KOWLOON WALLED / CIDADE MAIS POVOADA DO MUNDO

ANTES DE SER DEMOLIDA, EM 1992, CIDADE ERA LOCAL MAIS POVOADO DO MUNDO.
KOWLOON WALLED, EM HONG KONG, TINHA 33 MIL PESSOAS VIVENDO EM 0,3 KM2.
IMAGENS REGISTRADAS PELO FOTÓGRAFO CANADENSE GREG GIRARD, EM COLABORAÇÃO COM IAN LAMBOT, DÃO UMA VISÃO RARA DA CIDADE DE KOWLOON WALLED, QUE JÁ FOI O LUGAR MAIS DENSAMENTE POVOADO DO MUNDO, COM 33 MIL PESSOAS VIVENDO EM APENAS ALGUNS QUARTEIRÕES.

CONFORME O SITE “DAILY MAIL”, OS DOIS PASSARAM CINCO ANOS SE FAMILIARIZANDO COM A CIDADE, QUE PERTENCIA A HONG KONG, ANTES DE ELA SER DEMOLIDA EM 1992. “EU PASSEI CINCO ANOS FOTOGRAFANDO E ME FAMILIARIZANDO COM A CIDADE, SEUS MORADORES E COMO ELA FOI ORGANIZADA. A CIDADE, TÃO APARENTEMENTE COMPROMETIDA E ANÁRQUICA EM SUA SUPERFÍCIE, FUNCIONOU BEM EM GRANDE PARTE”, DISSE GIRARD EM SEU SITE.
KOWLOON WALLED ERA UM FENÔMENO COM 33 MIL PESSOAS VIVENDO EM MAIS DE 300 PRÉDIOS INTERLIGADOS EM 0,3 QUILÔMETROS QUADRADOS, SEGUNDO O “DAILY MAIL”. OS TELHADOS DOS PRÉDIOS ERAM O ÚNICO LUGAR QUE SE PODIA RESPIRAR AR FRESCO E ESCAPAR DA CLAUSTROFOBIA DOS APARTAMENTOS SEM JANELAS.

PARTES DA CIDADE FORAM DEMOLIDAS PARA FORNECER MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AEROPORTO PRÓXIMO AO LOCAL, CONFORME O “DAILY MAIL”. NESSA ÉPOCA, A POPULAÇÃO AUMENTOU DRAMATICAMENTE, COM INÚMERAS PESSOAS SE MUDANDO PARA LÁ.

fonte - globo.com

Comentários