Pular para o conteúdo principal

BAEPENDI / MG - TERRA DE LINDAS PAISAGENS

--CLIK AQUI E CONHEÇA OUTRAS CIDADES DAS MINAS GERAIS

--> BEM VINDO A CIDADE DE BAEPENDI. TERRA DAS CACHOEIRAS
imagem - ?

BAEPENDI TEM 18;307 HABITANTES
QUEM NASCE EM BAEPENDI EH: BAEPENDIANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 02 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.856
ORIGEM DO NOME
É CONTROVERTIDA A ORIGEM DO TOPÔNIMO BAEPENDI. SEGUNDO UNS, SERIA DERIVADO DE MBAE (COISA), PE (INTERROGATIVO) E NDE (TUA) E SIGNIFICARIA: QUE GENTE E ESSA (TUA) OU PERTENCE-TE ISTO? - PERGUNTA QUE TERIA SIDO FEITA A UM INDÍGENE PELOS PRIMEIROS CIVILIZADOS QUE ANDARAM PELA REGIÃO. PARA OUTROS - TEODORO SAMPAIO, INCLUSIVE -, E UMA CORRUPTELA DE MBAE-PINDI O LIMPO EM ALUSÃO A UMA CLAREIRA NA MATA MARGINAL DO RIO GRANDE, FACILITANDO O CAMINHO DOS DESCOBRIDORES. HÁ OUTRAS INTERPRETAÇÕES, TODAVIA.
HISTORIA
AS PRIMEIRAS REFERÊNCIAS SOBRE O TERRITÓRIO QUE ATUALMENTE COMPREENDE O MUNICÍPIO DATAM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XVII. SEGUNDO CERTOS AUTORES, A BANDEIRA DE ANDRÉ LEÃO, PARTINDO DE SÃO PAULO, EM 1601, SEGUIU O CURSO DO PARAÍBA, DESDE O LUGAR ONDE ATUALMENTE E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, ATÉ CACHOEIRA, E GALGANDO A SERRA DA MANTIQUEIRA, RUMOU PARA POUSO ALTO E BAEPENDI.
A PARTIR DESTA DATA, SEU NOME COMEÇA A APARECER NOS RELATOS DOS SERTANISTAS. EM 1646, JAQUES FÉLIX - OU FÉLIX JAQUES, SEGUNDO DIOGO DE VASCONCELOS - RECEBEU A INCUMBÊNCIA DE PROCURAR MINAS ANDOU PELOS SERTÕES DE GUARATINGUETÁ E CHEGOU ATÉ O PLANALTO DO RIO VERDE. DIZEM QUE BAEPENDI JÁ POSSUÍA, EM 1681, ALGUMA CRIAÇÃO.
EM ANO ANTERIOR A 1694, ANDOU TAMBÉM PELA REGIÃO BARTOLOMEU DA CUNHA, A PROCURA DAS RIQUEZAS ALI EXISTENTES.
QUANTO AO POVOAMENTO, ANTIGA TRADIÇÃO DIZ QUE EM 1692 ANTÔNIO DA VEIGA, SEU FILHO JOÃO DA VEIGA E MANUEL GARCIA PARTIRAM DE TAUBATÉ RUMO AO SERTÃO, PARA CAPTURA DE SILVÍCOLAS. EMPOLGADOS POR INFORMAÇÕES REFERENTES À EXISTÊNCIA DE OURO ALÉM DA SERRA DA MANTIQUEIRA, INCURSIONARAM PELO RIO VERDE E DERAM A UM TRIBUTÁRIO DESTE 0 NOME DE BAEPENDI.
ADMITE-SE QUE O DESBRAVADOR SE TENHA ESTABELECIDO NO LOCAL MAIS TARDE CONHECIDO COMO O ENGENHO. DEPOIS, ATRAÍDOS PELA NOTICIA DA DESCOBERTA DE OURO NAQUELAS PARAGENS, OUTROS COLONIZADORES FUNDARAM UMA PEQUENA POVOAÇÃO, A QUE DENOMINARAM BAEPENDI, E EDIFICARAM UMA CAPELA, SOB A INVOCAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT.
VISTA AÉREA DA CIDADE
imagem - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT
A IGREJA NOSSA SENHORA DE MONT SERRAT É TOMBADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL. ELA FOI ERGUIDA EM MEADOS DO SEC. XVIII, POR VOLTA DE 1754. LOCALIZA-SE NA PRAÇA PRINCIPAL DA CIDADE.
imagem - Luís Macedo
A MATRIZ NA PRAÇA
imagem - Luís Macedo
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
FRANCISCA PAULA DE JESUS, MAIS CONHECIDA COMO NHÁ-CHICA. SE DEDICOU À FÉ E À CARIDADE. ASSIM VIVEU ATÉ SEU FALECIMENTO EM 14 DE JUNHO DE 1895. SÃO ATRIBUIDOS A ELA DIVERSAS GRAÇAS ALCANÇADAS. ATUALMENTE, SEU PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO SE ENCONTRA NO VATICANO. A CAPELA CONSTRUIDA POR NHÁ-CHICA É CHAMADA DE SANTUÁRIO DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO.
imagem - Luís Macedo
IGREJA DO ROSÁRIO
imagem - Luís Macedo
IGREJA DO ROSÁRIO NO FIM DA RUA
imagem - Luís Macedo
CACHOEIRAS
BAEPENDI É UM CONVITE PARA SE DESLUMBRAR COM AS MAIS DE CINQÜENTA CACHOEIRAS QUE CERCAM A CIDADE.
POR ISSO INTEGRA O CIRCUITO TURÍSTICO DAS ÁGUAS DE MINAS GERAIS. A NATUREZA PRESERVADA NO MUNICÍPIO, ESTÃO CERCA DE 40% DO PARQUE ECOLÓGICO DO PAPAGAIO, É LOCAL IDEAL PARA FAZER TRILHAS E ACAMPAR EM PARADISÍACOS LUGARES.
imagem -  Wikipédia
imagem - ?
imagem - Clariane Pereira
imagem - Guilherme Quadros
imagem - ?
imagem - ?
CONHEÇA UM POUCO DA CIDADE DE BAEPENDI
imagem - ?
imagem - ?
imagem - Regi Santos
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
imagem - ?
O TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
imagem - Vinícius Antônio de Oliveira Dittrich
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo
imagem - Luís Macedo

imagem - Luís Macedo
imagem - Cláudio kanai
imagem - Luís Macedo
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem - Bruno Carvalho Leal
ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
imagem - Vinícius Antônio de Oliveira Dittrich
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…