Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 8, 2014

A CIDADE HISTÓRICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA EM SÃO PAULO EH UMA VIAJEM NO TEMPO

BEM VINDO A CIDADE HISTÓRICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA.
imagem - ?
SÃO LUIZ DO PARAITINGA TEM 10.397 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA EH: LUISENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 08 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.769
ORIGEM DO NOME DESDE SEUS PRIMÓRDIOS, O POVOADO TOMOU O NOME DE SÃO LUÍS DO PARAITINGA EM HOMENAGEM AO CAPITÃO-GENERAL DA PROVÍNCIA, QUE ORDENOU SUA FUNDAÇÃO, ACRESCIDO DO NOME DO RIO PARAITINGA, EM CUJAS MARGENS ESTÁ LOCALIZADO O MUNICÍPIO. PARAITINGA É TERMO TUPI " PARAHY-TINGA" QUE SIGNIFICA RIO DE ÁGUAS CLARAS, ASSIM DENOMINADO PELOS INDÍGENAS QUE COMPUNHAM AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES DO RIO. HISTÓRIA
OS TROPEIROS QUE, PARTINDO DE TAUBATÉ, DESCIAM A ENCOSTAS DA SERRA DO MAR EM DIREÇÃO AO PORTO DE PARATI, COSTUMAVAM PARAR ÀS MARGENS DO RIO PARAITINGA, ONDE DESDE OS TEMPOS DOS BANDEIRANTES, HAVIA UM PORTO AVANÇADO. VISANDO COLONIZAR ESTA REGIÃO, O CAPITÃO-GENERAL DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO, D. LUÍS ANTÔNIO DE SOUZA BOTELHO MOURÃO, NOMEOU PARA JUIZ DAS DE…

QUER FAZER UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL? VISITE A CIDADE DE "CAMAQUÃ"

SEJA BEM VINDO A CIDADE PÓLO DA REGIÃO CENTRO-SUL. SEJA BEM VINDO A CAMAQUÃ AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
imagem - Alexa Haas
CAMAQUÃ TEM 62.764 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CAMAQUÃ EH : CAMAQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 19 DE ABRIL E FOI FUNDADA EM 1.864 ORIGEM DO NOME SEGUNDO O AUTOR ANTÔNIO CÂNDIDO SILVEIRA, CAMAQUÃ VEM DE ICABAQUÃ E NA LÍNGUA TUPI-GUARANI I SIGNIFICA RIO, ÁGUA E CABAQUÃ QUER DIZER VELOCIDADE, CORRENTEZA. ENTÃO PODEMOS CONCLUIR QUE O NOME DE NOSSO MUNICÍPIO VEM DO RIO CAMAQUÃ QUE PASSA EM NOSSA CIDADE, QUE EH CORRENTOSO E FORTE.
HISTÓRIA

A REGIÃO ONDE ATUALMENTE ESTÁ LOCALIZADO CAMAQUÃ JÁ ERA CONHECIDA DESDE OS TEMPOS COLONIAIS DE 1714. POR VOLTA DE 1763 DIVERSOS CASAIS AÇORIANOS FORAM DESCENDO PARA O SUL, LOCALIZANDO-SE NA MARGEM ESQUERDA DO ESTUÁRIO GUAÍBA E DA MARGEM DIREITA DA LAGUNA DOS PATOS, FUNDANDO FAZENDAS E CHARQUEADAS ATÉ O RIO CAMAQUÃ. O POVOAMENTO DA REGIÃO FOI DESPERTADO PELO INTERESSE RELIGIOSO E PECUÁRIO. A POPULAÇÃO CRESCEU COM A VINDA DOS IMI…