OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 12/02/12

domingo, 2 de dezembro de 2012

Canoas, Rio Grande do Sul - Terra do avião

















A gastronomia, compras e entretenimento também eh um forte na cidade. Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções.



Fundação cultural de Canoas, RS


Foto - PMC
CANOAS, RS HOJE
Distante 13,5 quilômetros de Porto Alegre, Canoas tem área de 131 quilômetros quadrados e população de 339.979 habitantes, conforme Censo do IBGE de 2014. O município é um dos polos industriais mais importantes do Brasil, com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre, e 25º entre todas as cidades brasileiras. A economia canoense baseia-se em serviços, comércio, indústria da transformação e logística. A expansão imobiliária do município é crescente.
Foto - PMC
CANOAS, RS TEM
Gastronomia, compras e entretenimento. Uma ampla rede gastronômica oferece centenas de opções aos visitantes, com churrascarias, galeterias, buffets, frutos do mar, cozinha chinesa, japonesa e comidas típicas de outros estados brasileiros, além de pizzarias e fast-food para atender especialmente o público jovem.



As alternativas de compras também são diversificadas em shopping e centros comerciais. O Brique do Corvo, aos domingos, no Parque Getúlio Vargas, oferece artesanato e produtos típicos. A rede hoteleira dispõe de cerca de 1.500 leitos.
Foto - PMC
PAIXÃO POR AVIÕES
Sede do 5º Comando Aéreo Regional (Comar) e de uma Base Aérea da FAB, Canoas também é conhecida como "terra do avião". Essa característica é demonstrada em duas praças e mais dois locais - Base Aérea e Ulbra - que exibem aeronaves como monumentos - a Praça Santos Dumont, no Centro, e a Praça da FAB, no bairro Fátima. A cada ano, no dia 12 de outubro, a Base Aérea realiza a Expoaer, que atrai milhares de pessoas da região.
Foto - PMC
TURISMO EM CANOAS, RS
Turismo voltado à natureza (ecoturismo, náutico e pesca)
Lazer ao ar livre
A cidade tem 113 praças oficiais e dez áreas públicas com equipamentos de lazer. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes, canoenses e visitantes têm estruturas ideais para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais. No Getúlio Vargas está instalado o Minizoo. Cinco bibliopraças e duas biblioparques funcionam nesses locais.



A Praia do Paquetá, no Rio dos Sinos, é tradicionalmente frequentada por apreciadores da natureza. No Parque Municipal Getúlio Vargas há o Relógio Biológico, com plantas e horários indicados para ingestão dos chás, no período do dia em que o órgão doente está potencializado.
Foto - PMC
TURISMO CULTURAL EM CANOAS, RS
História preservada
Canoas preserva seu patrimônio histórico. Cinco prédios já foram tombados: a antiga estação de trens, a Casa dos Rosa, a Villa Mimosa, a Villa Nenê, a Casa Wittrock, o prédio da Prefeitura e a igreja matriz de São Luiz Gonzaga. A Casa das Artes Villa Mimosa, inaugurada em junho de 2012, é um centro cultural com atividades permanentes. Outros locais atrativos para visitantes são o pórtico, "túnel verde" e capela do Unilasalle, a capela da Ulbra e o Arquivo e Museu Histórico Hugo Simões Lagranha.


QUILOMBO URBANO CHÁCARA DAS ROSAS, TITULAÇÃO EM 30/10/2009.
Rua Doutor Sezefredo Azambuja, 947 - Marechal Rondon
MUSEU MUNICIPAL DE CANOAS, RS
Arquivo Histórico e Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105 - Centro
Foto - PMC
PRÉDIO HISTÓRICO TOMBADO DA ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM
Avenida Victor Barreto, 2301 - Centro
Neste local está previsto o centro de informações turísticas, novo espaço do Museu e Arquivo Histórico e sala de cinema.




Cidade Acolhedora
A população de Canoas é formada por diversas etnias, como italianos, alemães, árabes, palestinos, ucranianos, portugueses e africanos. A partir de 1950, a cidade passou a receber um grande número de pessoas de várias regiões do Estado, que buscavam melhores condições de trabalho e moradia. Até hoje, Canoas acolhe a todos, tanto os visitantes como aqueles que contribuem com seu desenvolvimento econômico, cultural e social.
Foto - PMC
TURISMO DE ESTUDO E INTERCÂMBIO EM CANOAS, RS
Como pólo de estudos e intercâmbio, também atrai milhares de alunos de toda região e visitantes de vários países.



Empreendimentos incentivados
O Parque Canoas de Inovação deverá ser implantado em cinco anos na Fazenda Guajuviras. O projeto, concebido pelo urbanista Jaime Lerner, prevê, ainda, um parque de preservação ambiental. A política de desenvolvimento econômico do município incentiva o empreendedorismo, fomenta a geração de empregos, a formação e qualificação dos recursos humanos. Interessados em investir na cidade têm atendimento ágil e centralizado no Escritório do Empreendedor.
Foto - PMC
AQUI O TREM DA TRENSURB
imagem - Wikipédia
BAIRRO GETÚLIO VARGAS EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
A BR 116 PASSANDO POR CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
PRAÇA DO AVIÃO EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
VISTA AÉREA DE CANOAS, RS
imagem - ?
GERAL
imagem - ?
IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
MATRIZ DE SÃO LUÍS GONZAGA EM CANOAS, RS
imagem - Arquidiocese
IGREJA DE SÃO PIO X EM CANOAS, RS
imagem - ?




IGREJA DA IMACULADA CONCEIÇÃO EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
CAPELA DA ULBRA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
RUA 15 DE JANEIRO EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
TAMBÉM A 15 DE JANEIRO
imagem - Sunriser
RUA URUGUAIANA EM CANOAS, RS
imagem - Canoas Photos
RUA TIRADENTES EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
RUA DO PARQUE UNIVERSITÁRIO
imagem - Wikipédia
RUA DOS IPÊS
imagem - Sunriser
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA / HOJE CASA DE CULTURA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia



imagem - ?
ENTORNO DA CIDADE DE CANOAS, RS
imagem - Sunriser
imagem - Wikipédia
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
RIO DOS SINOS EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
PRAIA DO PAQUETÁ EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
PARCIAL
imagem - ?
PARQUE ECOLÓGICO DE CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
TRILHA NO PARQUE EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser
TÚNEL VERDE EM CANOAS, RS
imagem - Sunriser



IPÊ NO PARQUE
imagem - Sunriser
ILHA DAS GARÇAS EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
imagem - Sunriser
MUSEU DA TECNOLOGIA EM CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
PARQUE UNIVERSITÁRIO DE CANOAS, RS
imagem - Wikipédia
COMPLEXO ESPORTIVO DA ULBRA
imagem - ?
TÚNEL NO POR DO SOL
imagem - Sunriser
PRAÇA
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?
PARCIAL
imagem - ?



TÚNEL COLORIDO
imagem - Sunriser
População estimada 2016 (1) - 342.634
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 131,096
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2.470,15
Código do Município 4304606
Gentílico - canoense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CANOAS, RS
DURANTE A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO QUE LIGAVA PORTO ALEGRE A SÃO LEOPOLDO, INAUGURADA EM 1874, UMA TIMBAÚVA (ENTEROLOBIUM CONTORTISILIQUUM) FOI APROVEITADA NA ANTIGA FAZENDA DE GRAVATAÍ PARA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES. O LUGAR PASSOU A SER CHAMADO DE CAPÃO DAS CANOAS, E DEU ORIGEM AO NOME DO POVOADO. ELA TAMBÉM É A ÁRVORE SÍMBOLO DO MUNICÍPIO
Gentílico: canoense
HISTÓRICO DA CIDADE DE CANOAS, RS
A história registra o ano de 1871 como o início do povoamento de Canoas, quando houve a inauguração do primeiro trecho da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Canoas pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. O major Vicente Ferrer da Silva Freire, então proprietário da Fazenda Gravataí, aproveitou a Viação Férrea para transformar suas terras em uma estação de veraneio. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.



Em 1908, Canoas é elevada a Capela Curada, tendo por órago (santo que dá nome à igreja) São Luiz Gonzaga. Em 1938, assume a condição de Vila e, no ano seguinte, torna-se cidade e sede de município. Em 1937, a instalação do 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), foi decisiva para a emancipação. O movimento emancipacionista foi liderado por Victor Hugo Ludwig, que levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no Estado, as razões da emancipação.
A origem do nome Canoas foi motivada pelo fabrico de canoas, dirigido pelo Major Vicente, destinadas ao Porto do Sobrado.
BANDEIRA DA CIDADE DA CIDADE DE CANOAS, RIO GRANDE DO SUL