Pular para o conteúdo principal

PORTAL DO "MERCOSUL" "URUGUAIANA" NO RIO GRANDE DO SUL POSSUI O MAIOR PORTO SECO DA AMÉRICA LATINA







SEJA BEM VINDO A CIDADE PORTA DE ENTRADA PARA A ARGENTINA E URUGUAI. SEJA BEM VINDO A URUGUAIANA.
imagem - Farrapo
URUGUAIANA TEM 125.435 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM URUGAIANA EH: URUGUAIANENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE FEVERWEIRO E FOI FUNDADA EM 1.843
ORIGEM DO NOME
O PRIMEIRO NOME FOI SANTANA DO URUGUAI.
O NOME ATUAL EH UMA REFERÊNCIA AO RIO URUGUAI QUE MARGEIA A CIDADE E SANT'ANA,  PADROEIRA DO MUNICÍPIO
HISTÓRIA
AS TERRAS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE ALEGRETE, QUE ANTES PERTENCIAM AO DE CACHOEIRA, É QUE SURGIU URUGUAIANA, COMO MUNICÍPIO INDEPENDENTE. 
A CONCESSÃO MAIS ANTIGA DAS TERRAS NA PARÓQUIA DE URUGUAIANA FOI FEITA POR D. DIOGO DE SOUZA SILVEIRA DE SOUZA, EM 1814, ENTRE IBICUÍ E IBIROCAI. INUMERAS OUTRAS TERRAS FORAM CONCEDIDAS OU COMPRADAS NESTA REGIÃO.
A PARTIR DE 1835, COM O DESENROLAR DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA, TINHA O GOVERNO REPUBLICANO APODERADO-SE DE TODA A MARGEM DO IBICUÍ, DAÍ A NECESSIDADE DE FUNDAR UMA POVOAÇÃO À ESQUERDA DO URUGUAI, CONVENIENTE TANTO DO PONTO DE VISTA MILITAR COMO FISCAL POR SER FRONTEIRA, LUGAR DE CONTRABANDO. TAL ATITUDE DEVE-SE A DOMINGOS JOSÉ DE ALMEIDA.
APÓS UMA SÉRIE DE DILIGÊNCIAS, FOI ESCOLHIDO O LOCAL, DENOMINADO CAPÃO DO TIGRE, NAS TERRAS DE MANOEL JOAQUIM COUTO RICO. QUEM MAIS INFLUENCIOU NA ESCOLHA DO NOVO LOCAL FOI O GENERAL DAVI CANABARRO, QUE ERA O COMANDANTE MILITAR DESTA FRONTEIRA. 
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem -Barriga Verde
TURISMO
URUGUAIANA É A MAIOR PORTA DE ENTRADA DE TURISTAS DO ESTADO, REGISTRANDO MAIS DE 100.000 TURISTAS DO PRATA, CHILENOS, PARAGUAIOS E DEMAIS PAÍSES. NESTA TERRA FOI DESTILADO O PRIMEIRO LITRO DE PETRÓLEO, BANHADO POR UM PAMPA PRIVILEGIADO, ONDE A TENDENCIA É DESENVOLVER O TURISMO RURAL, E COM UMA AMPLA REDE HOTELEIRA.
AQUI UMA BELA ARQUITETURA
imagem - Farrapo
OUTRO BELO CASARÃO
imagem - Mirian Orlandi
MAIS UM BONITO CASARÃO
imagem - Mirian Orlandi
CASTELINHO
imagem - Farrapo
CATEDRAL DE SANT'ANA
FUNDADA EM 24 DE MAIO DE 1946, POSSUI EM SEU INTERIOR, BELÍSSIMAS OBRAS DE ARTES, ENTRE ELAS A IMAGEM DE SANTANA, PADROEIRA DA CIDADE, EM ESTILO NEOCLÁSSICO. HÁ TAMBÉM UMA CRIPTA, ONDE ESTÃO ENTERRADOS OS BISPOS DOM FELIPE DE NADAL E DOM HERMETO.
imagem - Horacio O. Campo
DETALHES DA ARQUITETURA
imagem - Felipe Suslik
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO 
FUNDADA EM 8/5/1928, PELA ORDEM DOS CARMELITAS DESCALÇOS.POSSUI ESTILO GÓTICO. A ESTÁTUA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, FOI ESCULPIDA EM MADEIRA PAU BRASIL EM PORTUGAL, PELO ESCULTOR JOSÉ FERREIRA THEDIN, E VEIO PARA URUGUAIANA DE NAVIO PELO URUGUAI.
imagem - JM Fotografia
INTERIOR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
imagem - Farrapo
VISTA PARCIAL DA CIDADE
imagem - Portal Uruguaiana
VISTA PARCIAL DE OUTRA REGIÃO
imagem - Portal Uruguaiana
PONTE INTERNACIONAL AGUSTIN JUSTO - GETÚLIO VARGAS -
LIGA URUGUAIANA (BRASIL) A PASO DE LOS LIBRES ( ARGENTINA ). FOI A PRIMEIRA PONTE CONSTRUÍDA ENTRE BRASIL E ARGENTINA E A MAIOR DA AMÉRICA DO SUL NA DÉCADA DE 40. UM SONHO DE UM GRUPO DE COMERCIANTES BRASILEIROS E ARGENTINOS, QUE TORNOU-SE REALIDADE COM O LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL COM OS PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E AUGUSTIN JUSTO, AFIM DE FACILITAR O COMERCIO JÁ EXISTENTE. 
imagem - JM Fotografia
FOI ACORDADO QUE A CONSTRUÇÃO DA PONTE SERIA DIVIDIDA EM DUAS PARTES IGUAIS, FICANDO SOB A RESPONSABILIDADE DE CADA PAÍS A CONSTRUÇÃO DE SUA PARTE, MAS SENDO O FERRO UTILIZADO, BRASILEIRO E O CIMENTO ARGENTINO. ESSA FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DOS DOIS PAÍSES. ALÉM DISSO, SERIA RODO-FERROVIARIA, COM DUAS ALAMEDAS PARA PEDESTRES. 
imagem - Pe Hugo Stefen
EM 21 DE MAIO DE 1947, A PONTE INTERNACIONAL AUGUSTIN JUSTO - GETÚLIO VARGAS, FOI INAUGURADA PELOS PRESIDENTES JUAN DOMINGO PERON E EURICO GASPAR DUTRA ( BRASIL ), CONTANDO COM PRESENÇA DA PRIMEIRA DAMA DA ARGENTINA, EVITA PERON. A PONTE MEDE 1,419 METROS, E FEZ DESSA CIDADE, O MAIOR PORTO SECO DO PAÍS, PASSANDO POR ELA, UMA MEDIA DE 10 MIL CAMINHÕES POR MÊS.
imagem - PMU
AQUI A PONTE POR INTEIRO
imagem - Carlo Giorgi
PARCIAL MOSTRANDO O RIO
imagem - Carlo Giorgi
OUTRA PARCIAL
imagem - Portal Uruguaiana
PARQUE DOM PEDRO II
TAMBÉM CONHECIDO COMO "PARCÃO", ESTÁ SITUADO NO CENTRO DA CIDADE, AV. PRESIDENTE VARGAS, ESQUINA COM FLORES DA CUNHA. POSSUI DUAS QUADRAS DE FUTEBOL SETE, UMA QUADRA DE FUTEBOL DE SALÃO, DUAS QUADRAS POLIVALENTES, UMA PISTA DE PATINAÇÃO, DUAS QUADRAS DE VÔLEI DE AREIA, PRACINHA, PISTA DE CORRIDA, UM CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS, BANHEIROS E SEDE DA ADMINISTRAÇÃO. É O LOCAL QUE MAIS ATRAI EVENTOS DA CIDADE.
imagem - PMU
imagem - PMU
PRAIA DO CANTÃO
LOCALIZAÇÃO: NO DISTRITO DE SÃO MARCOS, A CERCA DE 50 KM DE URUGUAIANA.

O LOCAL OFERECE COMPLETA INFRA-ESTRUTURA PARA CAMPING COM CARAMANCHÕES, CABANAS, RESTAURANTE, BANHEIROS, PARQUE INFANTIL, PISCINA, QUADRA DE AREIA E RAMPA PARA BARCOS. . O FUNCIONAMENTO É PERMANENTE. MUITO PROCURADO POR PESCADORES QUE TRAZEM SEUS BARCOS. O LOCAL É LIMPO, COM GRAMADO BEM CUIDADO E BANCOS. SEU ACESSO É ASFALTADO EM SEU MAIOR TRECHO E SINALIZADO.

imagem - PMU
imagem - PMU
imagem - PMU
PRAÇA RIO BRANCO
imagem - Horacio O. Campo
PREFEITURA MUNICIPAL
ESTILO NEO-ROMANO, INAUGURADO NA GESTÃO DO PRIMEIRO INTENDENTE GABRIEL PORTUGAL. A PEDRA FUNDAMENTAL FOI LANÇADA EM 13 DE MAIO DE 1889.
imagem - Farrapo
SINDICATO RURAL
imagem - Valery Pugatch
CASARÃO DOS BARBARAS
BELÍSSIMA RESIDÊNCIA CONSTRUÍDA EM 1913, POR MIGUEL BARBARA, COMERCIANTE IMIGRANTE DA ARGENTINA, QUE INSTALOU-SE NESTA CIDADE. O MATERIAL DA CONSTRUÇÃO FOI TODO IMPORTADO, SENDO O MÁRMORE DE CARRARO ORIUNDO DA ITÁLIA E VIDROS DA FRANÇA.
imagem - PMU
CENTRO CULTURAL DR. PEDRO MARINI
O PRÉDIO PERTENCIA A FAMÍLIA DE BALDOMIRO BARBARA, QUE FOI CONSTRUÍDO EM 1913. EM 1930, FOI VENDIDO PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO, MAS HOJE, ATRAVÉS DE UM COMODATO (EXÉRCITO E PREFEITURA MUNICIPAL), FUNCIONA O CENTRO CULTURAL, COM SEUS MUSEUS, BIBLIOTECAS E OFICINAS DE ARTE. CONSTRUÍDO COM MATERIAL IMPORTADO DA ITÁLIA, TEM O PRIVILEGIO DE TER NO SEU INTERIOR, O PRIMEIRO ELEVADOR E PRIMEIRA CALEFAÇÃO INTERNA DA CIDADE.
imagem - PMU
MONUMENTO A CALIFÓRNIA
A CALHANDRA E O TROFÉU OFERECIDO AOS VENCEDORES DA CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA, MAIOR FESTIVAL DE MÚSICA NATIVISTA DO RGS, REALIZADO A 28 ANOS EM URUGUAIANA. ESTÁ NA PRAÇA, UM MONUMENTO A ESTE EVENTO, OFERECIDO PELO GRUPO RBS
imagem - PMU
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES
imagem - PMU
CLUBE COMERCIAL
FUNDADO PELO COMERCIANTE LUIZ BETINELLI, EM 13 DE AGOSTO DE 1893. O PRÉDIO E UMA RÉPLICA DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE VARSÓVIA. OS ESPELHOS, DO SALÃO DE ESPELHOS, SÃO TODOS FRANCESES, BEM COMO SUAS LUMINÁRIAS.
imagem - PMU
SINUELO DO PAGO
CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS (CTG), LOCALIZADO NA COXILHA DA TRÍPLICE ALIANÇA, HOJE BAIRRO SANTO INÁCIO. LÁ, AS TROPAS DE DOM PEDRO II, PERMANECERAM ACAMPADAS DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI E FOI ASSINADO O TRATADO, ONDE O BRASIL E A GRÃ-BRETANHA, REATAVAM OS LAÇOS DE AMIZADE.
imagem - PMU
COLÉGIO UNIÃO
FUNDADO PELO FRANCÊS ALEIXO VOURLOD, E UMA DAS ESCOLAS MAIS ANTIGAS DA CIDADE. 
imagem - PMU
MUSEU
foto - ?
OBELISCO
HOMENAGEM AO LOCAL ONDE DOM PEDRO II, RECEBEU A ESPADA DO CORONEL ESTIGARRIBIA, QUANDO OS PARAGUAIOS RENDERAM-SE AS TROPAS DA TRIPLICE ALIANÇA ( URUGUAI, BRASIL E ARGENTINA ), EM 1865. AQUI, TAMBÉM FOI ASSINADO O TRATADO DE AMIZADE COM A GRÃ-BRETANHA, FIRMADO POR DOM PEDRO II E O MINISTRO THORNTON.
imagem - PMU
LOGOTIPO DA PONTE INTERNACIONAL BRAZIL – ARGENTINA
"SÍMBOLO DE URUGUAIANA" A PONTE INTERNACIONAL AGUSTÍN JUSTO, QUE INTERLIGA AS FRONTEIRAS DE BRASIL E ARGENTINA, MARCO HISTÓRICO, ENTRE AS CIDADES DE URUGUAIANA E A VIZINHA PASO DE LOS LIBRES.
imagem - PMU
PRAÇA
imagem - Portal Natureza brasileira
A VELHA DESTILARIA
A PRIMEIRA DESTILARIA DE PETRÓLEO DO BRASIL FOI ESTABELECIDA EM URUGUAIANA, EM 1936. CHAMAVA-SE DESTILARIA RIO-GRANDENSE DE PETRÓLEO, TRONCO DO COMPLEXO INDUSTRIAL IPIRANGA. NO TERRENO, ATUALMENTE ESTÃO INSTALADOS RESERVATÓRIOS DE COMBUSTÍVEIS.
imagem - PMU
VISTA DA AVENIDA XV DE NOVEMBRO
imagem - Carlo Giorgi
DEPOIS DO RIO
imagem - Barriga Verde
PARCIAL COM AS TORRES DA PONTE INTERNACIONAL
imagem - ?
A CIDADE E A PONTE
imagem - ?
FUTURO
EM 152 ANOS DE EXISTÊNCIA, O NOSSO MUNICÍPIO FIGURA COMO 4º MAIOR DO ESTADO, O MAIOR PORTO-SECO DA AMERICA LATINA,COM 80% DA EXPORTAÇÃO NACIONAL ATRAVESSANDO A PONTE INTERNACIONAL E CERTAMENTE, CAMINHA PARA SOLIDIFICAR-SE COMO A "CAPITAL DO MERCOSUL".
POR DO SOL NA PRAIA DO CANTÃO
imagem - PMU
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


APAIXONE-SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…