quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

NO INTERIOR DAS MINAS GERAIS, A CIDADE DE "CONGONHAS" TEM A MARCA DO MESTRE "ALEIJADINHO"






BEM VINDO AO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE. SEJA MUITO BEM VINDO A CONGONHAS. TERRA DO MÉDIUM JERICÓ
foto - ?
CONGONHAS TEM 48.519 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM CONGONHAS EH: CONGONHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE DEZEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.938
ORIGEM DO NOME
O NOME DA CIDADE VEIO POR CONTA DA VEGETAÇÃO EXISTENTE NA REGIÃO E QUE OS ÍNDIOS CHAMAVAM DE CONGOI (AQUELE QUE SUSTENTA)
CONGONHAS ESTÁ FIXADO NO MAPA TURÍSTICO DO BRAZIL COMO UMA DAS MAIS BELAS CIDADES ANTIGAS DAS MINAS TRADICIONAL. TEM A SUA FISIONOMIA TRAÇOS CARACTERÍSTICOS QUE A FIZERAM UMA RELÍQUIA HISTÓRICA. POR TODA PARTE, OS SINAIS DO GÊNIO DO ALEIJADINHO, QUE PLANTOU NO CHÃO CONGONHENSE, MARCOS DEFINITIVO DA ARTE BARROCA.
HISTÓRICO
EM FINS DO SÉCULO XVII, AMPLAMENTE DIVULGADAS AS NOTÍCIAS DA EXISTÊNCIA DE OURO ABUNDANTE NAS MINAS GERAIS, AVENTUREIROS E FAISCADORES LANÇARAM-SE ÁVIDO SERTÃO ADENTRO. LOGO A SEGUIR COMEÇARAM A SER TRABALHADAS AS MAIS IMPORTANTES LAVRAS QUE VIRIAM DAR ORIGEM ÀS PRIMEIRAS CIDADES MINEIRAS, ERIGIDAS SOB O IMPULSO DO OURO FÁCIL E À SOMBRA DO CULTO CATÓLICO, GRAÇAS AOS QUAIS GUARDA HOJE O ESTADO DAS MINAS GERAIS, PRECIOSO TESOURO ARTÍSTICO QUE MUITO CONTRIBUI PARA O ACERVO DA ARTE BARROCA BRASILEIRA. ENTRE ESSAS CIDADES, AINDA HOJE VIVENDO DE SUAS RIQUEZAS MINERAIS O FERRO AGORA INCLUI-SE CONGONHAS, ONDE SE ENCONTRA A MAIS AMBICIOSA OBRA DE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO.
A CIDADE SURGIU DA LAVRA DO RIO MARANHÃO DO PARAOPEBA. POSTERIORMENTE A EXPLORAÇÃO ESTENDEU-SE A OUTROS SÍTIOS E RIBEIROS E AS SOMAS FABULOSAS DE OURO DAÍ RETIRADAS FAVORECERAM O CRESCIMENTO RÁPIDO DA CIDADE, ONDE O CASEIRO DE PEDRA E OS SOLARES IMPONENTES HOJE DESAPARECIDOS EXIBIAM NÃO RARO TRAÇOS DE OPULÊNCIA E FAUSTO.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA ÁREA NO ENTORNO DO SANTUÁRIO
foto - ?
CRESCERA MUITO O NÚMERO DE AVENTUREIRO. ENTRE ESTES HAVIA UM NOME FELICIANO MENDES, PORTUGUÊS, QUE ACOMETIDO DE GRAVE MOLÉSTIA E IMPOSSIBILIDADE DE PROSSEGUIR NO TRABALHO DA MINERAÇÃO, RECORREU AOS FAVORES DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, PROMETENDO PÔR-SE PARA O RESTO DA VIDA A SEU SERVIÇO SE RECUPERASSE A SAÚDE.  ATENDIDO EM SEU ROGO, VESTIU UM BUREL DE EREMITA E PLANTOU UM CRUZEIRO NO ALTO DO MORRO DO PORTO, SUA TERRA NATAL E, A BEIRA DAS ESTRADAS, GUARDANDO UM NICHO COM A IMAGEM DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, VIVEU RECOLHENDO ESMOLAS DOS VIAJANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO. MAS ESTE SÓ VIRIA A FICAR REALMENTE CONCLUÍDO EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XIX, QUANDO O ALEIJADINHO JÁ GRAVEMENTE ENFERMO E COM QUASE 70 ANOS DE IDADE, TERMINOU SUA OBRA PRIMA: OS DOZE PROFETAS.
AQUI UMA VISÃO DA ÁREA RURAL DA CIDADE
foto - ?
HOJE CONGONHAS, ENQUANTO RESOLVE SE PARA DE  EXTRAIR A HEMATITE QUE ABASTECE AS PRIMEIRAS USINAS DO PAÍS, RECEBE ANUALMENTE MILHARES DE TURISTAS E ROMEIROS QUE ALI VÃO ORAR E ADMIRAR O SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, EM CUJO REDOR A CIDADE CRESCEU E VIVE. 
AQUI, O PROFETA OBSERVANDO A CIDADE. 
foto - ?
ENTRE IGREJAS
foto - ?
A FERROVIA EM CONGONHAS
foto - ?
AQUI O BECO DOS CANUDOS
foto - Wikipédia
VISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - ?
OS PROFETAS. GUARDIÕES DO SANTUÁRIO
foto - ?
AQUI AS SEIS CAPELAS DOS PASSOS DA PAIXÃO
foto - ?
ÁREA NO ENTORNO DO SANTUÁRIO COM O CASARÃO DA ESQUINA
foto - ?
ÁREA RELIGIOSA
foto - Wikipédia
O BECO DOS CANUDOS
foto - ?
UM DOS 12 PROFETAS 
foto - ?
CAPELA DO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MATOZINHOS
foto - Altemiro Olinto Cristo
VISTA DA CIDADE PLEOS TELHADOS
foto - ?
AQUI A FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA CIDADE
foto - ?
ESTA EH A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Data de 1734 e em sua concepção podem ser percebidas várias fases do barroco. O frontispício, representando a Arca de Noé, é um dos poucos portais de autoria de Aleijadinho. Sua nave é uma das maiores de Minas Gerais, com os altares ricamente adornados por imagens. A douração da capela-mor, realizada em 1764, é atribuída a Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Praça Sete de Setembro.
foto - Altemiro Olinto Cristo
AQUI PODEMOS VER A CIDADE NO GERAL
foto - ?
MUSEU
foto - ?
ESTA EH A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA
Construção de 1746. Tem quatro altares que guardam imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Santo Antônio, Santa Efigênia, São Pedro e muitas outras. Na sacristia está um belo chafariz em pedra-sabão. Está localizada no distrito de Alto Maranhão, a 14 km (o acesso mais fácil é pelo asfalto, passando pelo trevo do Murtinho).
foto - Geraldo Salomão
ESTE EH O PARQUE DA CACHOEIRA
foto - ?
AQUI A BONITA RUA DR. PAULO MENDES.
foto - ?
ÁREA DE CAMPING
foto - ?
AGORA ALGUMAS IMAGENS DOS PROFESTAS, QUE FORAM ESCULPIDAS PELO MESTRE "ALEIJADINHO", QUE ESTÃO COMO GUARDIÕES DO SANTUÁRIO DO BEM JESUS DO MATOZINHOS
foto - ?
foto - ?
ESTE EH O SANTUÁRIO DE BOM JESUS DE MATOZINHOS
A Basílica de Bom Jesus do Matosinhos nasceu de uma fé especial. Feliciano Mendes deu início À construção, agraciado que foi pela cura. Ele trouxe uma imagem de Portugal e a colocou num oratório, recolhendo assim as esmolas. A fama foi se espalhando, junto com as notícias de curas alcançadas.
No final do século XVIII nascia o Jubileu, inicialmente comemorado em maio e setembro. As chuvas de maio, que tornavam as estradas intransitáveis, restringiu a festa a setembro. Em época de Jubileu a cidade lota, pessoas de várias partes do país chegam para demonstrar a sua fé.
A peregrinação era tamanha que Congonhas já não conseguia comportar os inúmeros romeiros. Devido a isto foi construída, na década de 30, a Romaria. Constitui-se de um prédio em forma circular, uma pousada ao redor de um enorme pátio. Demolida em 1968, a Romaria foi reconstruída em 1995 e hoje abriga a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), além de um centro histórico e cultura
foto - ?
foto - ?
foto - ?
AQUI UM DETALHE DOS ANTIGOS CASARÕES
foto - ?
CACHOEIRA NO ENTORNO DA CIDADE
foto - ?
OLHA QUE BELA CONSTRUÇÃO
foto - ?
O SANTUÁRIO VISTO EM DETALHE
foto - ?
UMA PARCIAL DA CIDADE
foto - ?
PARQUE DA CACHOEIRA
Localizado a 5,3 quilômetros do centro. Possui completa infra-estrutura de lazer, incluindo várias piscinas de água natural, quadras (futebol, peteca, vôlei), campo gramado, área de camping, churrasqueiras, restaurante, lanchonete e sorveteria. O rio Santo Antônio forma várias quedas, sendo que a principal tem aproximadamente 20 metros. Estacionamento gratuito (exceto campistas e ônibus). Para o visitante que deseja tranquilidade, não aconselhamos visitar o parque no domingo.
foto - Bárbara Luísa
OUTRA VISTA DA CIDADE
foto - ?
ROMARIA
foto - ?
AQUI A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
]

APAIXONE-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL