Pular para o conteúdo principal

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO TRAZ ALEGRIA E SAÚDE

-->

PARA OS HUMANOS, A RELAÇÃO COM SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO É COMO UM RESGATE DA NATUREZA
UM CASAMENTO PODE SE DESFAZER EM POUCO TEMPO. JÁ A RELAÇÃO ENTRE UM HUMANO E SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO, QUASE SEMPRE, CUMPRE O “ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE”.  É ASSIM HÁ PELO MENOS 10 MIL ANOS, DESDE QUE O HOMEM DOMESTICOU CÃO E GATO.  AOS POUCOS, TORNARAM-SE COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS E ESSA RELAÇÃO FOI EVOLUINDO AO LONGO DO TEMPO.
FILMES COMO “MARLEY E EU” E “PARA SEMPRE AO SEU LADO”, QUE MOSTRAM O RELACIONAMENTO ENTRE OS HUMANOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, NÃO SÓ FORAM SUCESSO DE BILHETERIA COMO LEVARAM PLATEIAS ÀS LÁGRIMAS.
HOJE, PESQUISAS E ESTUDOS EM TODO O MUNDO DEMONSTRAM QUE A CONVIVÊNCIA COM OS ANIMAIS TRAZ TRANQUILIDADE E BEM-ESTAR ÀS PESSOAS.  ALEXANDRE ROSSI, ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO ANIMAL E ATUALMENTE COM O PROGRAMA “MISSÃO PET” NO CANAL A CABO NAT GEO, VIVENCIA DE PERTO ESSA INTERAÇÃO BENÉFICA.
“QUANDO LEVAMOS CÃES EM LOCAIS COM PESSOAS DOENTES, EM ESPECIAL CRIANÇAS, E  IDOSOS, CONSTATAMOS A ALEGRIA QUE TRAZEM. A RELAÇÃO É MUITO DIFERENTE SE HÁ APENAS HUMANOS NAS VISITAS”, RELATA ROSSI.
O ZOOTECNISTA LEMBRA-SE, EM ESPECIAL, DE UM GOLDEN RETRIEVER. “ERA MUITO INTERESSANTE, PORQUE ELE SEMPRE DAVA CARINHO E ATENÇÃO À CRIANÇA QUE MAIS PARECIA TRISTE. FICAVA DO LADO E, AOS POUCOS, ELA COMEÇAVA A BRINCAR.”
ROSSI EXPLICA QUE, AO CONTRÁRIO DOS VISITANTES QUE SE COMOVEM COM AS HISTÓRIAS E MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM DAR FORÇA ÀS CRIANÇAS E VELHINHOS, OS CÃES TRAZEM LEVEZA AO AMBIENTE.  “ELES BRINCAM, FAZEM ALGO ENGRAÇADO E PROPORCIONAM MOMENTOS DE MUITA DESCONTRAÇÃO.”
PARA QUEM PERDEU A CAPACIDADE DE SE LOCOMOVER, POR ACIDENTE OU ATÉ MESMO PELA IDADE AVANÇADA, ESTAR PERTO DE UM ANIMAL É SE REALIZAR ATRAVÉS DELE. “QUANDO ESSA PESSOA VÊ UM CACHORRO BRINCANDO E CORRENDO COMO LOUCO, É COMO SE FOSSE UMA EXTENSÃO DELE”, ANALISA ROSSI.
ALÉM DISSO, PARA QUEM QUER EMAGRECER, TER UM CÃO É UMA EXCELENTE PEDIDA. ISSO PORQUE É NECESSÁRIO FAZER PASSEIOS DIÁRIOS, ASSIM, SEM PERCEBER, A PESSOA ESTÁ SE EXERCITANDO. SEM CONTAR QUE, NO CAMINHO, VAI FAZENDO AMIZADES E CONHECENDO GENTE NOVA.
QUE CONVIVER COM ANIMAIS DESDE CEDO FAZ BEM À SAÚDE, PROPORCIONANDO O APARECIMENTO DE ANTICORPOS E, DESTE MODO, EVITANDO FUTURAS ALERGIAS, JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE.  
AGORA, ESTUDOS JÁ DEMONSTRARAM QUE O CONTATO COM OS ANIMAIS AUMENTA A PRODUÇÃO DE ENDORFINA NO ORGANISMO, O HORMÔNIO QUE CAUSA PRAZER E SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR. ALÉM DISSO, O CONVÍVIO COM UM CÃO OU GATO DIMINUI A PRESSÃO SANGUÍNEA, OS NÍVEIS DE COLESTEROL E DO ESTRESSE E TAMBÉM REDUZ O RISCO DE PROBLEMAS CARDIOVASCULARES.
NOS ESTADOS UNIDOS, CACHORROS E GATOS TÊM SIDO USADOS EM PRISÕES COMO FORMA DE MELHORAR O CLIMA INTERNO. EM UMA PENITENCIÁRIA FEMININA DE BEDFORD HILLS, AS DETENTAS AJUDAM A ADESTRAR FILHOTES DE LABRADORES E GOLDEN RETRIEVERS. APÓS UM ANO, ELES SÃO DOADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICAS OU COM ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, COMO EX-VETERANOS DE GUERRA. 
EM PRISÕES DE VÁRIOS ESTADOS, GRAÇAS A PARCERIAS COM ABRIGOS DE ANIMAIS, GATOS QUE ESTAVAM PRESTES A SEREM SACRIFICADOS SÃO ENVIADOS PARA QUE OS PRISIONEIROS CUIDEM DELES. MUITOS DESTES, NO CORREDOR DA MORTE. PARA AS AUTORIDADES LOCAIS, OS GATOS TRAZEM O LADO SENSÍVEL DAQUELES HOMENS, COMO SE FOSSEM CRIANÇAS. ALÉM DISSO, A PRESENÇA DOS FELINOS ALIVIA A RAIVA E TIRA O ESTRESSE E A AGRESSIVIDADE DESTES CONDENADOS.    
Fonte – uol.com.br     


 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

OS 5 LOCAIS MAIS BONITOS DA CHAPADA DIAMANTINA

MORRO DO INÁCIO
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS
POÇO ENCANTADO
GRUTA PRATINHA
CACHOEIRA DA FUMAÇA

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…