OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS / TOCANTINS / BRAZIL (1.577 / 5.570) POPULAÇÃO: 6.943 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 21 de março de 2021

DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS / TOCANTINS / BRAZIL (1.577 / 5.570) POPULAÇÃO: 6.943 PESSOAS (IBGE 2020)




Forte no setor agropecuário, tem Cavalgada, Festas populares regionais e religiosas, tem Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Turismo de Lazer.
imagem - (acima) Eduardo Azul



AQUI O CENTRO DE CONVENÇÕES DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
imagem - Deusiran
AQUI A AVENIDA PRINCIPAL DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
foto - ?
foto - ?
FEIRA COBERTA EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS,  TO
foto - pmd
AQUI BEM NO CENTRO DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
imagem - Edilson
DELEGACIA DE POLÍCIA DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
foto - ?
foto - ?
UMA CAVALGADA QUE ACONTECE ANUALMENTE NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
A grandeza do evento mostra a “força” do setor agropecuário no município de Divinópolis. As feiras agropecuárias são também um momento de apresentar novas tecnologias para o campo aos produtores.
imagem - ?
AQUI A ZONA RURAL DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
foto - ?
imagem - ?
TAMBÉM NA ZONA RURAL
imagem - ?
AQUI CHEGANDO NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
imagem - Edilson

AQUI UMA FÁBRICA DE TIJOLOS (CERÂMICA)
imagem - Marcelo Custódio
ATRATIVOS EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
Sorveteria e Lanchonete Tavares
foto - ?
CENTRO DE CONVENÇÕES DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
No Centro de Convenções acontece (salão de festas, auditório, cinema, teatro e biblioteca municipal)
imagem - Danilo Jairo da Cruz
AQUI NO INTERIOR DO CENTRO DE CONVENÇÕES
imagem - Danilo Jairo da Cruz
Pastelaria Mais Sabor
foto - ?
QUADRA POLIESPORTIVA
foto - pmd
Rio Piedade, Rio do Coco e Rio Caiapó
foto - ?
Exposição Agropecuária (ExpoAgro Tocantins) EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Divinópolis, Cláudio Bittencourt de Brito, cerca de 30 mil pessoas visitam a feira anualmente, e este número tende a crescer, com participação de 15 expositores. A ExpoAgro sempre eh encerrada com a festa em comemoração ao aniversário do município, no dia 1º de junho.
EDUCAÇÃO
foto - ?
ESPORTES
foto - ?

Além do futebol, que é muito praticado, Divinópolis possui equipes abertas de outros esportes. A cidade também oferece na área esportiva, campeonatos estudantis em diversas modalidades, como: Voleibol, Futsal, Handebol, Xadrez e Tênis de Mesa, sendo o último o mais apreciado entre os estudantes.
EVENTOS
foto - ?
Exposição Agropecuária.
Festejo de Nossa Senhora do Carmo.
FECID - Feira Dos Comerciantes de Divinópolis / Tocantins
Festas juninas
Aniversário da cidade
foto - ?
UMA HORTA EM UMA DAS CASAS
imagem - Marcos André
A REGIÃO NO ENTORNO DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
imagem - Almir Cândido de Almeida
O IPÊ BRANCO NA REGIÃO.
imagem - Almir Cândido de Almeida
ZONA RURAL DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
foto - ?
 foto - ?
Dados gerais da cidade de Divinópolis do Tocantins, Tocantins 
População estimada 2016 (1) - 6.823
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.347,434
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2,71
Código do Município 1707108
Gentílico - divinopolino


ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
O NOME DA CIDADE EH UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO MORADOR QUE SE ESTABELECEU NA REGIÃO NA DÉCADA DE 1.950. O COMERCIANTE, DIVINO LUIZ COSTA.
Gentílico: divinopolino 
Histórico 
Divinópolis do Tocantins 
Tocantins - TO 
HISTÓRICO DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
Sua origem enquanto unidade administrativa deve-se ao desmembramento do Município de Miracema do Tocantins, no ano de 1988. A história do município está ligada ao comerciante Divino Luis Costa, que se estabeleceu na região, na década de 50.


Outros migrantes vindos de Minas Gerais e Bahia, seguindo em direção ao Pará, tomavam pousada na região antes de seguirem seu destino. 
Assim, alguns foram se estabelecendo e formando um povoado. O nome do município homenageia seu primeiro habitante. 
Em 01 de janeiro de 1989, passou a denominar-se Divinópolis do Tocantins. 
Gentílico: divinopolino. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS, TO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal de Divinópolis do Tocantins, TO / Portal do Governo do Tocantins


MINHA VIDA NA FAZENDA HORIZONTE PERDIDO





SONHOS DE UM VIAJANTE
OS QUATRO OVOS

Eu peguei os 4 ovos que podia, depois escorreguei em um morro e sai descendo de bunda até onde as mulheres faziam rapadura
Estava num local que parecia uma cozinha, mas não tinha nenhum móvel lá. Havia várias caixinhas de ovos, e cada uma tinha quatro ovos. Eu peguei uma destas caixinhas e saí dali. Cheguei num local, peguei uma vasilha e quebrei os quatro ovos lá dentro. Depois fui para um outro local. Daí, eu percebi que um ovo ficou boiando demais. Eu olhei e vi que ele estava podre. Então eu fui voltando para o local onde tinha pego os quatro ovos, para pegar outro. No caminho eu fiquei pensando que já tinha pego os quatro primeiros ovos. Então eu não podia pegar mais.


Fui para um local, que parecia um terreno sem construção nenhuma. Eu estava no alto de um pequeno morro e havia duas pessoas comigo. Estas duas pessoas desceram este morro, por um caminho que era bem difícil de descer, porque era quase um paredão. Eu então procurei outro local para descer. Fui caminhando até que achei um acesso mais fácil e fui descendo por ele. Mesmo sendo mais fácil, eu escorreguei, cai e fui descendo escorregando de bunda. Cai num local bem grande, parecendo uma cozinha muito grande. Tinha uma mesa bem grande e sentada à mesa, havia várias mulheres.


Elas falavam do trabalho voluntário que faziam para arrecadar dinheiro para os pobres. Elas vendiam rapadura. Elas estavam comendo alguma coisa. Eu fiquei pensando que elas nem me ofereceram algo para comer. Depois imaginei que deveria ser o jeito delas, de não oferecer nada a ninguém. Nisto veio a Nathalia e deu um cutucão nas minhas costas. Eu levei um susto e fiquei com as costas doendo. A Nathalia ficou rindo. Sai dali e pensei em voltar para onde tinha pego os 4 ovos, para pegar outros quatro.



VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL