TB COMUNICAÇÃO : 10 CÂNIOS INACREDITÁVEIS PARA VOCÊ CONHECER AO REDOR DO MUNDO - Cânions ou desfiladeiros são vales profundos (formados por diversos motivos) entre escarpas ou falésias, que são paredes quase verticais. Nosso planeta está cheio deles e muitos oferecem paisagens tão sensacionais que fica difícil de acreditar que sejam de verdade. Desde tortuosos e estreitos túneis dourados até imponentes vales verdejantes cheios de vida selvagem – a Terra tem cânions para conquistar qualquer um. Pensando em te ajudar a planejar a sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 cânions inacreditáveis que você precisa conhecer ao redor do mundo. Confira:

10 CÂNIOS INACREDITÁVEIS PARA VOCÊ CONHECER AO REDOR DO MUNDO - Cânions ou desfiladeiros são vales profundos (formados por diversos motivos) entre escarpas ou falésias, que são paredes quase verticais. Nosso planeta está cheio deles e muitos oferecem paisagens tão sensacionais que fica difícil de acreditar que sejam de verdade. Desde tortuosos e estreitos túneis dourados até imponentes vales verdejantes cheios de vida selvagem – a Terra tem cânions para conquistar qualquer um. Pensando em te ajudar a planejar a sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 cânions inacreditáveis que você precisa conhecer ao redor do mundo. Confira:




CONHEÇA 10 CANYONS INACREDITÁVEIS AO REDOR DO MUNDO
Cânions ou desfiladeiros são vales profundos (formados por diversos motivos) entre escarpas ou falésias, que são paredes quase verticais. Nosso planeta está cheio deles e muitos oferecem paisagens tão sensacionais que fica difícil de acreditar que sejam de verdade. Desde tortuosos e estreitos túneis dourados até imponentes vales verdejantes cheios de vida selvagem – a Terra tem cânions para conquistar qualquer um. Pensando em te ajudar a planejar a sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 cânions inacreditáveis que você precisa conhecer ao redor do mundo. Confira: 
01 - GRAND CANYON | EUA 
Certamente o cânion mais famoso do mundo, o Grand Canyon também está entre as paisagens mais incríveis do mundo. São 446 quilômetros de extensão e 29 quilômetros de largura, algumas regiões chegam a atingir 1600 metros de profundidade. Existem diversos pontos de turismo dentro do Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, que engloba grande parte do cânion, e eles organizam diversos tipos de visita – desde passeios de mula por trilhas apertadas até rafting nas corredeiras do Rio Colorado. 
02 - ITAIMBÉZINHO | BRASIL 
Nem todo brasileiro sabe, mas o Brasil é famoso entre os amantes de cânions ao redor do mundo. O Itaimbézinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, que junto ao Parque Nacional da Serra Geral, forma a Terra dos Cânions, que tem mais de 30 mil hectares de áreas verdes com trilhas e cachoeiras. Itaimbé significa pedra rachada em uma vertente do tupi – não é difícil entender o motivo para o nome, né? Além das paisagens de tirar o fôlego, o parque tem trilhas incríveis e, com sorte, você pode até admirar a fauna local. Estabeleça sua base na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e então explore o melhor que os desfiladeiros brasileiros têm a oferecer. 
03 - FJAÐRÁRGLJÚFUR CANYON | ISLÂNDIA 
Uma paisagem bem diferente da do cânion anterior você encontra na Islândia. Com pedrinhas cinzas dominadas por musgo e, no inverno, muita neve, compõem a clássica paisagem islandesa. No meio do Fjaðrárgljúfur, corre o rio Fjaðrá, que os turistas costumam acompanhar caminhando, à procura das melhores paisagens. No caminho, você até pode encontrar uma cachoeira ou outra. A dica é estabelecer sua base na cidade de Kirkjubæjarklaustur, ou mesmo na capital Reykjavík, afinal o país não é lá muito grande, e, se você acordar bem cedo, pode ir e voltar no mesmo dia. 
04 - ANTELOPE CANYON | EUA 
É difícil acreditar que esta imagem seja real, mas é! O Antelope Canyon também fica localizado no Arizona, nos Estados Unidos, e é certamente o cânion estreito mais fantástico do mundo. Para visita-lo, é necessário reservar um tour – você não vai querer se perder em meio aos estreitos túneis de arenito. O passeio é muito buscado por fotógrafos amadores e profissionais, e certamente não é difícil entender o porquê – com boas condições de luz e o equipamento adequado, é possível tirar fotos que dificilmente parecem ser deste mundo. 
05 - SUMIDERO | MÉXICO 
Pertinho de Tuxtla Gutierrez, a capital do estado de Chiapas, na região centro-sul do México, fica o magnífico Sumidero, escavado pelo grande Rio Grijalva. Se você só tem tempo para uma olhadinha, não se preocupa, existem alguns mirantes estrategicamente posicionados para você ter uma visão privilegiada das incríveis paisagens do desfiladeiro. Agora, se você quer realmente aproveitar o melhor que a geologia local tem a oferece, se aventure em um passeio de barco e observe as paredes se erguendo a quase 800 metros acima de você. Ali dentro, você ainda encontra um parque ecológico, onde só é possível chegar de barco. Lá, você pode admirar um santuário de vida selvagem, praticar caiaque, nadar, fazer arvorismo e até tirolesa. 
06 - FISH RIVER CANYON | NAMÍBIA 
Localizado na Namíbia, o Fish River Canyon foi cavado pelo rio que lhe dá o nome e se estende por incríveis 160 quilômetros, chega a ter 27 quilômetros de largura e 550 metros de profundidade. Com vistas incríveis e fauna abundante, entre mamíferos, répteis, peixes e muitos pássaros, o cânion não fica aberto durante toda o ano, devido a altas de temperatura, mas de maio a setembro qualquer um pode visita-lo, admirar a paisagem de seus mirantes, ou descer até suas profundezas para uma trilha sensacional. 
07 - GORGE DU VERDON | FRANÇA 
No departamento de Alpes da Alta Provença, na França, está escondido um tesouro tão belo e de águas tão azuis quanto as praias da Riviera Francesa: o Gorge du Verdon. Os passeios por ali incluem desde trilhas com mirantes para admirar a paisagem do alto até aluguel de caiaque para explorar o desfiladeiro por baixo navegando pela impressionante água azul e mergulhar também é uma opção. 
08 - COLCA | PERU 
Os cânions brasileiros certamente não são os únicos da América do Sul, e no sul do Peru você encontra o Colca, que é tão incrível quanto diferente dos que ficam no Brasil. No estado de Arequipa, você pode visitar esse maravilhoso desfiladeiro em meio aos Andes. Para além de paisagens espetaculares, o passeio garante encontros com a fauna local – lhamas! –, e com povoados de raízes pré-colombianas. Se você já ficou impressionado com os quase dois quilômetros de profundidade do Grand Canyon, vai gostar de saber que o Colca chega a ter mais de três quilômetros em suas regiões mais profundas! 
09 - KALI GANDAKI GORGE | NEPAL 
Em meio a famosa cordilheira do Himalaia, no Nepal, você encontra o que pode ser considerado o cânion mais profundo do mundo, já que seu ponto de menor altitude chega a estar mais de cinco quilômetros abaixo do Annapurna, um dos picos ao seu redor. O Kali Gandaki Gorge é povoado e é extremamente procurado por turistas graças às suas espetaculares paisagens. Não se esqueça de contatar um guia, que vai mostrar a melhore trilha para o seu perfil. 
10 - BLYDE RIVER CANYON | ÁFRICA DO SUL 
Considerado por muitos o responsável pela paisagem mais bonita do interior da África do Sul, o Blyde River Canyon, um desfiladeiro de 50 quilômetros de extensão. Por lá, você certamente encontra paisagens surpreendentes, e mirantes muito bem posicionados, além de cachoeiras e animais locais. Muitos dos turistas preferem se hospedar na pequena cidade de Graskop, mas a província de Mpumalanga tem muitas outras opções. 

Fonte dos textos e fotos: msn.com / guiadasemana.com.br / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 


VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL