Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

A "IRLANDA" RICA, CULTURAL E BELA EH O DESTINO PREFERIDO DOS INTERCAMBISTAS BRASILEIROS QUE LÁ SE SURPREENDEM

LINHA DO TEMPO DA "IRLANDA" / WORLD 
O Castelo de Dublin, localizado na capital, foi a sede do governo britânico até a década de 1920. Hoje, é um dos grandes pontos turísticos da cidade, além de abrigar conferências Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes. A "…

CRUZEIRO DO SUL, CAPITAL DO VALE DO JURUÁ, EH SÓ BELEZA NO INTERIOR DO ACRE







BEM VINDO A CAPITAL DO VALE DO JURUÁ. BEM VINDO A CRUZEIRO DO SUL.
AQUI O RIO JURUÁ SERPENTEANDO A FLORESTA NA REGIÃO DA CIDADE
imagem - Wikipédia
CRUZEIRO DO SUL TEM 78.507 HABITANTES 
QUEM NASCE EM CRUZEIRO DO SUL EH: CRUZEIRENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.904

ORIGEM DO NOME
Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
HISTÓRIA

O município "Cruzeiro do Sul", surgiu quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em 17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia 28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. 
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL DA CIDADE
imagem - ?
HOSPITAL
imagem - Wikipédia
PONTE DA UNIÃO
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NSª DA GLÓRIA NO CONTEXTO DA PRAÇA
imagem - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Mantida pela Diocese do alto Juruá, construída em 1956, com seu estilo octogonal, trás uma das peças de maior destaque, o painel de Nossa Senhora da Glória, que abrange todo o altar.
imagem - Vicente A. Queiroz

FÓRUM DA COMARCA DO JURUÁ
Antiga tendência do Alto Juruá, com seu estilo Neoclássico, trás a fachada, escadarias e móveis do 1º Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em uma sala concentra-se obras raras desse mesmo tribunal, como por exemplo livros franceses, italianos e portugueses.
imagem - Jezaflu
MONUMENTO AO VENCEDOR
imagem - Jezaflu

MEMORIAL JOSÉ AUGUSTO E O MUSEU DE CRUZEIRO DO SUL
Complexo cultural composto por um espaço de pesquisa histórica destinado à estudantes de todos os níveis e pelo Teatro José de Alencar, agora totalmente revitalizado. No Memorial os visitantes poderão ver a faixa governamental usada por Farias e a caneta com a qual assinou o documento de posse como Chefe do Executivo Acreano, entre muitos outros documentos e objetos que resgatam a memória de Augusto. O Museu de Cruzeiro do Sul possui arquitetura em estilo português da década de 40 do século passado, e seu prédio já serviu de sede para a Prefeitura local.
imagem - Jezaflu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - PMCS
PRAÇA DOS TAXISTAS
imagem - Jezaflu

CAIS DO PORTO
A 1ª Estação de passageiros do Juruá, em 1912, arquitetura em estilo Colonial Inglês, com arco moldado em ferro, gravado com o nome do intendente, fabricado na Inglaterra.
imagem - Jezaflu

RIO MOA
Propício a um clube náutico. Área com enseada propícia a pedalinho, canoagem, remo e etc.
imagem - Wikipédia
imagem - PMCS
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - PMCS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO



                               

                              VALEU  SEMPRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…