Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2012

VOLTA GRANDE / MG - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

ESTA EH A ESTAÇÃO DA CIDADE DE VOLTA GRANDE QUE FICA BEM NA DIVISA COM O ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
imagem - Carlos Latuff

ASSIM COMO A MAIORIA DAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS, ESTA AQUI TAMBÉM ESTA DESATIVADA.
imagem - Jansen C. O.

-->

MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE - CACHOEIRINHA DE SANTO ANTÔNIO

BEM VINDO AO DISTRITO DE MONSENHOR JOÃOALEXANDRE. TAMBÉM CONHECIDO COMO A CACHUEIRA DE SANTANTÔIM.
EÇA AI QUI OÇEIS TÃO VENU EH A MATRIZ DE SANTANTÔIM. FICA NEÇA PRAÇA QUI EH BEM BUNITA. fotu - du Thymonthy Becker
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE TEM APROXIMADAMENTE 1.250 HABITANTES. INFORMAÇÃO DE MORADOR - O DISTRITO ESTA À 814 km DE BRASÍLIA MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE ESTA Á 152 km DE BELOZONTE ESTE DISTRITO FICA À 69 km DE DIVINÓPOLIS HISTÓRIA
MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE OU, CACHOEIRINHA, COMO EH CONHECIDO, NASCEU COMO A MAIORIA DOS POVOADOS E DISTRITOS DAS MINAS GERAIS.  PROCURANDO UM LOCAL ONDE TENHA ÁGUA COM FARTURA E BOA TERRA PARA SE PLANTAR, AVENTUREIROS E TROPEIROS DESBRAVAM O SERTÃO MINEIRO E, AO ENCONTRAREM O LOCAL QUE JULGAM APROPRIADO, FIXAM ALI UMA CASA DE POUSADA. ASSIM, OUTROS VÃO SE JUNTANDO A ESTE E COMEÇAM A FORMAR O POVOADO. ORIGEM DO NOME
O NOME EH UMA HOMENAGEM AO MONSENHOR JOÃO ALEXANDRE, RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, PADROEIRA DO LOCAL. CACHOEIRINHA EH UMA AP…

VOLTA GRANDE - A JOIA PERDIDA

SEJA MUITO BEM VINDO A JÓIA PERDIDA DA ZONA DA MATA. BEM VINDO A VOLTA GRANDE. TERRA DO CINEASTA HUMBERTO MAURO.
foto - Thymonthy Becker
HISTÓRIA DA CIDADE
Segundo consta, os primeiros povoadores devem ter atingido o território do atual Município de Vota Grande em fis do século XVIII. O núcleo primitivo da atual cidade teria surgido em torno de uma fazenda. Seu desenvolvimento inicial está ligado a cultura cafeeira que aí se expandiu no século XIX.
Há evidências de que o povoado, por volta de 1870, já apresentava certas importância. A inauguração na localidade da estação da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1874,que contou com a presença do Imperador Pedro II, foi de fato bastante significativo para o crescimento econômico do núcleo populacional e da região.
O povoado, que pertencera anteriormente aos municípios de Mar de Espanha a Leopoldina, foi elevado a distrito pelo decreto nº 404, de 5 de março de 1891 e incorporado ao Município de Além Paraíba. Por força do Decreto-Le…

RIBEIRÃO VERMELHO - TERRA DOS "CORTEZ"

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAIS. SEJA BEM VINDO A RIBEIRÃO VERMELHO. CIDADE DO MAIOR COLISEU DAS AMÉRCIAS.
foto - ?
HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado nasceu em 1886, na margem oposta à foz do ribeirão Vermelho com o rio Grande, em terras de Ana Custódia do Nascimento. Ali aportou o negociante Antônio Lúcio, que ajudou a inaugurar o povoado com a denominação de Porto Alegre. Em 1888, com a construção da estação de ferro Ribeirão Vermelho, o povoado passa a ser conhecido pelo nome atual. Em 1901, cria-se o distrito, elevado à categoria de município em 1948, desmembrando-se de Lavras.

É o menor município do Estado, com apenas 40 km2 de território.
O crescimento, tanto populacional quanto econômico, está ligado à implantação da ferrovia na região, pois a Estrada de Ferro Oeste de Minas ali construiu pontes, facilitou e incrementou o comércio e propiciou oportunidades de emprego. A areia é seu principal produto mineral, e a agricultura tem p…