Pular para o conteúdo principal

GRAND STAIRCASE-ESCALANTE NATIONAL MONUMENT / USA

-->
O Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante é um Monumento Nacional dos EUA
O Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, TEM 1,7 milhão de hectares, No sul de Utah. O monumento é um sampler geológico, com uma enorme variedade de cursos, recursos e sítios paleontológicos de classe mundial. Calf Creek Falls The Grande Escadaria é uma formação geológica que abrange séculos de tempo e é um território de falésias multicoloridas, planaltos, mesas, montículos, pináculos e desfiladeiros. Ele é dividido em três seções distintas: a grande escadaria, o Planalto Kaiparowits, e os Canyons do Escalante.
O profundo, vermelho brilhante Moenkopi arenito das Vermilion Cliffs, com suas bases alargadas de ermo Chinle conteM muitos peixes e fósseis dos primeiros dinossauros do período Triássico. A etapa norte, a linha quase ininterrupta dos penhascos brancos é composto por dunas solidificadas Jurássico em Navajo arenito.
Above the White Cliffs, os mais jovens, shaley cinza Cliffs apresentam um perfil mais suave. Depositado Quando um oceano cobriu a terra, eles contêm evidências de vida marinha: conchas, dentes de tubarão, camas de carvão de comprimido pântano e plantas de pântano. No topo da Grande Escadaria, O Estranho siltstone rosa Cliffs foram depositados por um antigo lago de água doce e agora se localizam principalmente em Bryce Canyon National Park.
Dentro dessa escada de falésias e terraços, o Rio Paria e seus afluentes tem esculpido uma paisagem de mesas isoladas, vales, colinas e cânions estreitos. Buckskin Gulch, considerado o maior canyon slot no mundo está aqui. Kaiparowits Planalto
Kaiparowits Planalto
A maior participação do Monumento é o Plateau Kaiparowits. Do ar, o Planalto aparece para atiçar a sul da cidade de Escalante em um triângulo escaleno verde acinzentado enorme, terminando no extremo sul do Lago Powell e o Planalto Paria. Os 800 mil hectares, além dos Kaiparowits formaM A mais selvagem, a maioria é árido, e partes mais remotas do monumento.
As rochas ricas em fósseis dos Kaiparowits Conter Talvez "o melhor e mais contínuo registro da vida terrestre Cretáceo em todo o mundo." O tabuleiro tem-beens descrito como uma "pedra, labirinto de cânions desidratado", com molas isoladas poucos e um punhado de riachos. É uma terra de grandes cânions, falésias, montanhas de rocha vermelha de oxidado criados por fogos subterrâneos de carvão, solos e plantas venenosas para a maioria. É um objetivo aussi de terra florestada, bancos de nível, zimbros mil anos de idade, e uma rica variedade de mamíferos e aves, incluindo dezessete espécies de aves de rapina que montam os sempre presentes ventos.
Canyons da Escalante
Ao norte do banco Fiftymile é o Plateau Aquarius, Dominado pela montanha Boulder 11.000 metros. Para o leste encontra-se uma extensão de pálido arenito Navajo Tudo que o rio Escalante e seus afluentes, que desce a partir da plataforma já esculpida em um labirinto de cânions. Escalante CanyonsIn este território árido, é, ironicamente, a água que mais tem feito para moldar a paisagem.
Objetivo desta terra de surpresas do rock em gargantas profundas ao longo dos córregos salpicada de sol, mundos ciliares exuberantes florescer. Choupos, ancião caixa, salgueiros, carvalhos de Gambel, ea tamargueira frequentemente introduzidas formar moitas impenetráveis. Recantos sombreados e paredes rochosas rebaixadas revelam jardins suspensos, alimentada por gotejamento escoa. A partir de um alto borda na parede do desfiladeiro flutua o diminuendo assombração da canção de um canyon carriça.
A entrada no monumento nacional TEM duas estradas pavimentadas: Highway 89 da área de água Kanab / Big e Highway 12 de Escalante / Boulder. Todos os outros caminhos são bastante primitivos e remotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…