OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : Aiuruoca, MG - Das cachoeiras, da Isis Valverde e do Azeite - No sul das Minas Gerais tem uma encantadora e aconchegante cidade bem pitoresca e com paisagens de tirar o fôlego. Confiram: (Por: Nathalia Goulart)

domingo, 16 de dezembro de 2018

Aiuruoca, MG - Das cachoeiras, da Isis Valverde e do Azeite - No sul das Minas Gerais tem uma encantadora e aconchegante cidade bem pitoresca e com paisagens de tirar o fôlego. Confiram: (Por: Nathalia Goulart)




No sul das Minas Gerais tem uma encantadora e aconchegante cidade bem pitoresca e com paisagens de tirar o fôlego. Confiram:
Aiuruoca é uma encantadora e aconchegante cidade do Sul de Minas Gerais a 416 km de Belo Horizonte. Segundo o IBGE, em 2018, o município contava com 6.032 habitantes. (na foto abaixo de Marlon Arantes, a atriz Isis Valverde, em uma de suas visitas à cidade) 
O povoamento da região começou em 1692, sendo o arraial que deu origem à cidade de Aiuruoca, foi fundado em 1706 por João Batista Siqueira. É uma das mais antigas povoações de Minas Gerais que ainda guarda relíquias de nossa história, como seu belo e preservado casario no estilo colonial, igrejas, em especial a de Nossa Senhora da Conceição e um acervo com imagens sacras. (na imagem abaixo, de Marlon Arantes, o interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição) 
Aiuruoca é uma cidade pitoresca, com um belo casario, um povo bom, hospitaleiro, muito simpático. A paisagem de Aiuruoca é de tirar o fôlego. (na foto abaixo, o centro da cidade fotografado pelo Marlon Arantes) O município é um dos principais pontos de Ecoturismo da Região da Mantiqueira. São 82 cachoeiras, algumas muito famosas como a cachoeira do Tombo, da Usina Velha, do Meio e a dos Garcias. O Pico do Papagaio, que fica no Parque Estadual da Serra do Papagaio com mais de 2 mil metros de altitude, é um dos atrativos do município. Considerado um dos melhores lugares do Brasil para o Ecoturismo, quem vai a Aiuruoca, não deixa de ir na Serra do Papagaio. Além do Parque, por todo o município pode se ver serras, montanhas, paisagens com araucárias e trilhas, que a cada dia mais atraem turistas, trilheiros e amantes da natureza para a cidade. 
É em Aiuruoca, na Serra do Itatiaia, que está a nascente do Rio Aiuruoca, que nasce a 2.450 metros de altitude. É a mais alta nascente do Brasil.O Rio Aiuruoca tem sua foz no Rio Grande, próximo a Madre de Deus de Minas, na região do Campo das Vertentes. 

Você também poderá gostar:

Isis Valverde 
A atriz global é natural de Aiuruoca e tem orgulho de dizer isso para o mundo todo. É presença constante na cidade, onde tem amigos e parentes. Além de ir sempre à sua terra natal, vêm acompanhada de outros amigos, artistas também. Isis tem orgulho de ter nascido em Aiuruoca, gosta de sua cidade e nunca perde a oportunidade de mostrar as belezas de sua terra em suas redes sociais. 
O que fazer em Aiuruoca? 
Para atender aos visitantes que a cada dia cresce, a cidade tem uma ótima rede hoteleira e gastronômica, com excelentes pousadas e restaurantes simples e sofisticados. 
Festas são constantes na cidade, em especial, festividades religiosas (como na foto abaixo, de Marlon Arantes) e o Carnaval, que é um dos mais badalados da região Sul de Minas. 
No místico Vale do Matutu tem um restaurante muito procurado que é o da Tia Iraci. A comida é excelente, tradicionalmente mineira, feita no fogão à lenha, no forno barro e de cupinzeiro. Quem vai ao Matutu, nunca deixa de ir nesse restaurante. O contato do restaurante é (35) 99844-5212. (na foto abaixo, a turista Kellen Ribeiro Bernardes, experimentando seu café da manhã na Pousada Cantos das Bromélias) 
Na estrada entre Aiuruoca e Alagoa, no km 2 você pode fazer uma visita também ao Kiko e Kika Restô no sítio Canto das Pedras, que serve comidas ótimas. O contato é (35) 99927-4853 
Para quem não dispensa uma boa pizza, a dica é a Pizzaria Aroma a Serra, que fica na rua Felipe Senador, 16. O contato é (35) 3344-1425. 
A cidade é pequena, mas opções de lazer e o que fazer não falta. Mesmo quando você não está fazendo nada, tem algo a fazer, como sentar, relaxar e contemplar a beleza da natureza em volta. Ou mesmo, num quarto de pousada, como a Pousada Cantos das Bromélias, você pode sentar e relaxar, já que da pousada, temos uma vista linda para o Pico do Papagaio (como pode ver ai na foto abaixo, do Marcelo Legramandi). 
Essa pousada fica na Estrada da Serrinha , KM 08, Bairro Serra dos Garcias zona rural de Aiuruoca - MG. Os contatos são Telefone : 035 -99969 - 8351 / 035 99803 - 2501 Whatsapp: 035 - 99969-8351. 
Lá perto tem a Cachoeira dos Garcias. (na foto abaixo de Jerez Costa) A queda é pequena, uns 30 metros mas a água é fria, cristalina, bem limpa que forma um delicioso poço, ótimo para um mergulho. O local é todo rodeado por mata nativa e tem uma ótima estrutura para receber os turistas. Além da Pousada Cantos da Bromélias, existem outras pousadas próximas. Tem no local o restaurante do casal Garcia que serve a tradicional Truta da Mantiqueira, que é uma truta grelhada na manteiga, temperada com sal de limão e ervas fina. Além de petiscos saborosos, tem música ao vivo onde você pode contemplar o entardecer na Mantiqueira, numa paz incrível! (na foto abaixo de Jerez Costa, o Rio Aiuruoca) 
Tem também a Pousada Kin Tão das Águas com chalés com varandas, wi-fi e vista para o Pico do Papagaio. O endereço é Estrada Aiuruoca – Carvalhos, Chácara Kin-Tao das Águias KM-04, Mato Dentro (Zona Rural). Contatos: Reservas: (35) 99710-6114 | (35) 99840-8350 (WhatsApp) 
Outra boa opção é a Pousada Pico do Papagaio. É uma pousada simples, mas aconchegante. A fazenda tem animais, horta orgânica e piscina. O endereço é: Sítio Vista Alegre s/n, Raia | Aiuruoca (MG). Contato: (35) 99827-1244 
Já na entrada principal da cidade tem a Pousada Ajuru, simples, aconchegante, com conforto e comodidade. Fica na Rua Antônio Gonçalves, 149, Centro. Contatos: (35) 3344-1601 | (35) 99901-9108 (WhatsApp) | (35) 99844-1601 | (35) 99944-1601 | (35) 98845-1601. Também, na entrada principal de Aiuruoca, tem a Pousada Dudu que é ótima também. O endereço é Rua Antônio Gonçalves, 101. Contatos e reservas podem ser feitos pelos telefones: (31) 99902-1962 | (35) 99813-0020. Outra dica é o Vale do Matutu. É um bairro que fica a 17 km do centro da cidade. Envolto à montanhas, com lindas cachoeiras como a cachoeira das Fadas, paisagens com matas nativas, bosques e araucárias em abundância. É um Santuário Ecológico. Além das belezas naturais, tem o famoso Casarão do Matutu (na foto abaixo de Marselha Rufino), uma construção de 1904 bem preservada, que faz parte do patrimônio histórico de Aiuruoca. Funciona hoje como centro de informações aos visitantes, sendo também sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu (AMA). 
O Matutu é bem estruturado, tem restaurante, como já foi citado acima e pousada como o aconchegante Chalé Sítio Cambará. Sem TV e wi-fi no quarto, mas tem internet disponível na sede da fazenda. É um refúgio da correria do dia a dia das cidades grandes. O local é uma fazenda produtora de frutas diversas como amoras, mirtilos e framboesas. E dessas frutas, são produzidas geleias, tortas, cakes, sucos e smoothies. O hóspede pode conhecer as plantações de frutas e experimentar as geleias, agendando uma visita guiada. O contato é (35) 99901-6431 | (35) 99939-1705. (fotografia abaixo de Jerez Costa) 
Na cidade, acontece todos os domingos pela manhã e também nos feriados, a tradicional feirinha da praça. (foto abaixo de Marlon Arantes) O visitante pode conhecer na feira os produtos típicos da região como sua culinária e produções agropecuárias como queijos, conservas, doces, ovos, frutas e verduras direto da roça, sem agrotóxicos, etc., além do artesanato local que é ótimo. 
Azeites Olibi 
A região da Mantiqueira vem se destacando no mundo inteiro pela produção de azeites de qualidade. Temperatura amena, altitudes, clima, chuvas regulares, favorecem o cultivo das oliveiras. E em Aiuruoca não é diferente. A 1300 metros de altitude, a 10 km do centro da cidade, na zona rural do bairro Capoeira Grande, está a fazenda de Azeite Olibi (na foto abaixo Olibi/Divulgação). O local é perfeito para o cultivo das oliveiras: solo arenoso e inclinado, além de uma paisagem que impressiona. São 13 hectares de oliveiras plantadas, produzindo frutos semelhantes ao que se vê nos países europeus tradicionais na produção de azeites. Por isso o azeite Olibi, de Aiuruoca, é considerado um dos melhores do mundo, pelas similaridades com os famosos azeites portugueses, espanhóis, italianos e gregos. 
Tanto a colheita, como a seleção das azeitonas são manuais, feitas por profissionais treinados, o que garante frutos de qualidade na produção de um azeite extravirgem de qualidade superior e com muitos polifenóis que são substâncias presentes nas plantas, que ajudam a proteger nosso organismo contra algumas doenças e no combate ao envelhecimento. (fotos abaixo da Fazenda Olibi/Divulgação) 
Em torno da fazenda de Azeite ou próximas, tem várias pousadas, citadas acima. Ao se hospedar numa delas, o visitante pode fazer um passeio pelos olivais da Fazenda de Azeite Olibi, que é aberta a visitação guiada. Basta agendar. O visitante pode andar pela fazenda, conhecer os projetos de preservação ambiental e conhecer os olivais. Para fazer a visita, cobra-se entrada, que dá direito a crédito na compra de uma garrafa de azeite. Quem quiser conhecer a fazenda, pode fazer as reservas: (35) 99983-0957 | (35) 99984-7696.

Thyalzinho gente. Até a próxima viagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL