TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

CONSTRUÍDO NO TOPO DE UM PENHASCO QUE VAI PARA O MAR EGEU, O TEMPLO DE POSEIDON CARREGA MAGNÍFICAS LEMBRANÇAS SOBRE SUAS RUÍNAS, MUITO BEM PRESERVADA, COM ANOS DE HISTÓRIA E LENDA VINDO A VIDA SER RENOVADA  NA PAISAGEM IMPRESSIONANTE NATURAL QUE OS RODEIA.
O TEMPLO DE POSEIDON NO CABO SOUNION É O PRIMEIRO GRAVADO NADA MENOS DO QUE O ODYSSEY, O ÉPICO HOMÉRICO E NARRA A VIAGEM DE ULISSES PARA RETORNAR DA GUERRA DE TRÓIA.
AS VISTAS MAGNÍFICAS PODE SER OBTIDO A PARTIR DO TOPO DA COLINA FAZEM DESTE UM PASSEIO TÍPICO DOS HABITANTES DE ATENAS. ISTO DÁ A MAIS VALIA DE SER UM LUGAR ONDE PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A CULTURA ATUAL DOS ATENIENSES BEM COMO VOLTAR A UM PASSADO DISTANTE, EM QUE A FORÇA DOS HOMENS ESTAVA EM MAJESTOSOS MONUMENTOS EM HOMENAGEM AOS DEUSES.
FOI NO SÉCULO VI AC QUE O TEMPLO FOI EDIFICADO, E O RESULTADO SE TORNOU UM DOS MAIS IMPORTANTES LOCAIS DE CULTO NA ÁTICA. ATUALMENTE, EXISTEM FORTES INFLUÊNCIAS NO TEMPLO DE ESTILO DÓRICO, QUE NA VERDADE SE SOBREPÕE O ESTILO CLÁSSICO ORIGINAL SANTUÁRIO, RECONSTRUÍDO CONSIDERAVELMENTE.
NO ENTANTO, NÃO TESTOU O DESEMPENHO DE RITUAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS APÓS A SUA CONSTRUÇÃO. ELES PARECEM TER COMEÇADO APENAS NO SÉCULO VII AC.
NO BC 412 ANOS DURANTE A GUERRA DO PELOPONESO, CABO SOUNION FOI FORTIFICADA, E FOI PRESO DENTRO DE SUAS PAREDES DO TEMPLO DE POSEIDON, NO EXTREMO SUDESTE. NO ENTANTO, SOFREU GRANDES DANOS E FORAM DESTRUÍDOS BOA PARTE DO MESMO.

Comentários