Pular para o conteúdo principal

ÍCONE FRANCÊS, A TORRE EIFFEL EH O MONUMENTO PAGO MAIS VISITADO DO MUNDO






TORRE EIFFEL (EM FRANCÊS: TOUR EIFFEL, /TUʀ ƐFƐL/)
foto - Wikipédia
É UMA TORRE TRELIÇA DE FERRO DO SÉCULO XIX LOCALIZADA NO CHAMP DE MARS, EM PARIS, QUE SE TORNOU UM ÍCONE MUNDIAL DA FRANÇA E UMA DAS ESTRUTURAS MAIS RECONHECIDAS NO MUNDO.
A TORRE EIFFEL, QUE É O EDIFÍCIO MAIS ALTO DE PARIS, É O MONUMENTO PAGO MAIS VISITADO DO MUNDO, MILHÕES DE PESSOAS SOBEM À TORRE CADA ANO. NOMEADA APÓS O SEU PROJETISTA, O ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL, A TORRE FOI CONSTRUÍDA COMO O ARCO DE ENTRADA DA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE 1889.
foto - Wikipédia
A TORRE POSSUI 324 METROS DE ALTURA. FOI A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO DESDE A SUA CONCLUSÃO ATÉ 1930, QUANDO PERDEU O POSTO PARA O CHRYSLER BUILDING, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NÃO INCLUINDO AS ANTENAS DE TRANSMISSÃO, A TORRE É A SEGUNDA ESTRUTURA MAIS ALTA DA FRANÇA, ATRÁS APENAS DO VIADUTO DE MILLAU, CONCLUÍDO EM 2004. A TORRE TEM TRÊS NÍVEIS PARA OS VISITANTES. OS INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS NAS ESCADAS OU ELEVADORES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO NÍVEL. A CAMINHADA PARA O PRIMEIRO NÍVEL É SUPERIOR A 300 DEGRAUS. O TERCEIRO E MAIS ALTO NÍVEL SÓ É ACESSÍVEL POR ELEVADOR.
foto - Wikipédia
DO PRIMEIRO ANDAR VÊ-SE A CIDADE INTEIRA, TEM SANITÁRIOS E VÁRIAS LOJAS E O SEGUNDO NÍVEL TEM UM RESTAURANTE. APESAR DE TER TRÊS NÍVEIS SÓ SE PODE IR ATÉ AO SEGUNDO NÍVEL.
A TORRE TORNOU-SE O SÍMBOLO MAIS PROEMINENTE DE PARIS E DA FRANÇA. A TORRE É UMA PARTE DO CENÁRIO CARACTERIZADO EM DEZENAS DE FILMES QUE SE PASSAM EM PARIS. SEU ESTATUTO DE ÍCONE É TÃO DETERMINADO QUE AINDA SERVE COMO UM SÍMBOLO PARA TODO O PAÍS, COMO QUANDO ELA FOI USADA COMO O LOGOTIPO DA CANDIDATURA FRANCESA PARA SEDIAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1992.
foto - Baixaki
INAUGURADA EM 31 DE MARÇO DE 1889, A TORRE EIFFEL FOI CONSTRUÍDA PARA HONRAR O CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. ERA PARA SER UMA ESTRUTURA TEMPORÁRIA, MAS TOMOU-SE A DECISÃO DE NÃO DESMONTÁ-LA. O GOVERNO DA FRANÇA PLANEJOU UMA EXPOSIÇÃO MUNDIAL E ANUNCIOU UMA COMPETIÇÃO DE DESIGN ARQUITETÔNICO PARA UM MONUMENTO QUE SERIA CONSTRUÍDO NO CAMPO DE MARTE, NO CENTRO DE PARIS. MAIS DE CEM DESIGNS FORAM SUBMETIDOS AO CONCURSO. O COMITÊ DO CENTENÁRIO ESCOLHEU O PROJETO DO ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL (1832-1923), DE QUEM HERDARIA O NOME.
foto - Wikipédia
EIFFEL, UM NOTÁVEL CONSTRUTOR DE PONTES, ERA MESTRE NAS CONSTRUÇÕES METÁLICAS E HAVIA DESENHADO A ARMAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE, ERGUIDA POUCO ANTES NO PORTO DE NOVA IORQUE. QUANDO O CONTRATO DE VINTE ANOS DO TERRENO DA EXPOSIÇÃO MUNDIAL (DE 1889) EXPIROU, EM 1909, A TORRE EIFFEL QUASE FOI DEMOLIDA, MAS O SEU VALOR COMO UMA ANTENA DE TRANSMISSÃO DE RÁDIO A SALVOU. OS ÚLTIMOS VINTE METROS DA TORRE CORRESPONDEM À ANTENA DE RÁDIO QUE FOI ADICIONADA POSTERIORMENTE.

AO TODO, DESDE A ABERTURA, JÁ RECEBEU UM TOTAL DE 244 000 000 DE VISITANTES.
ATUALMENTE, A TORRE É VISITADA ANUALMENTE POR 6 900 000 DE PESSOAS.

(fonte: Wikipédia)

VALEU SEMPRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…