OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : Templo de Poseidon, Grécia - O mais querido de todos

domingo, 6 de maio de 2012

Templo de Poseidon, Grécia - O mais querido de todos




















No alto de um monte rochoso com vista para o mar fica um dos templos mais famosos da Grécia, que homenageia Poseidon, o deus do mar. 
No alto de um monte rochoso com vista para o mar fica um dos templos mais famosos da Grécia, que homenageia Poseidon, o deus do mar. 
O Templo de Poseidon fica no topo de um monte rochoso com vista para o Mar Egeu, no pitoresco Golfo Sarônico.



Olhando para o mar brilhante e as 15 colunas dóricas que sobraram, é fácil entender por que esse é um dos sítios arqueológicos mais queridos da Grécia. Uma das colunas tem o autógrafo do poeta inglês Lord Byron, conferindo uma aura romântica ao lugar. 
Uma das grandes atrações do Templo de Poseidon é a vista. Você pode observar até Kea e as ilhas do Peloponeso em um dia de tempo claro. As fotos do pôr do sol tiradas deste lindo monte farão até fotógrafos de celular parecerem profissionais.



Na mitologia grega, Poseidon era o segundo na hierarquia, ficando abaixo de Zeus. Os pescadores e os marinheiros da Grécia antiga rezavam fervorosamente para esse deus do mar. Com frequência, ele era retratado segurando um tridente e, quando ficava com raiva, costumava provocar grandes tempestades que destruíam os barcos. Aqueles que buscavam suas graças deixavam um sacrifício animal e outros presentes nas escadas do templo. 
O templo de Poseidon foi construído em 444 a 440 a.C. Havia 42 colunas de mármore branco de 6 metros. A sala de oração tinha uma estátua de bronze de Poseidon com 6 metros de altura.



O Templo de Poseidon fica no Cabo Sounion, a cerca de 80 quilômetros de Atenas de carro. Você pode pegar um ônibus local ou fazer um passeio com guia. O templo cobra uma pequena taxa de entrada e abre todos os dias, de abril a fevereiro. Não se esqueça de levar um chapéu e muito protetor solar, pois não há sombra.
CONSTRUÍDO NO TOPO DE UM PENHASCO QUE VAI PARA O MAR EGEU, O TEMPLO DE POSEIDON CARREGA MAGNÍFICAS LEMBRANÇAS SOBRE SUAS RUÍNAS, MUITO BEM PRESERVADA, COM ANOS DE HISTÓRIA E LENDA VINDO A VIDA SER RENOVADA NA PAISAGEM IMPRESSIONANTE NATURAL QUE OS RODEIA.
O TEMPLO DE POSEIDON NO CABO SOUNION É O PRIMEIRO GRAVADO NADA MENOS DO QUE O ODYSSEY, O ÉPICO HOMÉRICO E NARRA A VIAGEM DE ULISSES PARA RETORNAR DA GUERRA DE TRÓIA.



AS VISTAS MAGNÍFICAS PODE SER OBTIDO A PARTIR DO TOPO DA COLINA FAZEM DESTE UM PASSEIO TÍPICO DOS HABITANTES DE ATENAS. ISTO DÁ A MAIS VALIA DE SER UM LUGAR ONDE PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A CULTURA ATUAL DOS ATENIENSES BEM COMO VOLTAR A UM PASSADO DISTANTE, EM QUE A FORÇA DOS HOMENS ESTAVA EM MAJESTOSOS MONUMENTOS EM HOMENAGEM AOS DEUSES.
FOI NO SÉCULO VI AC QUE O TEMPLO FOI EDIFICADO, E O RESULTADO SE TORNOU UM DOS MAIS IMPORTANTES LOCAIS DE CULTO NA ÁTICA. ATUALMENTE, EXISTEM FORTES INFLUÊNCIAS NO TEMPLO DE ESTILO DÓRICO, QUE NA VERDADE SE SOBREPÕE O ESTILO CLÁSSICO ORIGINAL SANTUÁRIO, RECONSTRUÍDO CONSIDERAVELMENTE.
NO ENTANTO, NÃO TESTOU O DESEMPENHO DE RITUAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS APÓS A SUA CONSTRUÇÃO. ELES PARECEM TER COMEÇADO APENAS NO SÉCULO VII AC.
NO BC 412 ANOS DURANTE A GUERRA DO PELOPONESO, CABO SOUNION FOI FORTIFICADA, E FOI PRESO DENTRO DE SUAS PAREDES DO TEMPLO DE POSEIDON, NO EXTREMO SUDESTE. NO ENTANTO, SOFREU GRANDES DANOS E FORAM DESTRUÍDOS BOA PARTE DO MESMO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL