OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : RUA DIREITA - PORQUE AS RUAS ANTIGAS DE MINAS SE CHAMAVAM RUA DIREITA?

domingo, 28 de outubro de 2018

RUA DIREITA - PORQUE AS RUAS ANTIGAS DE MINAS SE CHAMAVAM RUA DIREITA?




RUA DIREITA - PORQUE AS RUAS ANTIGAS DE MINAS SE CHAMAVAM RUA DIREITA?
Quem conhece as cidades históricas mineiras e brasileiras, percebe que nelas há algo em comum: a Rua Direita. Toda cidade antigamente tinha que ter uma rua com esse nome. Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará, Serro, Santa Luzia(na foto acima do Barbosa), etc. Era geralmente a principal rua da cidade e onde moravam as famílias mais ricas. Literalmente, não é direita, é toda sinuosa, poucas ruas com esse nome são em linha reta. Mas por que antigamente toda cidade tinha que ter uma rua com esse nome? (Na foto rua direita de Ouro preto)

Nominar de Rua Direita a principal rua da cidade é costume que veio de Portugal, com os colonizadores. Não importa se a rua é reta ou não, sendo a principal rua da cidade, tinha que se chamar Rua Direita e geralmente ficava à direita da principal igreja local. 
Ficava sempre à direita da principal igreja devido influência religiosa na vida das pessoas. A crença que Jesus está à direita de Deus, e na visão deles, quem tinha Jesus em sua vida, estaria à direita de Deus também, depois que morresse. Essa crença foi fortalecida quando, segundo a Bíblia, Paulo se converteu ao Cristianismo e doente, sonhou que Jesus lhe ordenara que saísse de sua casa e seguisse a rua direita até o Templo de Deus, que ele seria salvo. Essa passagem está no capítulo 11 livro Atos dos Apóstolos, do Novo Testamento. O templo religioso simbolizava Deus e quem estava à direita de Deus, estaria salvo, teria a vida eterna. Por isso o nome Rua Direita e por isso que sempre iniciava ou terminava em uma igreja. Na foto rua direita de Diamantina
Em Diamantina, a Catedral de Santo Antônio fica na Rua Direita. Quem vai à Tiradentes, para ir até a Igreja do Rosário, tem que pegar a Rua Direita. Em Santa Luzia, a Matriz de Santa Luzia fica na Rua Direita. Em Mariana a Rua Direita te deixa em frente à Igreja da Sé. Uma das mais belas igrejas de Minas, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em São João Del Rei, está na Rua Direita e por ai vai. Muitas cidades históricas mudaram o nome da Rua Direita, como em Grão Mogol, no Norte de Minas, mas mesmo assim, ficou na mente das pessoas mais antigas o nome dessas ruas.
Por ser uma rua que ficava à direita da principal igreja e onde moravam os ricos, eram bem cuidadas e bem calçadas. Tinha os melhores casarões e o calçamento em pedra sabão ou pedras comuns chamadas de "pé-de-moleque" eram impecáveis, diferente das outras ruas, dos menos ricos, que não tinha um acabamento tão fino. Isso se percebe andando pelas ruas das cidades históricas. Na foto rua direita de Tiradentes
Quando andar pelas ruas das cidades históricas, com esse nome, saiba que por essas ruas de calçamento liso e bem feitos e casarões suntuosos, milhares de escravos foram usados no trabalho. Centenas de pessoas influentes passaram por essas ruas. Centenas de vidas diferentes em épocas diferentes viveram nesses casarões. Nessas ruas, cada centímetro, cada parede, tem uma rica história para contar, a história de Minas e do Brasil. Na foto rua direita de Sabará (Por Arnaldo Silva)
AVISO LEGAL: Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site http://www.conhecaminas.com




2 comentários:

  1. muito bacana! Gostaria de saber a fonte da informação sobre a relação entre a nomeação das ruas direitas e a religião. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fernanda. Blz? O texto da postagem foi fornecido pelo Site conhecaminas.com. Ele não menciona a origem da informação. Valeu. Abraços.

      Excluir

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL