OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 10 ELEVADORES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO

domingo, 21 de fevereiro de 2021

10 ELEVADORES MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO




Existem elevadores que certamente são capazes de garantir um daqueles momentos que guardamos para sempre, seja pela paisagem que proporcionam ou por envolverem uma experiência única.
01 - SKYVIEW | ESTOCOLMO, SUÉCIA 
Localizado em Estocolmo, o Ericsson Globe é o maior prédio esférico do mundo. A arena, que é usada para shows e eventos esportivos, já seria fascinante por si só, mas atrai turistas por conta do Skyview: dois elevadores também esféricos que percorrem a superfície exterior do prédio, de 110 metros de altura. A viagem dura cerca de 20 minutos e é possível apreciar a cidade sueca de maneira única. 
02 - SHANGHAI TOWER | XANGAI, CHINA 
O segundo prédio mais alto do mundo tem 632 metros de altura, foi construído em 2015, fica em Xangai e é consideravelmente menor que o primeiro, Burj Khalifa.


Pode ser o segundo em altura, mas é o primeiro no que se refere à velocidade dos elevadores, que atingem quase o dobro da velocidade do Burj Khalifa, com mais de 20 metros por segundo - os elevadores que usamos no dia-a-dia dificilmente ultrapassam 3. O Shanghai Tower tem ótimos restaurantes e deques de observação. 
03 - AQUADOM | BERLIM, ALEMANHA 
O Radisson Blu Hotel, em Berlim, possui um dos elevadores mais inusitadas do mundo. No saguão principal se encontra um aquário de 25 metros de altura, conhecido como AquaDom, com mais de 1 milhão de litros de água e dezenas de espécies de peixes que nadam por ali o dia inteiro.


O elevador passa por dentro desse aquário e garante uma experiência incrível. 
04 - ELEVADOR BAILONG | HUNAN, CHINA 
Bailong é um elevador turístico que mais parece um brinquedo radical. Localizado na província de Hunan, mais precisamente no Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, o Bailong sobe os impressionantes 330 metros de altura na costa de um penhasco em apenas um minutinho.


O parque é conhecido pelos penhascos gigantes e o elevador foi construído para que os turistas pudessem apreciar toda a vista de forma rápida e impactante. 
05 - LLOYD | LONDRES, REINO UNIDO 
Projetado pelo arquiteto Richard Rogers, o edifício Lloyd, em Londres, é um marco para a cidade. O prédio se destaca entre tantos por conta de seus elevadores, escadas e tubulações, que foram construídos todos na parte externa, aumentando o uso do espaço interno.


Os 12 elevadores de vidro foram pioneiros no Reino Unido e proporcionam uma vista panorâmica da capital britânica capaz de encantar qualquer um. 
06 - GATEWAY ARCH | ST LOUIS, ESTADOS UNIDOS
O principal cartão postal da cidade de St Louis é o Impressionante Gateway Arch, um arco colossal de 192 metros de altura. Inaugurada em 1968, a atração turística possui um ponto de observação bem no topo.


Projetado por um finlandês, o monumento de arquitetura high-tech atrai turistas não só por sua fantástica estrutura e a bela vista que se pode ter lá do alto, mas também por conta das cápsulas que os levam até o topo, uma mistura de elevador e trem. 
07 - ELEVADOR HAMMETSCHWAND | BÜRGENSTOCK, SUÍÇA 
Inaugurado em 1905 na montanha de Bürgenstock, o Hammetschwand é um elevador panorâmico que possibilita aos passageiros apreciar a vista dos Alpes e das águas azuis do lago Lucerna. Já passou por algumas reformas ao longo dos últimos anos, é claro, tudo para garantir a segurança máxima, mas continua parecendo coisa de contos de fadas.


Ainda hoje, detém o título de elevador ao ar livre mais alto da Europa, com seus 153 metros de altura. O passeio também é rapidinho, com cerca de 1 minuto. 
08 - ELEVADOR LACERDA | SALVADOR, BRASIL 
Um dos cartões postais mais famosos de Salvador e do Brasil é o Elevador Lacerda, e não é para menos – do alto de suas duas torres de 72 metros de altura, os turistas podem admirar cada canto da capital baiana. Inaugurado em 1873, a estrutura bateu recordes como o primeiro elevador urbano do mundo.


A princípio, foi pensado apenas como transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça São Tomé, na Cidade Alta, mas hoje atrai centenas de milhares de pessoas ansiosas por observar, lá do alto, pontos como a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo. 
09 - ELEVADOR SANTA JUSTA | LISBOA, PORTUGAL 
Também conhecido como Elevador do Carmo, o Elevador Santa Justa, construído entre 1900 e 1901, é um patrimônio nacional da cidade de Lisboa, capital portuguesa.


O belo monumento de arquitetura neogótica é constituído por uma torre metálica onde circulam duas cabines, conecta a rua do Ouro ao largo do Carmo e garante uma vista maravilhosa. 
10 - SKY TOWER | AUCKLAND, NOVA ZELÂNDIA 
Um famoso cartão postal da capital neozelandesa, Auckland, a Sky Tower é uma torre de observação e telecomunicações com 328 metros de altura. O mirante mais alto fica a 220 metros de altura e abaixo dele estão outros deques, cafés e até um restaurante que gira 360º permitindo aos clientes uma vista panorâmica da cidade enquanto comem.


Todos podem ser acessados com um elevador de alta velocidade que atinge o último andar em 40 segundos, tem paredes de vidro e uma janela no chão, para você ver o solo de afastando e se aproximando. 
Fonte dos textos e fotos: Guiadasemana.com.br / Thymonthy Becker 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



SONHOS DE UM VIAJANTE
OLHANDO MINHA CASA
Estava caminhando por uma rua quando vi ao longe, na lateral, a casa onde eu morava. Entre a rua que eu estava e a minha casa, havia uma grande várzea. Vi que minha casa parecia àquelas pontes cobertas. Tinha a parte de cima, a de baixo, com um vão livre no meio. Fiquei imaginando como eu ia para a parte de cima. Não me lembrava. Acima da parte de cima da minha casa, passava os trilhos da ferrovia. 


Era como se eu morasse debaixo dos trilhos suspensos. Continuei andando, estava fazendo muito frio. Usava um blusão de couro preto. Estava chuviscando um pouco. Andava encolhido e sempre olhando para o que seria minha Casa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL