OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 11/15/12

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Piranguinho, Minas Gerais - Capital brasileira do Pé-De-Moleque

















Alguns dos principais atrativos do município são a ponte entre Piranguinho e Itajubá, a estação ferroviária e a Praça Coronel Bráz
Foto - PMP
SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PIRANGUINHO. O ENGENHO DA SERRA / CAPITAL NACIONAL DO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - Robson Grilo
Capital Brasileira do Pé-De-Moleque - A cidade produz grande quantidade desta iguaria consumida em todo o Brasil. Alguns dos principais atrativos concretos do município são a ponte entre Piranguinho e Itajubá, que foi construída no final do século XIX, a estação ferroviária do distrito de Olegário Maciel, que apesar de ter sido desativada na década de 1970 ainda preserva sua arquitetura original da década de 1890.




A Praça Coronel Bráz, com seus jardins arborizados, sendo onde situa-se a Igreja Matriz de Santa Isabel, construída em 1945, e o Monumento Abraço, instalado em maio de 2006 em homenagem aos primeiros moradores de Piranguinho; o Marco Zero da cidade, próximo ao local onde tiveram início as obras da ferrovia, às margens do Ribeirão dos Porcos; e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1875. (Wikipédia)
imagem - ?
MONUMENTO AO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - PMP
imagem - ?
imagem - Robson Grilo
imagem - ?
BELÍSSIMO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
BAIRRO SANTA EFIGÊNIA
imagem - Robson Grilo
imagem - Eldo Brasil
A FAMOSA BARRACA VERMELHA QUE VENDE O DOCE
imagem - Daniel Barbosa Bruno
imagem - ?


imagem - ?
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Robson Grilo
CAMPO DE FUTEBOL
imagem - Robson Grilo
imagem - João Vitor C.
MATRIZ DE SANTA ISABEL
imagem - Robson Grilo
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
A igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1875, por Gregório Pereira Mota proprietário da fazenda do capote; era, portanto, uma igreja particular e por isso recebeu a denominação “Capela do Capote”. A rodovia foi aberta, passando a frente da capela em 1957. Em 2003 foi tombada pelo conselho municipal do patrimônio histórico e cultural. Fica no Bairro Capote
imagem - Robson Grilo
imagem - Robson Grilo
imagem - ?
EDIFÍCIO CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OLEGÁRIO MACIEL
Com 100 anos de existência, a estação ferroviária esbanja charme em sua arquitetura simples. Esse patrimônio tombado retrata a história do mais antigo distrito de Piranguinho. Fica no distrito de Olegário Maciel
Foto - PMP



imagem - ?
VAGÃO DO ARTESANATO
imagem - ?
MARCO ZERO DA CIDADE
Local onde foi instalado o engenho de serra as margens do ribeirão dos porcos para confecção dos dormentes para construção da ferrovia. Foi a partir daí que surgiu o povoado que mais tarde veio a se tornar a cidade de Piranguinho. Fica no centro
imagem - ?
BARRACA DO PÉ-DE-MOLEQUE
imagem - ?
PONTE DE FERRO
Localizada no limite do município com Itajubá, a história da ponte tem início no final do século XIX, aproximadamente por volta de 1882, quando do advento da estrada de ferro que ligaria Itajubá a Santa Rita do Sapucaí. Em três de março de 1896, com a inauguração da estação definitiva e o término da construção da ponte de ferro sobre o rio Sapucaí o trem deu sua primeira entrada em Piranguinho. Fica no bairro estação
imagem - ?
imagem - Robson Grilo
PONTE SOBRE O RIO SAPUCAÍ
imagem - João Vitor C.
PONTE DE ARCOS
imagem - ?
PRAÇA CEL. BRÁZ
Além de jardins arborizados e muito aconchegantes, é na praça Coronel Bráz que se localiza a matriz de Santa Isabel, padroeira da cidade, construída em 1945.
Em maio de 2006, foi instalado o monumento abraço no local onde foi construída a primeira igreja da cidade. O abraço é uma homenagem aos primeiros moradores de Piranguinho, que construíram a história da cidade. Fica no centro
imagem - ?
imagem - João Vitor C.



RUA DO BAIRRO ESTAÇÃO
imagem - Robson Grilo
imagem - Robson Grilo
População estimada 2016 (1) - 8.553
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 124,803
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 64,23
Código do Município 3151008
Gentílico - piranguinhense
Prefeito 2017 / HELENA MARIA DA SILVEIRA
ORIGEM DO NOME
"Piranguinho" é um termo formado pela junção de um termo tupi, pyrang ("vermelho") com o sufixo diminutivo da língua portuguesa, "inho". = vermelhinho (cor do doce de pé-de-moleque)

Gentílico: piranguinhense
HISTÓRICO
Piranguinho iniciou sua história no final do século XIX, quando o Brasil ainda era um Império governado por D. Pedro II. Nesta época, o país vivenciava a hegemonia da produção cafeeira que deslocava para a região sudeste os investimentos na modernização econômica. Ainda que muitos estudiosos focalizem o papel do café como único responsável pelo surto desenvolvimentista, sabe-se atualmente que a economia brasileira mostrava uma significativa diversificação.



Apesar de estarem voltados para o suprimento do mercado interno, esses outros produtos também foram responsáveis pelo desenvolvimento desse processo de modernização do Brasil. No intuito de facilitar o escoamento de produtos (principalmente agrícolas), estradas de ferro foram instaladas em diversas regiões do país, melhorando, inclusive, o sistema de comunicações e transportes. É, nesta conjuntura, diversas regiões de Minas Gerais assumiram novos contornos políticos, sociais e econômicos.
A região onde atualmente se localiza o município de Piranguinho, até meados do século XIX, era propriedade da Baronesa Leocádia de Lourenço e estava subordinada a São Caetano da Vargem Grande - atual Brazópolis.



Com os anos, a localidade acabou se tornando alvo de interesse por parte das autoridades responsáveis em desenvolver o projeto "Rede Mineira de Viação". Tal empreendimento visava à construção de uma estrada de ferro que ligasse Itajubá à Santa Rita do Sapucaí, estendendo a malha ferroviária a outras regiões do Estado.
Na referida época, a região era provida de ricas matas que continham madeiras de lei - tais como jacarandá, jequitibá, taiúva, pereira e outras - que poderiam ser úteis como dormentes na construção da ferrovia. Dessa forma, uma comissão constituída por encarregados - chefes do projeto - dirigiu-se à Baronesa no intuito de estabelecer uma espécie de parceria:



Leocádia ofereceria a madeira necessária às obras, bem como sua retirada, seu preparo e a mão-de-obra necessária; por fim, a proprietária construiria um engenho de serra movido à água para beneficiamento da madeira; a comissão construtora, por sua vez, se comprometeria a fornecer o projeto das instalações, a gerir a construção do engenho, retificar o curso do Ribeirão dos Porcos e represar suas águas permitindo o funcionamento do projeto. Foi dessa forma que a região acabou se tornando conhecida como "Engenho de Serra".



Apesar das divergências documentais a respeito da data em que são iniciadas as obras, sabe-se que a ferrovia começou a ser construída nos primeiros anos da década de 1880. A necessidade de trabalhadores para a empreitada naturalmente atraiu um número significativo de pessoas. Dessa forma, inúmeros barracos de madeira e casas de pau-a-pique foram surgindo em torno do engenho para abrigar os trabalhadores do "Engenho de Serra" e também os da estrada-de-ferro, dando origem, assim, a uma pequena povoação.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE PIRANGUINHO, MINAS GERAIS 
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PIRANGUINHO, MINAS GERAIS 



Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Piranguinho / Wikipédia /