quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

UMA OBRA DE ARTE FEITA EM MÁRMORE BRANCO COM 296 DEGRAUS, A "TORRE DE PISA" NA ITÁLIA TEM SEU TOPO 3,90 METROS DESALINHADO COM A BASE






TORRE PENDENTE DE PISA (EM ITALIANO TORRE PENDENTE DI PISA), OU SIMPLESMENTE, TORRE DE PISA, É UM CAMPANÁRIO (CAMPANILE OU CAMPANÁRIO AUTÔNOMO) DA CATEDRAL DA CIDADE ITALIANA DE PISA. 
foto - ?
ESTÁ SITUADA ATRÁS DA CATEDRAL, E É A TERCEIRA MAIS ANTIGA ESTRUTURA NA PRAÇA DA CATEDRAL DE PISA (CAMPO DEI MIRACOLI), DEPOIS DA CATEDRAL E DO BATISTÉRIO.
foto - ?
EMBORA DESTINADA A FICAR NA VERTICAL, A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE PARA SUDESTE LOGO APÓS O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, EM 1173, DEVIDO A UMA FUNDAÇÃO MAL CONSTRUÍDA E A UM SOLO DE FUNDAÇÃO MAL COMPACTADO, QUE PERMITIU À FUNDAÇÃO FICAR COM ASSENTAMENTOS DIFERENCIAIS. A TORRE ATUALMENTE SE INCLINA PARA O SUDOESTE.
(parte de cima)
foto - ?
A ALTURA DO SOLO AO TOPO DA TORRE É DE 55,86 METROS NO LADO MAIS BAIXO E DE 56,70 METROS NA PARTE MAIS ALTA. A ESPESSURA DAS PAREDES NA BASE É DE 4,09 METROS E 2,48 METROS NO TOPO. SEU PESO É ESTIMADO EM 14 500 TONELADAS. A TORRE TEM 296 OU 294 DEGRAUS: O SÉTIMO ANDAR DA FACE NORTE DAS ESCADAS TEM DOIS DEGRAUS A MENOS. ANTES DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO REALIZADO ENTRE 1990 E 2001 A TORRE ESTAVA INCLINADA COM UM ÂNGULO DE 5,5 GRAUS, ESTANDO AGORA A TORRE INCLINADA EM CERCA DE 3,99 GRAUS. ISTO SIGNIFICA QUE O TOPO DA TORRE ESTÁ A UMA DISTÂNCIA DE 3,9 M DE ONDE ELE ESTARIA SE A TORRE ESTIVESSE PERFEITAMENTE NA VERTICAL.
(Escadarias interna)
foto - ?
A TORRE DE PISA É UMA OBRA DE ARTE EM MÁRMORE BRANCO, REALIZADA EM TRÊS FASES AO LONGO DE UM PERÍODO DE CERCA DE 177 ANOS. A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO ANDAR COMEÇOU NO DIA 9 DE AGOSTO DE 1173, UM PERÍODO DE SUCESSO MILITAR E PROSPERIDADE. ESTE PRIMEIRO ANDAR É UMA ARCADA "CEGA" ARTICULADA POR COLUNAS CLÁSSICAS COROADAS COM CAPITÉIS CORÍNTIOS.
A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE APÓS A PROGRESSÃO DE CONSTRUÇÃO PARA O TERCEIRO ANDAR EM 1178. ISTO DEVEU-SE A UMA FUNDAÇÃO DE MEROS TRÊS METROS SOBRE UM SUBSOLO FRACO E INSTÁVEL, UM PROJETO QUE FALHOU DESDE O INÍCIO. A CONSTRUÇÃO FOI POSTERIORMENTE PARALISADA POR QUASE UM SÉCULO, PORQUE O PISANOS ESTAVAM CONTINUAMENTE ENVOLVIDOS EM BATALHAS COM GÉNOVA, LUCCA E FLORENÇA. ESTE TEMPO PERMITIU AO SOLO SUBJACENTE AJUSTAR-SE. CASO CONTRÁRIO, A TORRE DE PISA QUASE CERTAMENTE TERIA SIDO DERRUBADA. EM 1198 OS RELÓGIOS FORAM TEMPORARIAMENTE COLOCADOS NO TERCEIRO ANDAR DA CONSTRUÇÃO INACABADA.
(Porta de entrada)
foto - ?
EM 1272 A CONSTRUÇÃO FOI REINICIADA POR GIOVANNI DI SIMONE, ARQUITECTO DO CAMPOSANTO. EM UM ESFORÇO PARA COMPENSAR A INCLINAÇÃO, OS ENGENHEIROS CONSTRUÍRAM ANDARES COM UM LADO MAIS ALTO DO QUE O OUTRO. ISSO FEZ A TORRE COMEÇAR A INCLINAR-SE EM OUTRA DIREÇÃO. DEVIDO A ISSO, A TORRE É REALMENTE CURVA. A CONSTRUÇÃO FOI INTERROMPIDA NOVAMENTE EM 1284, QUANDO OS PISANOS FORAM DERROTADOS PELOS GENOVESES, NA BATALHA DE MELORIA.
foto - ?
O SÉTIMO ANDAR FOI CONCLUÍDO EM 1319. A SINO-CÂMARA ACABOU POR NÃO SER ADICIONADA ATÉ MEADOS DE 1372 E FOI CONSTRUÍDA POR TOMMASO DI ANDREA PISANO, QUE CONSEGUIU, POR SUA VEZ, HARMONIZAR OS ELEMENTOS GÓTICOS DA SINO-CÂMARA COM O ESTILO ROMÂNICO DA TORRE. HÁ SETE SINOS, UM PARA CADA NOTA DA ESCALA MUSICAL. O MAIOR DELES FOI INSTALADO EM 1655.
DEPOIS DE UMA FASE DE REFORÇO ESTRUTURAL (ENTRE 1990-2001), A TORRE ESTÁ ATUALMENTE EM FASE DE RESTAURAÇÃO GRADUAL DA SUPERFÍCIE, A FIM DE REPARAR OS DANOS VISUAIS, DEVIDOS PRINCIPALMENTE À CORROSÃO E ESCURECIMENTO. 
ESTES SÃO, PARTICULARMENTE, OS PONTOS MAIS PROBLEMÁTICOS, DEVIDO À IDADE DA TORRE E À SUA PARTICULAR EXPOSIÇÃO AO VENTO E À CHUVA (CORROSÃO).
fonte - Wikipedia



APAIXONE-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL