OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 11 CASA INCRÍVEIS CONSTRUÍDAS NOS LUGARES MAIS INÓSPITOS DO PLANETA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

11 CASA INCRÍVEIS CONSTRUÍDAS NOS LUGARES MAIS INÓSPITOS DO PLANETA




Construir casas em lugares inóspitos requer passar por vários desafios. Mesmo assim, essas incríveis residências provam que com o conhecimento certo é possível erguê-las em qualquer lugar! 



Desde casas projetadas para suportar o fogo florestal à casas árticas que impedem a entrada do frio, veja a seguir algumas dessas impressionantes estruturas. 
01 - Pavilhão da Glashaus, Andaluzia, Espanha 
Localizado em um dos ambientes mais severos e implacáveis da Europa, o Pavilhão de Glashaus (ou Pavilhão de Vidro) encontra-se no meio do Deserto de Gorafe, na região espanhola de Andaluzia. 


A estrutura de vidro, projetada pelo estúdio esloveno OFIS Arhitekti, suporta o extremo calor, com temperaturas chegando a mais de 40° graus. Sem nenhuma sombra ao seu redor, a construção usa o tipo de vidro Guardian SunGuard, que filtra a radiação solar, protegendo os ocupantes. 

A casa do deserto, é composta por janelas que vão do chão ao teto, proporcionando incríveis vistas da paisagem árida. Além disso, as paredes de vidro são extremamente resistentes, suportando os fortes ventos da região. 
O telhado do pavilhão é feito de madeira e revestido com painéis que refletem a luz solar. Composto por três espaços internos, a casa oferece quartos e banheiros separados, além de ter uma banheira de hidromassagem. 

02 - Casa flat-pack minúscula, Vancouver, Canadá 
Planejada para ser erguida de forma similar aos imóveis da IKEA, essa casa flat-pack (pronta para montar) fica na região selvagem de Vancouver, Canadá. 


Projetada pela The Backcountry Hut Company, essa pequena casa é tanto formidável quanto sustentável. Além disso, ela foi criada especificamente para lugares selvagens e de difícil acesso. 

Pré-fabricada pela empresa e montada no local em menos de 24 horas, a casa possui uma especie de concha que é altamente eficiente. Dessa maneira, os ventos intensos canadenses não conseguem entrar na residência. 
A parte externa é revestida com metal, fazendo a casa extremamente resistente para qualquer tipo de clima. Além disso, a madeira usada na construção foi certificada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês). Já a parte interna é composta por materiais 100% recicláveis. 


03 - Casa à prova de fogo, Denmark, Austrália 
Projetada pelos arquitetos Ian Weir e Kylie Feher, essa moderna obra-prima foi cuidadosamente planejada para sobreviver a extremos incêndios florestais - comuns na Austrália. 
Localizada dentro de uma floresta de eucaliptos, a residência chamada de Karri Fire House foi construída por um bombeiro profissional - que sabe muito bem dos efeitos devastadores que o fogo pode provocar em uma casa. 

Materiais industriais foram cuidadosamente usados para resistirem a um incêndio florestal de nível BAL-40, um dos níveis mais altos. Além disso, a casa possui persianas robustas, que possibilitam controlar a quantidade de luz que entra. 


A propriedade é altamente eficiente em termos de energia e possui paredes de alvenaria à prova de fogo, piso de concreto e um isolamento também à prova de fogo. Além de ser extremamente segura, a casa tem uma estética contemporânea, oferecendo um balanço perfeito entre beleza e segurança. 

04 - A casa de madeira, Kanji Dol, Eslovênia 
Essa linda casa de madeira em Kanji Dol, Eslovênia é o lugar perfeito para fugir do estresse das cidades. Projetada pelos arquitetos do Studio PIKAPLUS, a residência foi criada para suportar o clima adverso da região. 
Localizada dentro de uma área aberta no coração da floresta, a casa tem aproximadamente 81 metros quadrados e já ganhou diversos prêmios pelo seu design eficiente. 


A casa possui uma espécie de proteção externa feita de madeira pré-fabricada, combinando com a paisagem que a cerca. O teto possui uma chapa de metal que, além de proteger a casa, dá mais estabilidade para a estrutura. 
A parte de dentro da casa é moderna, com paredes de madeira, piso de parquet e acabamentos chiques. Cada centímetro da estrutura possui cômodos, inclusive nos cantos compactos formados pelo teto circular. Com capacidade para quatro pessoas, a estrutura prova que uma residência pode aguentar qualquer condição meteorológica e ao mesmo tempo ser elegante. 

05 - Cabana nórdica, trilhas de trekking, Islândia 
A cabana de trekking é conhecida como Skýli. Finalizada em 2016, a construção foi projetada para suportar as mais severas condições, incluindo ventos forte e bastante neve. Graças ao azul brilhante que possui, a cabana pode ser avistada de longas distâncias. 


Baseada na forma de uma cabana tradicional da Islândia, a Skýli tem um revestimento externo de aço. Já a parte interna é feita de madeira laminada cruzada, um material isolante que é econômico e extremamente sustentável. 

A cabana é equipada para todos os tipos de eventualidade, com suplemento de comida emergencial, kits de primeiros socorros e equipamento médico. A estrutura é alimentada por energia solar e possui uma bateria que armazena parte da energia, tornando-a autossustentável e ecológica! 

06 - Casa de colmeia, Sarouj, Síria 
Conhecidas como casas de colmeia por causa do formato, essas estruturas de barro podem ser encontradas em paisagens áridas espalhadas por todo o Oriente Médio. 
A Síria é conhecida por ter um clima intenso, com sol escaldante e fortes chuvas. As casas de colmeia, que estão naquela região por centenas de anos, são estruturas seguras que suportam esse tipo de clima. 


O teto é projetado para empurrar o ar quente para cima, evitando que os moradores passem calor. Além disso, as encostas do telhado drenam as fortes chuvas, prevenindo que a estrutura da casa seja abalada. 
Feita de tijolos de barro, palha e pedras, o interior da casa normalmente possui uma temperatura de 23ºC, mesmo quando o sol está forte. 

07 - Pequena casa sobre rodas, Ontário, Canadá 
Cobrindo apenas 45 metros quadrados, essa compacta casa de madeira sobre rodas pode ser locomovida para lugar dependendo das condições climáticas. Graças ao seu design e feita com materiais resistentes, a pequena estrutura consegue suportar as baixas temperaturas canadenses. 
Conhecida como Ébène, essa pequena casa contemporânea foi projetada pelos The Minimaliste. O exterior da casa é feito de madeira escura e clara, dando um efeito atrativo de dois tons. 

Já no interior, as paredes e o teto possuem isolamento térmico para manter a casa aquecida o máximo possível. Além disso, a casa é equipada com uma unidade elétrica que proporciona aquecimento estável e água quente. 


Durável, estável e autossuficiente, a casa também tem pisos hidrônicos aquecidos, para o máximo conforto e aconchego dos moradores. Construída sob medida, uma pequena casa como essa pode custar US$ 97 mil (R$ 367 mil). 

08 - Alojamento à prova de clima, Soddatjørn, Noruega 
Esse alojamento à prova de clima encontra-se na trilha de Rogaland, em Soddatjørn, Noruega. Esse ambiente selvagem recebe milhares de visitantes todo ano, que são atraídos pelas belas vistas e pelas trilhas das montanhas. 
Projetado pela KOKO Architects, o alojamento foi encomendado pela Stavanger Trekking Association para acomodar os montanhistas que encaram a trilha em busca dessa linda paisagem. 
O alojamento é feito de zinco laminado, possibilitando que resista aos ventos e à neve, além de exigir pouca manutenção. 
Na parte de dentro, o alojamento é feito de madeira natural, mantendo, dessa maneira, o interior aquecido. Móveis escandinavos criam um ambiente contemporâneo. O lago ao lado oferece a água que o alojamento precisa. Além do mais, a iluminação dos painéis solares possibilitam que os montanhistas avistem a estrutura à noite. 
09 - Casa de deserto, Baixa Califórnia do Sul, México 
Essa casa encontra-se no extremo deserto de Baixa Califórnia do Sul, no México. Descrita pelos arquitetos como um moderno pavilhão, a casa foi projetada para suportar um clima intenso. 
Cobrindo uma área de 222 metros quadrados, a propriedade foi planejada pelo Leckie Studio Architecture e fica em uma região rochosa, com uma cordilheira vulcânica à oeste e o Mar de Cortez ao sul. 


A casa possui uma fachada única, com um design retangular e paredes brancas que refletem a luz solar. Uma parede em especial, voltada para sudoeste, serve para absorver a intensa luz solar, evitando que o calor se espalhe pela propriedade. 
A elegante casa fica em um terreno inclinado e foi construída com painéis de isolamento de concretos. A estrutura encontra-se em um lugar perfeito, onde a brisa do mar é atraída e o intenso calor do sol é evitado. 

10 - Casa ecológica pré-fabricada, Colorado, EUA 
Durante a primavera, o Colorado sofre com clima extremo e ventos intensos. De nevascas a mudanças bruscas de temperaturas, a paisagem desse estado americano é tanto irregular como atrativa. 
Construída em um terreno rural, com vista para as Montanhas Rochosas, essa casa ecológica pré-fabricada prova que uma construção resistente e durável, também pode ser estilosa.

As paredes de madeira isolantes protegem a casa do clima extremo. Janelas e portas grossas, além de um porão com isolamento térmico, fazem com que a propriedade suporte qualquer mudança climática. 
Feita sob encomenda pela WeberHaus, a casa ecológica possui um sistema de captação de água da chuva e usa energia solar para produzir água quente. Além do mais, a casa fica em um terreno encantador com belas vistas. 


11 - Refúgio Ártico, Fleinvær, Noruega 
Conhecido como Refúgio Ártico, ou Fordypningsrommet Fleinvaer pelos moradores locais, esse pequeno retiro pode ser encontrado na ilha de Fleinvær, no extremo norte da Noruega. Localizada no coração do Círculo Polar Ártico, os arquitetos da TYIN Tegnestue Architects tiveram que passar por enormes desafios para construir o refúgio. 


Cercado pelo arquipélago de Lofoten, o refúgio fica à beira-mar e é exposto a condições climáticas extremas durante o ano todo. Com um ambiente tão inóspito, os arquitetos tiveram que planejar uma estrutura que suportasse as condições adversas da ilha. 

Para ajudar a proteger os moradores, cada casa fica sob uma coluna de aço, evitando o solo congelado. Além disso, o interior das casas é feito de madeira tropical sustentável. 
O refúgio foi planejado por um músico de jazz, que queria criar um local de trabalho onde os artistas pudessem se encontrar, além de se inspirarem na bonita paisagem. As casas do refúgio são revestidas com toques escandinavos e com detalhes minimalistas. 

O verdadeiro retiro gelado, o Refúgio Ártico oferece quatro casas privativas para dormir, além de cinco áreas sociais, incluindo uma cantina e uma sauna comunitária.



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
QUERENDO UM MILONÁRIO PARA CASAR
Estava num local meio escuro. Havia um cômodo com uma pequena porta. Do lado de fora estavam eu, a Nathália e outra pessoa. A Nathália dizia estar decepcionada, e reclamava muito. Perguntei do que reclamava, ela mostrou um homem dentro deste cômodo, mexendo num armário e disse que o problema era o Lucas. Disse que não tinha entendido. Ela então disse que o Lucas acabara de dizer que era gay. Então eu disse que não via problemas nisto. Porque cada um seria o que quisesse ser e ninguém tinha nada com isto. Então ela disse que o Lucas era muito rico e onde ela iria conseguir outro rico para casar. 


Nisto passamos para o lado de dentro do cômodo. Então vi o Aleksander puxando algo para dentro deste cômodo. Disse a Nathália que ela deveria namorar então, o Aleksander. Ela então disse que ele era pobre e ela não namorava pobre. Disse a ela que ele trabalhava e não demoraria a ficar rico, pois já tinha até comprado uma câmara fotográfica e um celular. Ela então disse que ele iria demorar 100 anos para ficar rico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL