OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : NO BICO DO PAPAGAIO EM TOCANTINS "AUGUSTINÓPOLIS" EH UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR E AO VEREADOR AUTOR DO PREJETO

domingo, 14 de dezembro de 2014

NO BICO DO PAPAGAIO EM TOCANTINS "AUGUSTINÓPOLIS" EH UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR E AO VEREADOR AUTOR DO PREJETO






BEM VINDO A CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS. NO PLANALTO DO TOCANTINS
imagem - Izane S. Reis
AUGUSTINÓPOLIS TEM 15.950 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM AUGUSTINÓPOLIS EH: AUGUSTINOPOLINO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE MAIO E FOI EMANCIPADA EM 1.982
ORIGEM DO NOME
Em 1972, Manoel Marinho de Souza Brito, foi eleito por São Sebastião do Tocantins, vereador. Em 1974, solicitou a Câmara Municipal, a elevação a distrito do povoado “Centro do Augusto”, o que se verificou pela Lei n º 8.107, em 14 de Maio de 1976, passando a denominar de Augustinópolis, um composto de Augusto (fundador) com Tocantinópolis, cidade natal do então vereador autor do projeto.
HISTÓRIA 
Em 1954, chegaram à região, Augusto Pereira Costa e sua família, procedentes do Estado do Maranhão, em busca de trabalho, nas lidas agropecuárias. Fixaram-se temporariamente, no lugar denominado de Axixá.
Decorrido os quatro anos de dura luta, aconteceu que, em 1959, Augusto Pereira Costa, com seu espírito aventureiro saiu para caçar com mais quatro companheiros. Em meio da mata depararam com um olho d’água. Encantados com o local, ali permaneceram por vários dias e logo levaram seus familiares. Nas proximidades desse “olho d’água”, construíram suas moradias de pau-a-pique, cobertas de palha de babaçu.
Eram terras devolutas do então Estado de Goiás. Sendo aquela região rica em caça, tornou-se conhecida e comumente chamada pelos caçadores que lá se dirigiam, de Centro do Augusto. Os novos moradores que por ali apareceram, eram auxiliados por: Augusto Pereira Costa, para conseguirem terras aptas ao cultivo, atividade à qual dedicaram seus maiores esforços. Mais tarde, com a chegada de fazendeiros procedentes de outras regiões, a atividade agropecuária cresceu em importância sendo à base da economia local. O crescimento da economia do nascente povoado criou a necessidade de abrir uma estrada ligando o patrimônio ao povoado de Sampaio, não muito distante, para escoar as colheitas e possibilitar os intercâmbios comerciais e a integração com os outros povoados da região.
Em 1968, o povoado contava com 35 ranchos de palha, aproximadamente. A primeira casa de telha foi construída por Arthur Coreolando de Oliveira, procedente do estado do Maranhão com sua família, foi o primeiro comerciante, no ramo de secos e molhados.
Em 1971, foi construída a primeira escola, um rancho de palha, tendo como primeiro professor Manoel Marinho de Souza, que anteriormente residia no povoado de “Sampaio”, exercendo ali a mesma função.
AQUI A SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM -
imagem -  ?
CARTÓRIO ELEITORAL
imagem -  ?
CORREGEDORIA
imagem -  ?
MATRIZ DE SANTA RITA DE CÁSSIA
imagem -  ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE AUGUSTINÓPOLIS
imagem - Élvis Macedo
imagem - Nando Cunha
imagem - Katherine Martins
imagem - Izane S. Reis
imagem - Nando Cunha
imagem - Nando Cunha
imagem - Nando Cunha
imagem - Nando Cunha
imagem - Nando Cunha
imagem - Nando Cunha
ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
imagem - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO


APAIXONE-SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL