OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : Montanha de sete cores, Peru - Também conhecida como Montanha Arco Íris

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Montanha de sete cores, Peru - Também conhecida como Montanha Arco Íris




Montanha das Sete Cores, também conhecida como Arco-íris, situada na Cordilheira do Vilcanota, 5,2 mil metros acima do nível do mar
Cerca de 100 km a sudeste de Cusco, no Peru, existe um arco-íris em forma de montanha. 
É a Montanha das Sete Cores, também conhecida como Vinicunca ou Arco-íris, situada na Cordilheira do Vilcanota, 5,2 mil metros acima do nível do mar, no distrito de Pitumarca.


Suas encostas e cumes são decorados por franjas em tons intensos de fúcsia, turquesa, roxo e dourado. 
Desde 2016, o espetáculo visual que a montanha proporciona vem atraindo visitantes, disse à BBC News a funcionária da secretaria de Turismo de Pitumarca, Haydee Pacheco. 
Segundo a mídia local, o número de turistas subiu de algumas dezenas a cerca de 1 mil por dia - isso apesar do frio e da grande altitude. 
Impulsionado pelas redes sociais, o crescimento na popularidade da Montanha das Sete Cores fez com que ela fosse incluída nos rankings internacionais de atrações turísticas.




Em agosto de 2017, por exemplo, a Vinicunca apareceu na lista dos cem lugares que você deve conhecer antes de morrer, compilada pelo site Business Insider. 
A explosão no turismo local é recente, mas a história da montanha e de suas lindas cores começou há milhões de anos. 
OXIDAÇÃO DE MINERAIS 
As cores que decoram as encostas da montanha resultam de "uma história geológica complexa, com sedimentos marinhos, lacustres e fluviais", de acordo com um relatório do Escritório de Paisagismo Cultural da Diretoria de Cultura de Cusco.



Esses sedimentos, transportados pela água que antes cobria todo o lugar, datam dos períodos Terciário e Quaternário, ou seja, de 65 milhões até 2 milhões de anos atrás. 
Ao longo do tempo, os sedimentos foram formando camadas (com grãos de tamanhos diferentes) que hoje compõem as franjas coloridas. 
O movimento das placas tectônicas da área elevou esses sedimentos até que se transformassem no que hoje é a montanha. 
Aos poucos, as diferentes camadas foram adquirindo suas cores chamativas. Elas resultam da oxidação dos diferentes minerais - em virtude da umidade da área - e também da erosão dos mesmos. 
Com base em um estudo do Escritório de Paisagismo Cultural e em suas próprias pesquisas, Muñoz explicou a composição de cada uma das camadas, de acordo com a cor: 
- Rosa ou fúcsia: mescla de argila vermelha, lama e areia 
- Branco: arenito (areia de quartzo) e calcário. 
- Roxo ou lavanda: marga (mistura de argila e carbonato de cálcio) e silicatos. 
- Vermelho: argilitos e argilas. 
- Verde: argilas ricas em minerais ferromagnesianos (mistura de ferro e magnésio) e óxido de cobre. 
- Castanho amarelado, mostarda ou dourado: limonites, arenitos calcários ricos em minerais sulfurosos (combinados com enxofre). 
Fabián Drenkhan, pesquisador do Instituto de Ciências da Natureza da Pontificia Universidade Católica do Peru, disse à BBC News que essas misturas também contêm óxidos de ferro, geralmente de cor avermelhada. 
DIVULGAÇÃO PELAS REDES SOCIAIS 
Mas, se essas cores chamativas já decoram a montanha há milhões de anos, por que ela só ficou famosa recentemente? 
Artigos publicados pela mídia peruana e internacional sugerem que Vinicunca teria sido descoberta porque mudanças climáticas teriam derretido a neve que a cobria.



No entanto, os geólogos consultados pela reportagem dizem não estar absolutamente certos disso. 
Juan Carlos Gómez, do Instituto Geofísico do Peru (IGP), disse que a montanha estava apenas parcialmente coberta de gelo e que recebia neve temporariamente até o início dos anos 1990. 
Fabián Drenkhan, por sua vez, disse não acreditar que o cume tenha sido uma geleira nos últimos anos ou décadas. 
"Não tenho evidências do que exatamente aconteceu nessa montanha e teria muita cautela em afirmar (que a mudança climática deixou Vinicunca descoberta). Mas, sim, pode-se dizer que, nos arredores, houve um derretimento glacial bastante forte", disse Dernkhan.



O povo de Pitumarca diz que não houve neve nos últimos 70 anos, segundo Haydee Pacheco, da secretaria de Turismo. 
Pacheco explica que a montanha ganhou popularidade graças aos turistas que passam por ali a caminho de Ausangate, um monte sagrado para os cusquenhos. 
A revista colombiana Semana atribui o sucesso de Vinicunca à divulgação feita pelos usuários do Instagram e do Facebook, que atraiu multidões de turistas. 

Fonte dos textos e fotos: bbc.com/brasil / msn.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber /





VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL