Pular para o conteúdo principal

AS 10 MAIORES CACHOEIRAS DO MUNDO

É IMPOSSÍVEL FICAR INDIFERENTE DIANTE DE TANTA BELEZA. COM TODO SEU ESPLENDOR, A NATUREZA NOS PRESENTEIA COM CATARATAS DE TIRAR O FÔLEGO AO REDOR DO GLOBO. CONFIRA NOSSA SELEÇÃO COM AS DEZ MAIS INCRÍVEIS CACHOEIRAS DO MUNDO!
1. CATARATAS DO IGUAÇU, ENTRE BRASIL E ARGENTINA
NA FRONTEIRA ENTRE O  PARANÁ E A ARGENTINA FICA UM DOS PRINCIPAIS CARTÕES-POSTAIS BRASILEIROS E A MAIOR QUEDA D’ÁGUA EM VOLUME DO MUNDO, COM MÉDIA DE 1,3 MILHÕES DE LITROS POR SEGUNDO. RODEADAS PELAS ÁGUAS DO RIO IGUAÇU, AS 275 QUEDAS D’ÁGUA TÊM ALTURA ENTRE 60 M E 82 M. PARA VÊ-LAS É PRECISO ENTRAR NO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, CERCADO POR UMA PASSARELA DE 1,2 KM, QUE PROPORCIONA UMA BELA VISTA PARA A ATRAÇÃO.
2. CATARATAS VICTÓRIA, ENTRE ZÂMBIA E ZIMBABWE
É A MAIOR QUEDA D’ÁGUA DA ÁFRICA, COM UMA VAZÃO MÉDIA DE 1 MILHÃO DE LITROS POR SEGUNDO. LOCALIZADA NO RIO ZAMBEZI, ENTRE A ZÂMBIA E O ZIMBABWE, SEU TAMANHO TAMBÉM IMPRESSIONA: 1,7 KM DE LARGURA E ALTURA ENTRE 61 M E 128 M. ALÉM DA BELEZA INCONTESTÁVEL, A CACHOEIRA GUARDA DUAS CURIOSIDADES. A PRIMEIRA É QUE ELA É CONHECIDA COMO “MOSI-AO-TUNYA” NO IDIOMA LOCAL, QUE SIGNIFICA “FUMAÇA QUE TROVEJA”, EM PORTUGUÊS. A SEGUNDA, É QUE ELA FOI ENCONTRADA EM 1855 PELO EXPLORADOR ESCOCÊS DAVID LIVINGSTONE, QUE A BATIZOU EM HOMENAGEM À RAINHA VICTÓRIA. PROVA DE QUE NATUREZA TAMBÉM É CULTURA!
3. CATARATAS DO NIÁGARA, ENTRE EUA E CANADÁ
MAIS DE 12 MILHÕES DE PESSOAS VISITAM TODOS OS ANOS ESSE PEDAÇO DE PARAÍSO, QUE FAZ FRONTEIRA ENTRE A PROVÍNCIA CANADENSE DE ONTÁRIO E O ESTADO DE YORK, NOS EUA, POR MEIO DO LAGO ERIE. NÃO É À TOA QUE ELAS SE TORNARAM AS CACHOEIRAS MAIS FAMOSAS DA AMÉRICA DO NORTE, JÁ QUE AS TRÊS JUNTAS SOMAM UM VOLUME MÉDIO DE 4,5 MILHÕES DE LITROS POR SEGUNDO, QUE DESAGUAM NO RIO NIAGARA E TAMBÉM SERVEM COMO FONTE DE ENERGIA HIDRELÉTRICA. JÁ O SEU NOME TEM ORIGEM NA PALAVRA INDIANA ONGUIAAHORA, QUE SIGNIFICA “GRANDE TROVÃO DE ÁGUAS”, EM PORTUGUÊS.
4. CACHOEIRA ANGEL, VENEZUELA
JÁ PENSOU SALTAR DO ALTO DE UMA CACHOEIRA COM 1 KM DE ALTURA? SE NÃO DÁ PARA REALIZAR TAL FAÇANHA, PELO MENOS VALE APRECIAR, LÁ DEBAIXO, A VISTA PARA A QUEDA D’ÁGUA MAIS ALTA DO MUNDO. A ALTURA É TANTA QUE ANTES DE CHEGAR PERTO DO CHÃO, GRANDE PARTE DA ÁGUA É EVAPORADA OU LEVADA COMO UMA NÉVOA FINA PELA FORÇA DOS VENTOS. PARA VER TAL BELEZA DE PERTINHO, VÁ PARA O PLANALTO DAS GUIANAS, UMA DAS CINCO REGIÕES DA VENEZUELA, ONDE FICAM A MONTANHA AUYANTEPUI E O RIO CHURUM, QUE ENTORNAM A CACHOEIRA.
5. CATARATAS DE YOSEMITE, CALIFÓRNIA, EUA
O PARQUE NACIONAL DE YOSEMITE, NA SIERRA NEVADA, CALIFÓRNIA, ABRIGA AS QUEDAS D’ÁGUA MAIS ALTAS DOS EUA, COM 739 M DE ALTURA. A ATRAÇÃO ENGLOBA UM CONJUNTO DE 3 CACHOEIRAS, QUE CONTAM COM UMA GRANDE VANTAGEM PARA OS MENOS AVENTUREIROS OU POUCO PREPARADOS FISICAMENTE, JÁ QUE O ACESSO A ELAS É CONSIDERADO FÁCIL. E AQUI VAI UMA DICA: PREFIRA VISITÁ-LAS NO FINAL DA PRIMAVERA, QUANDO O FLUXO DE ÁGUA ESTÁ EM SEU PICO.
6. CACHOEIRA KAIETEUR, GUIANA
UMA DAS CACHOEIRAS DE QUEDA ÚNICA MAIS DESLUMBRANTES DO MUNDO, A KAIETEUR FICA NO RIO POTARO, NO CENTRO DE GUIANA, DENTRO DO PARQUE NACIONAL DE MESMO NOME. SUA PECULIARIDADE RESIDE NA COMBINAÇÃO ÚNICA DE GRANDEZAS ENTRE ALTURA (DE 226 M A 251 M), LARGURA (100 M) E MUITO VOLUME DE ÁGUA. ALÉM DA QUEDA D’ÁGUA PRINCIPAL – DE TIRAR O FÔLEGO, DIGA-SE DE PASSAGEM – A ATRAÇÃO CONTA, AINDA, COM UMA SÉRIE DE CASCATAS ÍNGREMES E MENORES.
7. CACHOEIRA GULLFOSS, ISLÂNDIA
UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS MAIS POPULARES DA ISLÂNDIA, A CACHOEIRA GULLFOSS FICA NO CÂNION DO RIO HVÍTÁ, NO SUDOESTE DO PAÍS. TAMBÉM PUDERA, JÁ QUE A QUEDA D’ÁGUA CHEGA A TER 150 M³ DE VOLUME DE ÁGUA DURANTE O VERÃO, E 80 M³ DURANTE O INVERNO. OUTRO DIFERENCIAL SÃO AS SUAS CURVAS ACENTUADAS, PERPENDICULARES AO FLUXO DO RIO E QUE FORMAM 3 CASCATAS – DE 11 M, 21 M E 32M DE PROFUNDIDADE E 2,5 KM DE COMPRIMENTO.
8. CATARATAS DETTIFOSS, ISLÂNDIA
CONHECIDA COMO UMA DAS MAIORES E MAIS PODEROSAS QUEDAS D’ÁGUA DA EUROPA, A DETTIFOSS FICA NO RIO JÖKULSÁ Á FJÖLLUM, DENTRO DO PARQUE NACIONAL DE JÖKULSÁRGLJÚFUR, NA ÁREA DE MÝVATN, NO NORDESTE DA ISLÂNDIA. COM 100 M DE LARGURA E 44 M DE ALTURA, A CATARATA TEM UM FLUXO DE ÁGUA DE CERCA DE 500 M³ POR SEGUNDO, DEPENDENDO DA ESTAÇÃO DO ANO E DO DEGELO DO VERÃO. É POSSÍVEL TER DIVERSAS PERSPECTIVAS DE SUAS ÁGUAS LEITOSAS - QUE SÃO ALIMENTADAS PELO DERRETIMENTO DA GELEIRA VATNAJÖKULL -, JÁ QUE AMBOS OS LADOS DA CATARATA PODEM SER VISITADOS.
9. CATARATAS SUTHERLAND, NOVA ZELÂNDIA
CONHECIDA POR SEUS ESPORTES RADICAIS E BELEZAS NATURAIS ESTONTEANTES, A NOVA ZELÂNDIA NÃO PODERIA FICAR DE FORA DA LISTA COM AS CACHOEIRAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO. A SUA GAROTA DOS OLHOS FICA NA TRILHA MILFORD, NA ILHA SUL DO PAÍS. APÓS UMA CAMINHADA DE 45 MINUTOS PELA TRILHA PRINCIPAL CHEGA-SE À CACHOEIRA QUE, COM SEUS 580 M DE ALTURA, É A MAIS ALTA DO PAÍS.
10. CATARATAS YELLOWSTONE, EUA
DUAS GRANDES CACHOEIRAS SÃO AS ATRAÇÕES DO PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE, EM WYOMING, NOS EUA. AS QUEDAS SUPERIORES TÊM 33 M DE ALTURA, E AS INFERIORES, 94 M, ENQUANTO A LARGURA É ESTREITA, COM APENAS 22 M. UM ANTIGO E IMPONENTE CÂNION DE 304 M DE ALTURA CERCA AS QUEDAS D’ÁGUA, QUE CHEGA A ATINGIR O VOLUME DE 240 M³ POR SEGUNDO DURANTE O ESCOAMENTO DE PICO.

fonte - globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…