OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : VILA VELHA / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.517 / 5.570) POPULAÇÃO: 501.325 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 31 de janeiro de 2021

VILA VELHA / ESPÍRITO SANTO / BRAZIL (5.517 / 5.570) POPULAÇÃO: 501.325 PESSOAS (IBGE 2020)



Aqui você vai encontrar tudo que precisa para conhecer esta bela cidade. Compras, agroturismo, história, praias, ecologia, tradições locais, gastronomia e serviços fazem parte do conteúdo que vai te apresentar Vila Velha.
imagem - PMVV




imagem - PMVV
BEM VINDO A CIDADE DE VILA VELHA, ES. A MAIS ANTIGA DO ESPÍRITO SANTO.
imagem - ?
PRAIA DA COSTA EM VILA VELHA, ES
imagem - Wikipédia
imagem - Wikipédia
PRAIA DE ITAPOÃ EM VILA VELHA, ES
Com faixa de areia larga e ondas fortes, Itapoã exibe água limpa e infraestrutura completa, além de bares, restaurantes e casas noturnas. Para completar a bela composição, uma colônia de pescadores mantém as tradições. Já os adeptos da pesca de arremesso encontram nessa praia boa variedade de espécies. Aqui estão, ainda, as praias do Pompeia e da Pedrinha, famosos picos de ondas.
imagem - Eupídio Justino de Andrade
imagem - Eupídio Justino de Andrade
PRAIA DE ITAPARICA NA CIDADE DE VILA VELHA, ES
imagem - Wikipédia
PARQUE DA PRAINHA EM VILA VELHA, ES
Local com muita história, cercado por árvores e mar. Foi na praia que margeia o parque que no dia 23 de maio de 1535 ancorou a caravela Glória. Nela estavam o donatário da então Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, e outros 60 homens que ali fundaram a Vila do Espírito Santo. Começou, assim, a história do Estado
Hoje, o parque conta com uma vista espetacular para a baía de Vitória e possui extenso gramado que abriga alguns dos principais eventos da cidade, como o Festival do Chocolate, a Festa da Cidade, Feira da Terra e Festa da Penha. No seu entorno estão construções históricas como o Convento da Penha, a Igreja do Rosário e o Forte São Francisco Xavier da Barra, formando o conjunto do Sítio Histórico da Prainha, onde também se encontra a Praça Almirante Tamandaré, um belo espaço contemplativo.
imagem - PMVV
imagem - PMVV
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
imagem - Wikipédia
MUSEU FERROVIÁRIO NA CIDADE DE VILA VELHA, ES
Antiga estação Pedro Nolasco, que liga a o Espírito Santo a Minas Gerais. Localizada as margens da baia de Vitória. Foi construída em 1927, com o nome Estação São Carlos.
ENDEREÇO: Rodovia Alípio Gomes - São Torquato.
CONTATO: (27) 3333 2484
imagem - Wikipédia
CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
PRAIA DO COSTA EM VILA VELHA, ES
TEATRO MUNICIPAL DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
O Teatro Municipal de Vila Velha foi inaugurado em 1992 e atualmente o espaço possui plateia com capacidade para 300 pessoas. É no Teatro Municipal que funciona a maior escola de teatro aberta à comunidade, o Grupo Experimental de Teatro Amador (Geta).
BOULEVARD SHOPPING EM VILA VELHA, ES
CONVENTO DA PENHA NA CIDADE DE VILA VELHA, ES
Principal monumento religioso do Estado, o Convento da Penha começou sua história em 1562, com Frei Pedro Palácios, quando foi construída uma capela dedicada a São Francisco. No cume do morro, posteriormente, foi erguida a Capela das Palmeiras, depois que, segundo a lenda, um quadro com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias, trazido por ele de Portugal em 1558, sumiu diversas vezes de uma gruta e só era encontrada no alto do morro - onde hoje está o convento.


O quadro com a imagem de Nossa Senhora da Penha chegou em 1569. A pequena capela teve sua primeira modificação concluída em 1660, quando passa a ser conhecida como convento. Em 1750 foi iniciada sua ampliação, resultando em uma das mais belas construções do Brasil Colonial. É possível subir o morro, que tem 154 metros de altitude, de carro, ou andando pela ladeira da penitência, antigo caminho aberto pelos índios. O Convento da Penha foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943.
imagem - Wikipédia
imagem - PMVV
imagem - PMVV
CAPELA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM VILA VELHA, ES
A capela foi construída no topo de um morro em frente à Praia da Baleia, na Ponta da Fruta. De acordo com historiadores, a igreja, erguida na década de 1940, seria o resultado do pagamento de uma promessa de um imigrante italiano que se refugiou na região de Ponta da Fruta.
imagem - PMVV
FAROL DE SANTA LUZIA NA CIDADE DE VILA VELHA, ES
Inaugurado em 1871, o farol possui 17 metros de altura e está localizado em um terreno rochoso de encosta e íngreme, na ponta de Santa Luzia. A iluminação, que inicialmente era feita a querosene, hoje conta com lâmpadas de 3.000 watts, com alcance de 32 milhas marítimas e sistema elétrico produzido na França.
Ainda em funcionamento, o equipamento é um dos responsáveis pela orientação da navegação na região, que envolve o tráfego de grandes navios nos portos de Vila Velha, Tubarão e Vitória. Pertence à Capitania dos Portos do Espírito Santo e constitui uma área de segurança. O local encontra-se temporariamente fechado para visitação.
imagem - PMVV
IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
A edificação foi erguida entre 1900 e 1913 na Barra do Jucu utilizando alvenaria de pedra e cobertura de telhas com forro de madeira, recentemente substituída por PVC, além de piso de ladrilho cerâmico. Depois de visitar a igreja aproveite para conhecer a antiga Ponte da Madalena, construída em 1896, que liga o bairro à reserva de Jacarenema.
imagem - terracapixaba.com
BATALHÃO DE INFANTARIA DE VILA VELHA, 
imagem - C. Mariano
IGREJA DO ROSÁRIO DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
É a igreja mais antiga do Estado e, talvez, do Brasil. Sua construção começou em 1535, pelo donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Com a ajuda do jesuíta Afonso Brás e do irmão leigo Simão Gonçalves, a igreja, que possui pisos de ladrilhos hidráulicos e aspectos barrocos (adquiridos no século XVIII), recebeu o acréscimo de uma nave maior, construída em pedra, hoje com três altares.
Em 1751 o templo ganhou em seu altar-mor uma Pedra D´Ara, com relíquias (como os fragmentos de ossos) dos mártires São Colombo e São Liberato, conforme Diploma do Vaticano autenticado. Em 1950 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
imagem - PMVV
PONTE QUE LIGA VILA VELHA A VITÓRIA EM VILA VELHA, ES
imagem - Massad
População estimada 2016 (1) - 479.664
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 209,965
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.973,59
Código do Município 3205200
Gentílico - vila-velhense
Prefeito 2017 / MAX FREITAS MAURO FILHO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
Seu nome deve-se ao apelido dado pela população quando a sede da capitania foi transferida para a Ilha de Vitória (1549/ 1550)

Gentílico: vila-velhense
HISTÓRICO DA CIDADE DE VILA VELHA, ES
O território hoje pertencente ao município era habitado originalmente pelos índios goitacás e tupiniquins. Sua história remonta ao segundo quartel do século XVI, quando Fernandes Coutinho, em 1534, se o tornou donatário de uma das capitanias de terra brasileira.
Embarcou na caravela "Glória", com cerca de sessenta pessoas, tendo por companheiros os fidalgos Simão de Castelo Branco e Jorge de Menezes.

Em 23-05-1535, a nau ancorou numa enseada entre o morro Moreno ou João Moreno e a Ponta do Tubarão ou Piraém, no local posteriormente conhecido como Prainha de Vila Velha. Deram à terra a denominação de Espírito Santo, pois era o dia de Pentecostes.
Iniciado o povoamento surgiram as primeiras construções culturais, quatro engenhos de açúcar e um forte em Piratininga, onde hoje se encontra o quartel do 3º Batalhão de Caçadores. Tempos depois, a praça de guerra foi reconstruída, recebendo o nome de São Francisco Xavier.
Há controvérsias em torno das viagens de Fernandes Coutinho à Metrópole. Em 1549, de regresso ao Brasil, encontrou a Capitania em completo desmando; os tupiniquins, aliados aos goitacás haviam entrado em luta contra os povoadores, queimando engenhos e fazendas e matando Jorge Menezes e seu substituto, Simão Castelo Branco.
Na ilha, a povoação passou a ser chamada de Vila Nova, ao passo que no continente, no correr dos tempos, o núcleo primitivo se tornava conhecido como Vila Velha.
Os goitacás tornaram a atacar. Em 1551, em face das inúmeras dificuldades, o donatário transferiu a sede do governo para a ilha de Vitória, que recebeu o nome de Vila Nova do Espírito Santo, mais tarde de Nossa Senhora da Vitória.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO

Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Vila Velha / Wikipédia / 

Conheça Roraima



OS SONHOS QUE SONHEI
ENTULHO DE PESSOAS
Estava com dificuldades de respirar. Não conseguia me mexer direito. Com muito esforço e na tentativa de respirar, consegui tirar o que estava em cima de mim. Era um amontoado de pessoas, que vinham escorregando uma ladeira abaixo. Era como se fosse um monte de entulho. Sai daquele monte de gente onde todos pareciam estar dormindo. Estava anoitecendo. Sai correndo e algumas pessoas que estava ali, olhando aquele amontoado de gente descer a ladeira, usavam uma corda para dar lambadas no meu pé. A corda batia no pé e doía muito. Corri até chegar numa outra rua. Peguei uma corda e fui fazer o mesmo, para me defender e assim, poder salvar aquele monte de gente que estavam descendo a ladeira, como se fossem um monte de lixo. 


Correndo e tacando a corda nas pessoas, e elas em mim, sempre nós pés, consegui chegar ao alto da rua. Mas não vi mais aquele monte de gente. Desci outra rua, onde também as pessoas tacavam a corda no meu pé. Até chegar lá em baixo. Já não via mais ninguém e as tais pessoas não as vi mais. Fui correndo por uma rua plana e comprida. Quanto mais eu corria, mais rua tinha para correr. Até que cheguei numa ponte. Olhei lá em baixo e vi aquele monte de gente indo rio abaixo. Todos ainda desacordados. Pulei da ponte, para poder salvá-los. 


Caí bem em cima deles. No cair, afundei no meio daquelas pessoas. Fiquei novamente sem ar e não conseguindo me mexer. Depois de muito esforço, percebi que não conseguiria escapar dali. Já sem força e não conseguindo respirar, desacordei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL