o sr Zico Esteves, que descobrimos, porque a neta do sr Laerte estava presente quando sua vó enterrou o baú e ela mesma nos mostrou o local. Como já se passaram vários anos que o baú foi enterrado, somente com uma pesquisa arqueológica e com bastante calma poderá se encontrar essa jóia cultural.
Abadia dos Dourados teve sua fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros ali chegados em meados do século XIX. Também vieram lavradores e todos se fixaram no local. As famílias Arruda e Esteves dos Santos destacaram-se entre as iniciadoras da povoação.
As notícias das jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras espalharam-se rapidamente, afluindo ao Arraial dos Garimpos levas de garimpeiros e de agricultores. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas impulsionavam o desenvolvimento da povoação. Ergue-se a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Abadia, escolhida como Padroeira. Os Arrudas e os Esteves doaram terrenos para o patrimônio da Paróquia, criada em 1886, sendo seu primeiro pároco o Padre foi Arraial Manoel Luis Mendes. O aglomerado evoluiu rapidamente, e ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem.
O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo. A construção da capela de Nossa Senhora da Abadia e a proximidade do rio Dourados, provocaram sua mudança para Abadia dos Dourados.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
VISÃO GERAL DA CIDADE
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ABADIA DOS DOURADOS ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
AS RUAS E O COMÉRCIO EM ABADIA DOS DOURADOS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA EH A AVENIDA SANTOS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
E esse foi o primeiro prefeito da cidade e esta foto e uma reliquia da cidade a historia dele eh: 
Dr. Calil Porto Formado em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro em 1932. depois de formado atuando como medico em Abadia diagnosticou no ano de 1935 a ate então desconhecida febre amarela silvestre que ate a década de 30 so se conhecia a urbana.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Escritor "Celeno  Porto" Livro em homenagem há seu pai Dr. Calil Porto Primeiro Prefeito de Abadia.
O Menino e a Borboleta.
Para contar a história de um homem não se pode ficar aprisionado aos episódios de sua vida, do nascimento a morte. É preciso vislumbrar seu íntimo ser, adivinhar seus sonhos, reconhecer chama que alimentou seus passos, ver o que não parecia visível, enquanto viveu. Foi o que procurei fazer neste maravilhoso reencontro com meu Pai. Ao final, pude concluir que ele foi um predestinado: um menino que viveu até os 14 anos em um Arraial no interior de Minas Gerais, sem menor contato com a civilização, e ate que seu caminho cruzou com de um ESTRAGEIRO na verdade um MENSAGEIRO do destino que vai  ao seu encontro para mudar sua vida,tal como na milagrosa metamorfose que e o nascimento  de uma borboleta  que um dia deixa o casulo que aprisionava para alçar vôo em busca de um mundo que desconhece,mas que vai descobrindo sem medo  e com ao  dos predestinados.
Agradecimentos de Léo / MPB / Gustavo e Salvador  a CELENO por tão belo livro em homenagem o seu grande pai Dr. Caili Porto
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Esse bar se chama Bar do Dinei .
E o mais incrível fica nun município de abadia que ce chama Barreiro e fica uns 60 km da cidade de abadia e o mais incrível no meio de cerrado, e la tem de tudo e ainda tem ate um  campo de furtebol que vive tendo campeonatos de futebol.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Esse foto amgio e da década de 20, e oberve a diferença que tem a igreja com a de hoje, mas lembrando e a mesma igreja, apenas a de hoje foi reformada
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

 
Este local era a antiga usina hidrelétrica de abadia e região, por muitos anos serviu energia para região de abadia e cidade visinhas
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Como você pode ver no anuncio já deixando por nos na foto, essa fotografia e da construção da usina na hidreletricda na decada de 20.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Essa fotografia e da família de LEO/MPB/GUSTAVO, familia RESENDE, e essa foto da  fazenda eh de 1908 e se chama fazenda monte alvão e fica no município de Abadia chamado Capão dos Cachorros, ai tem os bissavos e tios avos  e  vovo deles, segundo a  vovo Dona Elmira quando era viva contava que para fazer essa foto, o bisavô deles vendeu dois bois para pagar essa fotografia.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Essa festa segundo historia já existe há mais um menos a 130 anos, e ela começa todos os anos dia 06 de agosto com alvorada da banda lira abadiense e vai  ate 15 de agosto dia do aniversario de nossa senhora , mas smpre a festa chega ate la pelo dia 17 e com grande pagadores de promessa e muita gente nesta espoca de festa.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Ela foi esculpida em madeira na década de XVIII por garimpeiro que movido aos milagres acontecidos em Romaria – MG pagramarão a padroeira da região de abadia ,  a sua coroa de ouro e foi doado o ouro pelas Sr, D. Candinha e D.Maria Yazbek no final do Seculo 18  , a imagem foi restaurada um vez ate hoje e foi na década de 90 e permance sua forma ate hoje.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Por anos o aguardente Zurico da Familia Mundim dominou não somente a região do alto Paranaíba, mas sim tambem a Europa e foi por muitos anos a pinga mais famosa da região , e muito esportada para todo o mundo.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Hoje a importante historia sobre a piga zurico tão famosa que já foi esta assim, e lembrado a todos que todas as maquinas que produzia a famosa pinga era de Rod'água que movimentava todos equipamento da industria, e por motivo de morte dos imãos a família não manteve a linda tradição, mas ainda vende barris de pinga e feito de madeira, mas com preço que poucos podem pagar.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Abadia dos Dourados tem como principal atividade econômica a agropecuária (destacando-se a pecuária leiteira e as culturas de Milho e Soja)
AQUI, A ZONA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
E a indústria de cerâmica, possuindo esta última quatro unidades de grande e médio porte que absorvem apreciável mão-de-obra.
AS MUITAS CACHOEIRAS DA REGIÃO, SÃO PONTOS TURÍSITICOS QUE VALE A PENA VOCÊ VIR VISITÁ-LOS
VEJA ALGUMAS DELAS.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
 copyrigth "Léo/MPB/Gustavo
ESTE É O RIO DOURADO. UM DOS RESPONSÁVEIS PELO NOME DA CIDADE
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
VEJA A BELA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE ABADIA
copyrigth "Gláucio Henrique Cha..."
AQUI, UMA DAS MUITAS IGREJAS EVANGELICAS DA CIDADE
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA EH A IGREJA DE SÃO JOÃO
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA EH A PRAÇA DE ABADIA
copyrigth "Eduardo Roxo Nobre"
ESTA EH A IGREJA DAS BEÇÃOS, NO DISTRITO DE CÓRREGO FUNDO.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA É UMA RARIDADE (consegui no panorâmio de Léo/PMB/Gustavo)
AQUI A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ, DATADA DE 1905.
(Ampliê a imagem e veja de perto esta rara beleza)
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
AQUI A PREFEITURA DA CIDADE
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA É A RODOVIÁRIA DE ABADIA DOS DOURADOS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTA É A PRAÇA MANOEL ESTEVES DOS SANTOS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
AQUI, A PRAÇA DOS IPÊS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ESTE EH O PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE ABADIA DOS DOURADOS
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
AQUI, NO DISTRITO DE JUCUBA.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
CERÂMICA NOSSA SENHORA APARECIDA
Cerâmica Nossa Senhora Aparecida, por muitos anos fornecendo emprego a varias pessoas, essa empresa ajudou no crescimento da cidade e ainda esta na ativa, produzindo em ótima qualidade: Telhas, Tijolos, Tijolinho:
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

Essa linda relíquia da Historia de Abadia fica no Município da Japecanga.
Escola Estadual de Japecanga, Atualmente Escola Municipal de Japecanga, era uma escola de ensino primário (1ª a 4ª série), por esta escola passou com destaque as professoras Gasparina da Fonseca (lecionou durante 25 anos) e Luciene Miranda (lecionou por mais de 10 anos) Rosilene e outras professoras, que ensinaram a ler muitas pessoas, sendo que alguns hoje são advogados, engenheiros, dentistas, médicos, etc. Hoje a escola está desativada e precisa de cuidados. Ajudem a manter esta história.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
Este eh o Mercado do Parnaso, em quase toda região de Abadia tem Mercadinho como esse , apesar de ser na roça ou cerrado e muito visitando pelos fazendeiros e turistas que vão para os rios da região, sempre são pessoas simples que tem esses mercadinho o que faz com que nós séntimos bem em casa
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"

ESTA É A BANDEIRA DA CIDADE
copyrigth "Leo/MPB/Gustavo"
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE.
copyrigth "Léo/MPB/Gustavo"
ABADIA DOS DOURADOS AGRADECE SUA VISITA. SEMPRE VOLTE.
BOA NOITE
copyrigth "Alexandre Rech"

copyrigth "Thymonthy Becker" (marca e logomarca)
ATÉ UM DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…