Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 9, 2014

"ARAGUATINS" NO TOCANTINS EH BANHADA PELO BELO RIO ARAGUAIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE ARAGUATINS. NAS MARGENS DO RIO ARAGUAIA.
imagem - Fernando Cunha
ARAGUATINS TEM 31.329 HABITANTES QUEM NASCE EM ARAGUATINS EH: ARAGUATINENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 09 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.943 / 1.945 ORIGEM DO NOME EM 31 DE DEZEMBRO DE 1.945 SÃO VICENTE PASSOU A DENOMINAR-SE ARAGUATINS, COMBINAÇÃO DECORRENTE DE ARAGUAIA E TOCANTINS, OS DOIS GRANDES RIOS QUE FAZEM CONFLUÊNCIA NA REGIÃO. HISTÓRIA
DESDE 1867 A REGIÃO ONDE SE ERGUE A SEDE MUNICIPAL COMEÇOU A SER POVOADA, REGISTRANDO-SE COMO PRIMEIRO MORADOR MÁXIMO LIBÓRIO DA PAIXÃO. NO ANO SEGUINTE, ESTABELECEU-SE NO LOCAL VICENTE BERNADINO GOMES, O FUNDADOR DA POVOAÇÃO. O LUGAREJO FOI RECONHECIDO COMO POVOAÇÃO COM O NOME DE SÃO VICENTE DO ARAGUAIA, EM HOMENEGEM A SÃO VICENTE FERRER, O PADROEIRO DA LOCALIDADE E AO RIO ARAGUAIA, QUE BANHA A REGIÃO. COMEÇAVA A VIDA RELIGIOSA EM 1878, SOB A ORIENTAÇÃO DE FREI SALVINO DE REMINI E, ATÉ O FINAL DO SÉCULO XIX A POVOAÇÃO EXPERIMENTOU O DECLÍNIO DECORRENTE DA REVOLU…

A "ESTAÇÃO DA LUZ" NO BAIRRO DA LUZ EM SÃO PAULO EH TAMBÉM O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

foto - ? A ESTAÇÃO DA LUZ É UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LOCALIZADA NO BAIRRO DA LUZ, NA CIDADE DE SÃO PAULO, BRAZIL. INTEGRA A REDE DE TRANSPORTES SOBRE TRILHOS DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS A ESTAÇÃO ABRIGA AINDA O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, UMA INSTITUIÇÃO CULTURAL LIGADA À SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO, INAUGURADA EM 2006. foto -? A ESTAÇÃO FOI CONSTRUÍDA NO FIM DO SÉCULO XIX COM O OBJETIVO DE SEDIAR A RECÉM-CRIADA COMPANHIA SÃO PAULO RAILWAY, DE ORIGEM BRITÂNICA, ASSIM COMO DE SE CONSTITUIR NA PARADA PAULISTANA DE SUA LINHA FERROVIÁRIA, A QUAL IA DE SANTOS, NO LITORAL DO ESTADO, A JUNDIAÍ, NO INTERIOR. NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, FOI A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA À CIDADE DE SÃO PAULO. SUA MAIOR IMPORTÂNCIA, NO ENTANTO, ERA NA CONDIÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA ECONÔMICA PARA O PAÍS: POR ALI PASSAVA O CAFÉ A SER EXPORTADO NO PORTO DE SANTOS, ASSIM COMO TAMBÉM ALI CHEGAVAM BENS DE CONSUMO E DE CAPITAL IMPORTADOS QUE ABASTECIAM A CIDADE (EM UMA FASE AINDA POU…