Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2012

Postagem em destaque

A "IRLANDA" RICA, CULTURAL E BELA EH O DESTINO PREFERIDO DOS INTERCAMBISTAS BRASILEIROS QUE LÁ SE SURPREENDEM

LINHA DO TEMPO DA "IRLANDA" / WORLD 
O Castelo de Dublin, localizado na capital, foi a sede do governo britânico até a década de 1920. Hoje, é um dos grandes pontos turísticos da cidade, além de abrigar conferências Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes. A "…

O CONVITE

BOI CAPRICHOSO / GUARDIÃO DA FLORESTA

BOI CAPRICHOSO, REPRESENTADO PRINCIPALMENTE PELA COR AZUL, É UMA DAS DUAS AGREMIAÇÕES QUE COMPETEM ANUALMENTE NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, NO AMAZONAS. A HISTÓRIA
O BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO TEM SUA HISTÓRIA ATRELADA A UMA FAMÍLIA. A PROFESSORA E FOLCLORISTA PARINTINENSE ODINÉIA ANDRADE AFIRMA QUE O BUMBÁ FOI FUNDADO EM 1913 PELOS IRMÃOS RAIMUNDO CID, PEDRO CID E FÉLIX CID. OS TRÊS TERIAM MIGRADO DO MUNICÍPIO DE CRATO, NO CEARÁ, PASSANDO PELOS ESTADOS DO MARANHÃO E PARÁ, ATÉ CHEGAREM À ILHA, ONDE FIZERAM UMA PROMESSA A SÃO JOÃO BATISTA PARA OBTEREM PROSPERIDADE NA NOVO MUNICÍPIO.  ISSO FOI MOTI­VADO PELAS INFLUÊNCIAS RECEBIDAS PELOS CID DURANTE A TRAJETÓRIA ATÉ A ILHA, QUANDO PUDERAM CONHECER VÁRIOS FOLGUEDOS JUNINOS POR ONDE PASSARAM. DUAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS CHAMARAM A ATENÇÃO: O BUMBA-MEU-BOI, MARANHENSE, E A MA­RUJADA PARAENSE. ANDRADE (2006)  AFIRMA QUE O BOI CAPRICHOSO ASSIMILOU ELEMENTOS DESSES DOIS FOLGUEDOS, UMA VEZ QUE O BUMBÁ ADOTOU COMO CORES OFICIAIS O AZUL E O BRANC…

BOI GARANTIDO / "GARANTO QUE NÃO QUEBRA"

O BOI GARANTIDO É UMA DAS DUAS AGREMIAÇÕES FOLCLÓRICAS QUE COMPETEM ANUALMENTE NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, NO AMAZONAS.
COMO TUDO COMEÇOU NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX, A AMAZÔNIA RECEBEU UM GRANDE FLUXO MIGRATÓRIO DE NORDESTINOS DEVIDO ÀS CONSTANTES SECAS NESTA REGIÃO. OS IMIGRANTES TAMBÉM ERAM ATRAÍDOS DEVIDO AO APOGEU DO CICLO DA BORRACHA. DENTRE ESSES, UM GRANDE NÚMERO DE MARANHENSES CHEGOU À REGIÃO TRAZENDO O COSTUME DAS BRINCADEIRAS DE BOI, (NO MARANHÃO CONHECIDOS COMO BUMBA-MEU-BOI. RESSALTANDO QUE FOI NESTE ESTADO QUE SE ORIGINARAM AS BRINCADEIRAS DESSE RITMO). UM DE SEUS DESCENDENTES, LINDOLFO MONTEVERDE, NASCEU EM PARINTINS EM 1902 E CRESCEU ADMIRANDO OS FOLGUEDOS QUE HAVIA NA CIDADE.
EM 1913 MONTEVERDE AOS 11 ANOS DE IDADE, DECIDIU CRIAR SEU PRÓPRIO BOIZINHO DE CURUATÁ COM O QUAL BRINCAVA COM CRIANÇAS DE SUA IDADE - UM CHAMADO BOI-MIRIM, QUE ATÉ HOJE É MUITO COMUM NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, EM 1920,DEVIDO A UMA GRAVE DOENÇA, FEZ UMA PROMESSA A SÃO JO…

PERNAMBUCO / "FREVO" PATRIMÔNIO CULTURAL

O FREVO É UM RITMO MUSICAL E UMA DANÇA BRASILEIRA COM ORIGENS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, MISTURANDO MARCHA, MAXIXE E ELEMENTOS DA CAPOEIRA. SURGIDO NA CIDADE DO RECIFE NO FIM DO SÉCULO XIX, O FREVO CARACTERIZA-SE PELO RITMO EXTREMAMENTE ACELERADO. MUITO EXECUTADO DURANTE O CARNAVAL, ERAM COMUNS CONFLITOS ENTRE BLOCOS DE FREVO, EM QUE SAÍAM À FRENTE DOS SEUS BLOCOS PARA INTIMIDAR BLOCOS RIVAIS E PROTEGER SEU ESTANDARTE.
PODE-SE AFIRMAR QUE O FREVO É UMA CRIAÇÃO DE COMPOSITORES DE MÚSICA LIGEIRA, FEITA PARA O CARNAVAL. OS MÚSICOS PENSAVAM EM DAR AO POVO MAIS ANIMAÇÃO NOS FOLGUEDOS. NO DECORRER DO TEMPO, A MÚSICA GANHOU CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.
DA JUNÇÃO DA CAPOEIRA COM O RITMO DO FREVO NASCEU O PASSO, A DANÇA DO FREVO.
ATÉ AS SOMBRINHAS COLORIDAS SERIAM UMA ESTILIZAÇÃO DAS UTILIZADAS INICIALMENTE COMO ARMAS DE DEFESA DOS PASSISTAS QUE REMETEM DIRETAMENTE A LUTA, RESISTÊNCIA E CAMUFLAGEM, HERDADA DA CAPOEIRA E DOS CAPOEIRISTAS, QUE FAZIAM USO DE PORRETES OU CABOS DE VELHOS GUARDA-CHUVAS COMO …

AS 10 MARAVILHAS DA NATUREZA QUE SÓ O BRAZIL TEM

Como já disse muito acertadamente Jorge Ben, o Brasil é mesmo um país “abençoado por deus, e bonito por natureza”. Por isso, tem destinos de tirar o fôlego e para todos os gostos. Praias, cachoeiras, serras e outras paisagens estonteantes fazem parte dos dez paraísos ecológicos trazidos para você pelo terra E você, qual outro incluiria nesta lista?
BONITO, MS

BONITO, NO MATO GROSSO DO SUL, NÃO PODERIA TER UM NOME MAIS ADEQUADO. CACHOEIRAS, CAVERNAS, RIOS E LAGOS DE ÁGUAS CRISTALINAS COMO O RIO DA PRATA E O LAGO AZUL  FAZEM PARTE DO LEQUE DE ATRAÇÕES. BONITO É UM DOS PRINCIPAIS DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL, COM ATIVIDADES COMO RAPEL, RAFTING E MERGULHO.
LENÇÓIS MARANHENSES, MA A 250 DE SÃO LUÍS, CAPITAL DO ESTADO, OS PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES TEM 270 KM² DE DUNAS E LAGOAS DE ÁGUA DOCE FORMADAS PELA ACUMULAÇÃO DAS CHUVAS E CRIANDO PAISAGENS IMPRESSIONANTES. PARAÍSO ECOLÓGICO, O PARQUE TEM TAMBÉM RIOS, MANGUEZAIS E BELAS PRAIAS.
CHAPADA DOS VEADEIROS, GO SITUADA NO NORDESTE …