OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : ALCÂNTARA / MARANHÃO / BRAZIL (0096 / 5.570) POPULAÇÃO: 22.112 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

ALCÂNTARA / MARANHÃO / BRAZIL (0096 / 5.570) POPULAÇÃO: 22.112 PESSOAS (IBGE 2020)





Uma cidade de belezas abandonadas. Ficam algumas das ruínas mais recentes do mundo, de um palácio que nunca existiu, num lugar onde faltou tempo para que a história fosse de grandes glórias. 


A cidade de Alcântara é a casa de belezas abandonadas, já teve grandes riquezas e poderia ter sediado festas imperiais, mas terminou em ruínas que hoje servem apenas para encher os olhos e as máquinas fotográficas de curiosos visitantes. (terra.com.br) 
Praça da estação em Alcântara, MA (Matraqueando)
Rua da cidade de Alcântara, MA (Matraqueando)
Loja em Alcântara, MA (Matraqueando)
Enquanto ruínas famosas do mundo - como no Egito, Grécia ou Oriente Médio - são de um período anterior à Cristo, em Alcântara elas estão ao lado de casinhas ao estilo colonial, em ruas de pedra onde os moradores vendem doces caseiros aos turistas. Esse se tornou o principal charme da cidade, que fica parecendo uma Machu Picchu mais nova e ainda habitada. (terra.com.br) 
Praça da cidade de Alcântara, MA (Matraqueando)
Comércio na cidade de Alcântara, MA (Matraqueando)
O maior marco é o Palácio do Barão de Mearim, que começou a ser construído no século XVII para receber Dom Pedro II, mas que nunca chegou a ser concluído. Restam apenas algumas colunas e arcos de pedra.
Além dele, chama a atenção a Igreja Matriz de São Matias. Construída em 1648, ano de fundação da cidade, sobraram dela somente a fachada e uma das torres. Há também a Igreja Nossa Senhora do Carmo, da mesma época, mas que foi reformada e hoje abriga paineis de azulejo no altar. (terra.com.br) 
Praça da cidade de Alcântara, MA (Matraqueando)
Alcântara viveu seu auge no período colonial, quando era um centro agrícola e comercial, sede da aristocracia maranhense. Mas a glória não durou muito, uma vez que a abolição da escravidão e o crescimento de outras cidades trouxeram a decadência.
Hoje, Alcântara é bastante calma e isolada, uma viagem no tempo. Mesmo assim, não é difícil chegar até lá. Da capital São Luís é possível pegar um barco e o trajeto dura cerca de uma hora. O belo passeio pode ser feito em apenas um dia, com retorno para a capital no fim da tarde. (terra.com.br) 
Rua da cidade de Alcântara, MA (Fernando Cunha)
Vista parcial da cidade de Alcântara, MA (Prefeitura Municipal)
Centro Histórico de Alcântara, MA (Gabi Torrezani)
Antigo Campanário da Igreja de Nossa Senhora do Desterro em Alcântara, MARANHÃO (Fernando Cunha)
Casa de Cultura do centro Espacial de Lançamento de Alcântara, MA (John Jessé)
Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Alcântara, MA (Fernando Cunha)
Interior da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, MA (Fernando Cunha)
Pelourinho da cidade de Alcântara, MA (John Jessé)
Praça da matriz e ruínas da igreja de São Matias em Alcântara, MA (Fernando Cunha)
Sede da Prefeitura Municipal e Câmara de vereadores da cidade de Alcântara, MARANHÃO (Fernando Cunha)
MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
A entrada custa apenas R$ 2,00 e você vai poder ver de perto como era um casarão colonial por dentro. A casa está toda mobiliada e com utensílios da época (Estrangeira)
Ruínas da cidade de Alcântara, MA vista da torre da igreja (Estrangeira) 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS EM ALCÂNTARA, MA
Aqui os negros vinham celebrar a missa depois que deixavam seus senhores na Igreja do Carmo, por isso as missas eram mais curtas. (Estrangeira)
POUSADA BELA VISTA DA CIDADE DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
O terreno da pousada é grande e além dos chalés e quartos você vai desfrutar de uma área externa muito boa. Tem piscina, quiosque com redes, diversos cantinhos escondidos para acertar as energias. Os quartos custam em média R$ 150,00 por noite.


O mais legal da Pousada Bela Vista é a decoração! Todos os detalhes são feitos pela dona da pousada, a Ziza. Ela é muito habilidosa e pensou em cada penduricalho, quadro, objeto ao longo de 40 anos! Tem muita arte pela pousada (Estrangeira)
Os detalhes da pousada são resultado de 40 anos de trabalho da dona Ziza. (Estrangeira)
Praça da cidade de Alcântara, MA (Matraqueando) 
Palácio dos negros no centro histórico de Alcântara, MA (Matraqueando) 
Foguete do Centro Aeroespacial de Alcântara, MA (Matraqueando)
Comida típica da cidade de Alcântara, MA - Aqui no Restaurante Cantaria -  (Matraqueando)
Casarões da cidade de Alcântara, Maranhão (Matraqueando)
Boa para passeio de um dia desde São Luís, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão entre os séculos 18 e 19, mas muito do patrimônio histórico se perdeu. Vestígios do passado podem ser vistos em sobrados coloniais cobertos por azulejos portugueses, nas ruínas do mercado de escravos Palácio Negro e no prédio da prefeitura, onde funcionou uma cadeia pública no século 18.
Defronte à Praça do Pelourinho estão as ruínas da Igreja Matriz de São Matias e o interessante Museu Histórico, um belo exemplar da arquitetura de época. (Viagem Abril) 
Casario colonial em Alcântara (Levy Mota Creative Commons)
Igreja de São Matias (Levy Mota Creative Commons)
Junto à igreja de Nossa Senhora do Carmo ficam os restos de dois palacetes construídos por famílias aristocratas rivais para receber o imperador Dom Pedro II. Uma fortuna foi despejada nas obras dos Barões de Pindaré e Mearim, mas o monarca nunca chegou a passar por Alcântara e elas foram posteriormente abandonadas, simbolizando o ocaso da cidade. Parte dessa história de decadência é extraordinariamente narrada na obra Noite Sobre Alcântara, do imortal Josué Montello. (Viagem Abril) 
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Simonedjb Creative Commons)
Além do passeio pelas igrejas e construções do Centro, o passeio é complementado pelas praias dos arredores. Não são nada espetaculares, mas equilibram o passeio entre cultura e natureza. 
A distante base de lançamento de foguetes é fechada para a visitação — mas maquetes de espaçonaves que saíram dali estão na Casa de Cultura Aeroespacial. (Viagem Abril) 
Festa do Divino, Alcântara, Maranhão (Mirandascombr Creative Commons)
Decoração para a Festa do Divino (Mirandas.com.br Creative Commons)
COMO CIRCULAR POR ALCÂNTARA, MARANHÃO
A cidade é pequena e a maioria das construções históricas mais interessantes estão a curta distância uma das outras. (Viagem Abril) 
Praça do Pelourinho com as ruínas da Igreja de São Matias (simonedjb Creative Commons)
ALCÂNTARA, MARANHÃO
População: 21.852 hab 
DDD: 98 
Estado: Maranhão 
Distância de outras cidades: São Luís, 53 km (1h15 de barco) 
Praia em Alcântara (Amanda Rossi Creative Commons)
DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
Código do Município - 2100204 
Gentílico - alcantarense 
Prefeito 2017 / ANDERSON WILKER DE ABREU ARAUJO 
População estimada [2017] - 21.673 pessoas 
População no último censo [2010] - 21.851 pessoas 
Densidade demográfica [2010] - 14,70 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015] - 2,0 salários mínimos


Pessoal ocupado [2015] - 936 pessoas 
População ocupada [2015] - 4,3 % 
Área da unidade territorial [2016] - 1.457,916 km² 
Esgotamento sanitário adequado [2010] - 6,5 % 
Arborização de vias públicas [2010] - 2,7 % 
Urbanização de vias públicas [2010] - 1,6 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE ALCÂNTARA NO MARANHÃO
HISTÓRICO DA CIDADE DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
História 
Alcântara Maranhão - MA 
Histórico 
NÃO se pode precisar a fundação de Alcântara, mas o certo é que em 1612 já havia um aglomerado de aldeias das quais ela fazia parte com o nome significativo de Tapuitapera (terra dos índios). 
Com a vinda da expedição de Daniel de La Touche, senhor de La Lavadière, e a constante infiltração de franceses nas tribos indígenas, estabeleceram-se relações amistosas com aqueles. Pouco depois, batizava-se o primeiro alcantarense com o nome de Martinho Francisco. Em sua taba, ergueu-se uma capela, e conta-se ter sido celebrada aí a primeira missa em terras de Alcântara.


Após a expulsão dos franceses, firmou-se o domínio português, mas a importância da aldeia não foi diminuída. Entre 1616 e 1618, começou a colonização portuguesa em Tapuitapera, com um pequeno presídio que os índios destruíram mais tarde. 
Com a subdivisão das capitanias do Maranhão e do Grão-Pará, Tapuitapera passou à condição de cabeça da capitania de Cumã, doada pelo 1.° Governador do Maranhão, Francisco Coelho de Carvalho, ao seu irmão Antônio Coelho de Carvalho. a 19 de março de 1624. Entretanto, não parece ter o donatário dado rápido desenvolvimento à capitania, pois em 1641, ao tempo da invasão holandesa. foi ela abandonada após breve período de ocupação.
O progresso da aldeia só foi observado em 1648, quando elevada à categoria de vila, com o nome de Alcântara, sob a invocação do apóstolo São Matias. A essa época já existia uma igreja de pedra e cal dedicada a São Bartolomeu, e já estavam erguidos os primeiros engenhos de açúcar. 
Logo depois da criação da vila, iniciou-se a construção do Convento Nossa Senhora dos Remédios que mais tarde passou à invocação de Nossa Senhora das Mercês, depois, do Convento de Nossa Senhora do Carmo, obra também vultosa. Alcântara prosperou progressivamente em todos os setores e tornou-se o maior centro produtor da Província. em que se contavam as grandes fortunas da época. Sem dúvida o que muito contribuía para o seu enriquecimento era o número elevado de escravos.

Tornou-se habitual entre as famílias ricas enviar filhos a Coimbra para ali se educarem, já que a vila só dispunha de escolas de primeiras letras, prolongando-se essa prática por muitos anos. Contribuía para isso o número elevado de famílias constituídas por colonos portugueses ali radicados, em maioria de origem fidalga. Mais tarde, com a criação do curso jurídico no Brasil, Olinda substituiu Coimbra. 
Em 1835 foi criada a Comarca. sendo seu primeiro promotor Clóvis Bevilacqua. Em 1836, foi elevada a categoria de cidade, fase em que atingiu o apogeu de sua grandeza. Gradativamente, porém, Alcântara perde o primado na produção maranhense, refletindo-se o declínio das atividades econômicas em sua vida social.
Em 22 de dezembro de 1948, data do tricentenário de sua elevação a vila, Alcântara foi considerada 'Cidade Monumento Nacional'. 
Gentílico: alcantarense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE ALCÂNTARA, MARANHÃO
VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE
Fonte dos textos e fotos: IBGE / viagemeturismo.abril.com.br / matraqueando.com.br / estrangeira.com.br / Governo de Alcântara, MA / Wikipédia / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / terra.com.br /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL