Pular para o conteúdo principal

BOI CAPRICHOSO / GUARDIÃO DA FLORESTA

BOI CAPRICHOSO, REPRESENTADO PRINCIPALMENTE PELA COR AZUL, É UMA DAS DUAS AGREMIAÇÕES QUE COMPETEM ANUALMENTE NO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, NO AMAZONAS.
A HISTÓRIA
O BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO TEM SUA HISTÓRIA ATRELADA A UMA FAMÍLIA. A PROFESSORA E FOLCLORISTA PARINTINENSE ODINÉIA ANDRADE AFIRMA QUE O BUMBÁ FOI FUNDADO EM 1913 PELOS IRMÃOS RAIMUNDO CID, PEDRO CID E FÉLIX CID. OS TRÊS TERIAM MIGRADO DO MUNICÍPIO DE CRATO, NO CEARÁ, PASSANDO PELOS ESTADOS DO MARANHÃO E PARÁ, ATÉ CHEGAREM À ILHA, ONDE FIZERAM UMA PROMESSA A SÃO JOÃO BATISTA PARA OBTEREM PROSPERIDADE NA NOVO MUNICÍPIO. 
ISSO FOI MOTI­VADO PELAS INFLUÊNCIAS RECEBIDAS PELOS CID DURANTE A TRAJETÓRIA ATÉ A ILHA, QUANDO PUDERAM CONHECER VÁRIOS FOLGUEDOS JUNINOS POR ONDE PASSARAM. DUAS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS CHAMARAM A ATENÇÃO: O BUMBA-MEU-BOI, MARANHENSE, E A MA­RUJADA PARAENSE. ANDRADE (2006) 
AFIRMA QUE O BOI CAPRICHOSO ASSIMILOU ELEMENTOS DESSES DOIS FOLGUEDOS, UMA VEZ QUE O BUMBÁ ADOTOU COMO CORES OFICIAIS O AZUL E O BRANCO, USADAS NOS TRAJES DOS MARUJOS, E DENOMINOU SEU GRUPO DE BATUQUEIROS, RESPONSÁVEIS PELO RITMO NA APRESENTAÇÃO DO BOI DE MARUJADA DE GUERRA. 
HÁ OUTRA VERSÃO, SUPOSTAMENTE VERDADEIRA, DE QUE O CAPRICHOSO SURGIU DE UMA DISSENSÃO DO BOI GALANTE, POR VOLTA DE 1925 OU 1928, TENDO ASSIM 80 ANOS DE EXISTÊNCIA E NÃO 95 COMO LHE É ATRIBUÍDO.
SIMBOLO
CAPRICHOSO É O BOI-BUMBÁ QUE DEFENDE AS CORES AZUL E BRANCO. SEU SÍMBOLO É A ESTRELA AZUL, A QUAL OSTENTA EM SUA TESTA. É O GUARDIÃO DA FLORESTA, DO FOLCLORE PARINTINENSE, DO IMAGINÁRIO CABOCLO E DO LENDÁRIO DOS POVOS INDÍGENAS. O NOME, CAPRICHOSO, TERIA UM SIGNIFICADO INTRÍNSECO A ELE, ISTO É, PESSOAS CHEIAS DE CAPRICHO, TRABALHO E HONESTIDADE. O SUFIXO “OSO”, SIGNIFICANDO PROVIDO OU CHEIO DE GLÓRIA. QUANDO SOMADOS, “CAPRICHO” MAIS “OSO”, PODER-SE-IA DIZER QUE É EXTRAVAGANTE E PRIMOROSO EM SUA ARTE. 
PARA COMPREENDER O SURGIMENTO DO CAPRICHOSO E DO FOLCLORE DE PARINTINS, LER A OBRA "A VERDADEIRA HISTÓRIA DO FESTIVAL DE PARINTINS" DE RAIMUNDINHO DUTRA, VERSADOR TRADICIONAL DESTE BUMBÁ, ORIUNDO DE UMA FAMÍLIA TRADICIONAL DO BOI AZUL. O LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS FESTEJOS PARTICULARES, CHAMADO DE CURRAL, É CHAMADO DE CURRAL ZECA XIBELÃO, UMA HOMENAGEM AO PRIMEIRO TUXAUA DO BOI - BUMBÁ CAPRICHOSO, FALECIDO EM 1988, QUE SE LOCALIZA NA PARTE CONSIDERADA COMO AZUL DA CIDADE. QUEM SEPARA OS LADOS DE CADA BUMBÁ É A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DO CARMO.
OS RITUAIS
EM 1994 O BOI BUMBÁ CAPRICHOSO, DEU UM ESPETÁCULO INESQUECÍVEL COM BELÍSSIMAS ALEGORIAS, TUDO CULMINANDO NUM MOMENTO MÁGICO: O RITUAL INDÍGENA. NAQUELE ANO FORAM ENCENADOS OS RITUAIS UNANKIÊ, FIBRAS DE ARUMÃ E UREQUEÍ.
EM 1995 FORAM OUTROS TRÊS GRANDES RITUAIS: LAGARTA DE FOGO, TEMPLO DE MONAN E O INESQUECÍVEL RITUAL KANANCIUÊ, QUE MOSTRAVA UM URUBÚ-REI LUTANDO COM O PAJÉ, VALDIR SANTANA. DURANTE ESSE RITUAL, A MARUJADA PAROU E PELA PRIMEIRA VEZ HOUVE TEXTO EM UMA APRESENTAÇÃO DE RITUAL: O PAJÉ PERGUNTAVA "ONDE ESTÁ A LUZ" E O URUBU-REI RESPONDIA "EU NÃO SEI". NO MOMENTO EM QUE O URUBU FOI DERROTADO, UM ESPETÁCULO PIROTÉCNICO SAIU DE DENTRO DA ALEGORIA REPRESENTANDO A LIBERTAÇÃO DA LUZ, PARA DELÍRIO E ÊXTASE DA GALERA.
OS CAMPEONATOS
A DÉCADA DE 90 REPRESENTOU UM DOS MELHORES MOMENTOS DA HISTÓRIA DO BOI CAPRICHOSO. DE 1990 A 1999, GANHOU SEIS DOS DEZ FESTIVAIS DISPUTADOS - PERDEU EM 1991, 1993, 1997 E 1999. EM 1991, FOI MUITO PREJUDICADO PELA CHUVA. EM 1993, SEGUNDO OS SEUS SEGUIDORES, FOI INJUSTIÇADO. E EM 1997, CONSIDERANDO A SOMA DOS PONTOS DADOS PELOS JURADOS À APRESENTAÇÃO NA ARENA, O CAPRICHOSO TERIA SAGRADO-SE NOVAMENTE CAMPEÃO. 
A DERROTA PORÉM, ADVEIO DE UMA PENALIDADE IMPOSTA PELOS JURADOS AO APRESENTADOR GIL GONÇALVES, O QUE, SE NÃO TIVESSE ACONTECIDO, TERIA DADO AO BOI O PENTACAMPEONATO EM 1998.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…