OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 12/16/14

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O SEGUNDO DESTINO TURÍSTICO DO BRAZIL, O MAIOR EDIFÍCIO RESIDENCIAL DO BRAZIL, PRAIAS DE RARA BELEZA E O CARNAVAL MAIS POPULAR DO PLANETA, ISTO EH "SALVADOR" CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA






BEM VINDO A CIDADE DE SALVADOR - A BAHIA DE TODOS OS SANTOS. CIDADE DE UM POVO ALEGRE E ACOLHEDOR
imagem - Wikipédia
SALVADOR TEM 2.675.656 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SALVADOR EH: SOTEROPOLITANO ( Gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade"). )

A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 29 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.549
ORIGEM DO NOME
Nome original dado por Tomé de Sousa "Salvador da Bahia de todos os Santos" seguindo suas crenças religiosas, dai "Todos os Santos" e "Bahia" por ser o local que lhe agradou para ancoragem e "Salvador" por ter sido a mesma criada com o objetivo de ser uma Fortaleza, para proteger "Salvar" os habitantes.
HISTÓRIA
Salvador já nasceu capital sem ter sido província, e foi por muitos anos a maior cidade das Américas. O primeiro contato dos descobridores portugueses com as terras da atual cidade do Salvador ocorreu quando da viagem da nau que levou ao Reino a boa nova do descobrimento. A expedição que viera de Portugal para reconhecer a nova conquista da coroa, a 1º de novembro de 1501, encontrou uma baía ampla, cheia de ilhas e muitos habitantes, à qual, sob inspiração da própria data, dera o nome de "Baía de Todos os Santos". Um marco de pedra foi, então, assentado no extremo sul do promontório - lugar hoje ocupado pela fortaleza e farol de Santo Antônio da Barra - assinalando as novas terras incorporadas ao patrimônio de Portugal. 
Inicialmente, a região era habitada apenas por índios. Por conta de um naufrágio em 1510, à eles se juntaram os tripulantes de um navio francês, e, dentre estes, encontrava-se Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru. Em 1534, foi fundada a capela em louvor a Nossa Senhora da Graça, porque ali viviam Caramuru e sua esposa, a indígena Catarina Paraguaçu, filha do cacique Taparica. Tornaram-se o primeiro casal cristão do Brasil. 
Em 1536, chegou à região o primeiro donatário, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu donataria de El-Rei Dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Este arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha. 
A Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos foi sede da administração colonial do Brasil até 1763, quando o Rio de Janeiro tornou-se capital.
AQUI O FAROL DE ITAPUÃ
imagem - Wikipédia
ENTRADA DO ELEVADOR LACERDA
imagem - Paulo Yuji Takarada
ELEVADOR LACERDA
imagem - Wikipédia
VISTA DO ELEVADOR LACERDA
imagem - Paulo Yuji Takarada
FACULDADE DE MEDICINA
imagem - Wikipédia
MONUMENTO A CRUZ CAÍDA
imagem - Paulo Yuji Takarada
FORTE DE SANTO ANTÔNIO
imagem - Paulo Yuji Takarada
CAPITANIA DOS PORTOS
imagem - Paulo Yuji Takarada
TEATRO MUNICIPAL E A CASA DO ESCRITOR  JORGE AMADO
imagem - Wikipédia
A CIDADE
Salvador permaneceu como uma cidade de destaque no Brazil até 1763, quando foi substituída como a capital nacional pelo Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, no entanto, edifícios de escritórios e muitos prédios de apartamentos foram construídos, compartilhando os mesmos blocos com antigos casarões da era colonial. Com vários shoppings (o Shopping Iguatemi Salvador foi o primeiro shopping do nordeste do Brasil) e áreas residenciais de classe média, economicamente a cidade é uma das mais relevantes do país. Desde a sua fundação, Salvador tem sido um dos portos e centros de comércio internacional mais importantes do Brasil. Com uma grande refinaria de petróleo, uma planta petroquímica e outras indústrias importantes em seu território, a cidade tem feito grandes progressos na redução da sua dependência histórica da agricultura para a sua prosperidade econômica. 
Com suas praias e clima tropical úmido, Salvador é o destino turístico segundo mais popular no Brasil, depois do Rio de Janeiro. 
AQUI A SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem -  Wikipédia
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Wikipédia
FORTE DE SANTA MARIA
imagem - Paulo Yuji Takarada
MERCADO MODELO
O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia, dentre elas rendas, berimbaus e todo tipo de artesanato produzido no estado. No porão - que atualmente é aberto a visitação - ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados. O porão é repleto de placas de concreto com cerca de 30 centímetros de altura do chão, para que o turista possa ali passear mesmo quando a maré está cheia, pois é comum o porão encher-se de água do mar neste momento. Os arcos com os tijolos a mostra - e que servem de estrutura para o Mercado Modelo - fazem belas composições quando refletidos no espelho d'água. Idiossincrasia de um tempo moderno.
imagem - Wikipédia
PALÁCIO RIO BRANCO - SEDE DO GOVERNO DO ESTADO
imagem - Paulo Yuji Takarada
TURISMO
A infra-estruturar de turismo de Salvador é considerada uma das mais modernas do país, especialmente em termos de alojamento. A cidade dispõe de acomodações de todos os padrões, desde albergues até hotéis internacionais. (A construção civil é uma das atividades mais importantes do município e muitos desenvolvedores internacionais principalmente da Espanha, Portugal e Reino Unido) e nacionais estão investindo na cidade e no litoral baiano.
Salvador está entre as cem cidades do mundo com mais prédios, mais precisamente está em 62º lugar. Na América do Sul, sobe para a oitava colocação. Totaliza 546 edificações construídas de todos os tipos, dentre os quais está a Mansão Margarida Costa Pinto, o maior prédio residencial do Brazil e o décimo arranha-céu mais alto do país, com 154 metros.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA BELA CIDADE DE SALVADOR
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
FESTA E IEMANJÁ
imagem - Wikipédia
CARNAVAL
Outro grande atrativo da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval da Bahia como sendo o maior do mundo). Existem três formas de aproveitar o carnaval baiano, uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que são puxados por trios elétricos.
A segunda forma é ficar nos camarotes que estão distribuídos por todo o percurso da folia.
A terceira, é aproveitar a festa na conhecida "pipoca", que são os foliões de rua que acompanham os trios elétricos do lado de fora das cordas de isolamento, protegidas pelos cordeiros.
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Wikipédia
PRAIAS
Há 80 km de praias distribuídas entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até à Praia do Flamengo, do outro lado da cidade. Enquanto as praias da Cidade Baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (Baía mais extensa do país), as praias da Cidade Alta, como a do Farol da Barra e a do Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. À exceção é a praia do Porto da Barra, a única praia de Cidade Alta, localizada na Baía de Todos os Santos. O turista que escolhe Salvador pode ir à praia pela manhã, fazer um passeio ao Centro Histórico à tarde, jantar em um dos bons restaurantes da cidade e ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval ou ao som de outros estilos musicais.
As praias da capital baiana são calmas, ideais para natação, vela, mergulho e pesca submarina, como também procuradas por surfistas devido enseadas de mar com ondas fortes. Há também praias cercadas por recifes, formando piscinas naturais de pedra, ideal para crianças brincarem.
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Rota Tropical
imagem -  ?
CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico de Salvador abrange o núcleo primitivo da cidade colonial. Da Praça Municipal – aberta em meio á densa mata tropical pelo primeiro Governador-Geral Tomé de Souza, em 1549 – ao Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Campo de batalha onde se enfrentam soldados brasileiros e holandeses da Companhia das Índias Ocidentais em 1683, monumento da arquitetura civil, religiosa e militar compõe em cenário dos séculos.
Das Portas de Santa Luzia, que guardavam o limite sul da antiga cidade murada de taipa, ate as grossas paredes do Forte de Santo Antônio. Alem do Carmo, vigilante contra invasores do lado norte, o Centro Histórico de Salvador, dividi-se em três áreas que podem ser conhecidas de uma só vez. Da Praça Municipal ao Largo de São Francisco, o Pelourinho e do Largo do Carmo ao Largo de São Francisco.
O conjunto arquitetônico do Pelourinho está no mais alto sítio da cidade. Seus mais de mil sobrados, solares, palacetes, igrejas e conventos são voltados para o sul, o que remonta o modelo Ibérico de construções, com grandes salões voltados para o poente e quintais em forma de jardins ao fundo. Nestas construções as pedras de lios compõem as alvenarias e o acabamento, feito em azulejos portugueses.
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
imagem - Patano
imagem - Patano
imagem - Patano
imagem - Patano
imagem - Patano
imagem - Patano
imagem - Wikipédia
imagem - Paulo Yuji Takarada
imagem - Patano
IGREJA DE SÃO PEDRO DOS GLÉRIOS
imagem - ?
IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM
imagem - Wikipédia
IGREJA DE SANTA LUZIA
imagem - Paulo Yuji Takarada
IGREJA DA MISERICÓRDIA
imagem - Paulo Yuji Takarada
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
imagem - Patano
IGREJA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS
imagem - Patano
IGREJA DO CARMO
imagem - Patano
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE