OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 10/24/12

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

São Nicolau, Rio Grande do Sul - Conhecer a cidade eh desvendar e vivenciar a magia, lendas e crenças que envolve essa terra há quase 400 anos. Vem ver comigo:
















Conhecer a cidade eh desvendar e vivenciar a magia, lendas e crenças que envolve essa terra há quase 400 anos. Vem ver comigo:
foto - PMSN
Conhecer a história de São Nicolau é desvendar e vivenciar a magia que envolve essa terra há quase 400 anos. Sua história, suas lendas, crenças e seu povo são heranças vivas de uma experiência única no mundo.
foto - PMSN
São Nicolau foi das reduções mais alegres e sua igreja era uma das mais bonitas, afirmou o escritor botânico francês Auguste de Saint Hilaire, que por aqui passou em viagens de estudos, em 1821.
São Nicolau foi redução de elevado índice de desenvolvimento cultural. Seu povo se desenvolveu na religião, música, cantos, dança teatro, desenhos, pinturas e esculturas.
foto - PMSN
Sítio Arqueológico da Redução de São Nicolau
Onde se localizava a Igreja da Redução, que preserva o piso original, parte das paredes externas em pedras de arenito, parte de suas colunas de sustentação, alicerce, altar-mor; os remanescentes do Cabildo, a adega e o sistema de esgoto da Redução.
foto - PMSN
Piso original da Igreja da redução em São Nicolau, Rio Grande do Sul
imagem - Léo Figueiredo
Remanescentes da Igreja da Redução com a parede lateral e piso originais, em São Nicolau, RS
foto - PMSN
BEM VINDO A CIDADE DE SÃO NICOLAU. ÚNICA COM ADEGA JESUÍTICA ORIGINAL.
AQUI NA COMEMORAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?
A CIDADE DE SÃO NICOLAU, RS NAS PLANÍCIES GAÚCHA
foto - ?
ESCOLHA DA RAINHA DO MUNICÍPIO
foto - ?
FESTA COMEMORANDO A SEMANA DO MUNICÍPIO
foto - ?

ROMARIA DAS ÁGUAS EM SÃO NICOLAU, RS
foto - ?
RUA ARBORIZADA COM CANTEIRO CENTRAL
foto - ?
CASA DE PEDRA EM SÃO NICOLAU, RS
Construída toda com pedras da antiga redução. 
Tombada Patrimônio Histórico do Estado do RS pelo IPHAE. 
Não há cobrança de ingresso para visitação
imagem - Léo Figueiredo
SECRETARIA DA AGRICULTURA
foto - ?
PASSO DO PADRE EM SÃO NICOLAU, RS
O Passo do Padre fica as margens do Rio Uruguai, em Santo Izidro, a 24 km do município. Foi neste local que nasceu o Rio Grande. Lá, o padre Roque Gonzáles rezou a primeira missa, em 03 de maio de 1626 e também foi por onde passou o primeiro gado introduzido no Rio Grande do Sul pelo Padre Cristóvão de Mendonça e Orelhana, em 1634.
foto - PMSN
AQUI A UMA POUSADA DA CIDADE
imagem - ?
ADEGA JESUÍTICA EM SÃO NICOLAU, RS
São Nicolau possui a adega jesuítica construída em pedra de arenito, que é a única em todos os povos da margem oriental do Rio Uruguai e encontra-se em ótimo estado de conservação. 
Não há cobrança de ingressos para visitação.
foto - PMSN
CAPTAÇÃO DE ÁGUA
imagem - ?
MUSEU HISTÓRICO MISSIONÁRIO EM SÃO NICOLAU, RS
POSSUI ACERVO COM PAINÉIS, VITRINES COM FRAGMENTOS DA CIVILIZAÇÃO MISSIONEIRA, PROVENIENTES DAS ESCAVAÇÕES REALIZADAS NAS RUÍNAS JESUÍTICAS DE SÃO NICOLAU. 
VISITAÇÃO: DE SEGUNDAS A SEXTAS FEIRAS DAS 8 ÀS 12H, E DAS 13:30 ÀS 17H.
imagem - ?


foto - ?
SÍTIO ARQUEOLÓGICO CABILDO EM SÃO NICOLAU, RS
ÚNICO SÍTIO ARQUEOLÓGICO MISSIONEIRO QUE CONSERVA AS RUÍNAS DO CENTRO ADMINISTRATIVO DA REDUÇÃO JESUÍTICA. UM ESPÉCIE DE PREFEITURA. ONDE UMA ÁRVORE CENTENÁRIA – GÊNERO FICUS, NOME POPULAR: FIGUEIRA – SE ENRAIZOU EM UMA PAREDE E SUAS RAÍZES SE ESTENDERAM ATÉ A OUTRA PAREDE FICANDO UMA PORTA DE ENTRADA PELO MEIO DA ÁRVORE.
imagem - Valfredo Neves
imagem - Valfredo Neves
SALA DE EXPOSIÇÃO
“Fragmentos de uma civilização”
A exposição foi organizada no ano de 1988, pela Arqueológa Vera Thadeu, totalmente voltada para a arte guaranítica. A exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do IPHAN no ano de 1979, identificadas e tombadas pelo instituto e posteriormente colocadas em exposição. Pode-se apreciar na mostra “Fragmentos de uma civilização”.


Há três vitrinas compostas de cerâmica guaranítica, uma vitrina de materiais de ferro originadas da fundição de ferro jesuítica, uma vitrina com amostras de piso, amostras de lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito há duas pias batismais, esculpidas por indígenas e fotos do período das escavações feitas pelo IPHAN.
foto - PMSN
SOBRADO DA FAMÍLIA SILVA
O Sobrado da Família Silva é uma obra de grande valor histórico e arquitetônico por ter sido construído todo com pedras da Redução. O Sobrado pertenceu ao Coronel Inocêncio Silva, filho de açorianos, que foi Coronel da Guarda Nacional. Segundo relatos o Sobrado foi construído antes da guerra de 1914. O planejamento e execução da obra foram feito por dois engenheiros imigrantes da Polônia.


O Sobrado foi cenário para recepções e reuniões festivas, acolheu visitantes ilustres e também serviu de palco para reuniões que culminaram com a Coluna Prestes.
O projeto de restauro está pronto e iniciará a fase de captação de recursos.
Não há cobrança de ingressos.
foto - PMSN
ÁREA RURAL DE SÃO NICOLAU, RS
foto - ?
ROMARIA DAS ÁGUAS
foto - ?
imagem - Rosane Nunes
PRAÇA ROQUE GONZALES
imagem - Rosane Nunes
PARTE DO PISO E ALTAR DA ANTIGA IGREJA
imagem - Rosane Nunes
imagem - ?
Imagens Sacras 
Encontram-se na Igreja Matriz, que está localizada em frente à Praça padre Roque Gonzáles de Santa Cruz. Dentro da Igreja, podemos apreciar três imagens sacras da Estatuária Jesuítica de São Nicolau. As imagens são: Santo Antonio, Santo Izidro e Senhor dos Passos. 
Informações pelo fone da Igreja : 55 3363 1208 ou Secretaria Municipal de Turismo 55 3363 2132
foto - PMSN
A MISS SÃO NICOLAU
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 5.704
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 485,354
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,80
Código do Município 4319208
Gentílico - são-nicolauense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE SÃO NICOLAU, RS
FOI ESCOLHIDO O NOME DE SÃO NICOLAU, POR SER UM SANTO DA IGREJA CATÓLICA AO QUAL SE ATRIBUI A FIGURA DO PAPAI NOEL.
Gentílico: são-nicolauense
HISTÓRICO DE SÃO NICOLAU, RS
São Nicolau foi fundada em 1626, pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, sendo a primeira Redução Jesuítica da Companhia de Jesus, localizada na chamada Banda Oriental do Rio Uruguai.
Os primeiros habitantes da região foram índios tupi-guaranis, povo dócil por natureza, favorecendo o trabalho de catequese dos padres da Companhia de Jesus.


No início de 1683, a Bandeira de Francisco Bueno investe contra as Reduções. Os portugueses levam consigo 2.000 índios, compondo então o primeiro ciclo de evangelização jesuítica. Em 2 de fevereiro de 1687 funda-se novamente São Nicolau, contando com cerca de 3.000 índios, todos provenientes da Planície Argentina.
Foi escolhido o nome de São Nicolau, santo da Igreja Católica ao qual se atribui a figura do Papai Noel.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO NICOLAU, RIO GRANDE DO SUL
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO NICOLAU, RIO GRANDE DO SUL