Pular para o conteúdo principal

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU (EM GUARANI: ITAIPU, EM ESPANHOL: ITAIPÚ) É UMA USINA BINACIONAL LOCALIZADA NO RIO PARANÁ, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI.
CONSTRUÍDA POR AMBOS OS PAÍSES NO PERÍODO DE 1975 A 1982, ITAIPU É, HOJE, A MAIOR USINA GERADORA DE ENERGIA DO MUNDO.
ITAIPU É UMA PALAVRA DE ORIGEM TUPI-GUARANI QUE SIGNIFICA "PEDRA QUE CANTA", ATRAVÉS DA JUNÇÃO DE ITÁ = PEDRA E IPO'Ú = CANTORA . ERA O NOME DA PEQUENA ILHA QUE HAVIA NO ATUAL LOCAL DA USINA, ANTES DA OBRA.
COM SEU LAGO PERFAZENDO UMA ÁREA DE 1 350 QUILÔMETROS QUADRADOS, INDO DE FOZ DO IGUAÇU, NO BRASIL E CIUDAD DEL ESTE, NO PARAGUAI, ATÉ GUAÍRA E SALTO DEL GUAIRÁ, 150 QUILÔMETROS AO NORTE, ALÉM DE SUAS VINTE UNIDADES GERADORAS DE SETECENTOS MEGAWATTS CADA, ITAIPU TEM UMA POTÊNCIA DE GERAÇÃO DE 14 000 MEGAWATTS. NO ANO DE 2008, A USINA ATINGIU SEU RECORDE DE PRODUÇÃO, COM 94,68 BILHÕES DE QUILOWATTS-HORA (KWH), FORNECENDO NOVENTA POR CENTO DA ENERGIA CONSUMIDA PELO PARAGUAI E DEZENOVE POR CENTO DA ENERGIA CONSUMIDA PELO BRASIL.
EM 1970, O CONSÓRCIO FORMADO PELAS EMPRESAS PNC E ELC ELECTROCONSULT (DA ITÁLIA) VENCEU A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE E PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DA OBRA. O INÍCIO DO TRABALHO SE DEU EM FEVEREIRO DE 1971. EM 26 DE ABRIL DE 1973, BRASIL E PARAGUAI ASSINARAM O TRATADO DE ITAIPU, INSTRUMENTO LEGAL PARA O APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO DO RIO PARANÁ PELOS DOIS PAÍSES. EM 17 DE MAIO DE 1974, FOI CRIADA A ENTIDADE BINACIONAL ITAIPU, PARA GERENCIAR A CONSTRUÇÃO DA USINA. O INÍCIO EFETIVO DAS OBRAS OCORREU EM JANEIRO DO ANO SEGUINTE. UM CONSÓRCIO LIDERADO PELA MENDES JÚNIOR, EXECUTOU O PROJETO.
PARA A CONSTRUÇÃO, FORAM USADOS 40 000 TRABALHADORES DIRETOS. PARA O MATERIAL, FORAM USADOS 12.570.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO (O EQUIVALENTE A 210 ESTÁDIOS JORNALISTA MÁRIO FILHO E UMA QUANTIDADE DE FERRO EQUIVALENTE A 380 TORRES EIFFEL.
COMPARANDO A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU COM O EUROTÚNEL (QUE LIGA FRANÇA E INGLATERRA SOB O CANAL DA MANCHA) FORAM UTILIZADO 15 VEZES MAIS CONCRETO E O VOLUME DE ESCAVAÇÕES FOI 8,5 VEZES MAIOR.
EM UMA OPERAÇÃO DENOMINADA MYMBA KUERA (QUE EM GUARANI QUER DIZER "PEGA-BICHO"), DURANTE A FORMAÇÃO DO RESERVATÓRIO, EQUIPES DO SETOR AMBIENTAL DE ITAIPU ESFORÇARAM-SE EM PERCORRER A MAIOR PARTE DA ÁREA QUE SERIA ALAGADA PARA SALVAR CENTENAS DE EXEMPLARES DE ESPÉCIES DE ANIMAIS DA REGIÃO.
O RESERVATÓRIO DA USINA COMEÇOU A SER FORMADO EM 12 DE OUTUBRO DE 1982, QUANDO FORAM CONCLUÍDAS AS OBRAS DA BARRAGEM E AS COMPORTAS DO CANAL DE DESVIO FORAM FECHADAS. NESSE PERÍODO, AS ÁGUAS SUBIRAM 100 METROS E CHEGARAM ÀS COMPORTAS DO VERTEDOURO ÀS 10 HORAS DO DIA 27 DE OUTUBRO, DEVIDO ÀS CHUVAS FORTES E ENCHENTES QUE OCORRERAM NA ÉPOCA.
O COMPRIMENTO TOTAL DA BARRAGEM É 7 919 METROS. A ELEVAÇÃO DA CRISTA É DE 225 METROS. ITAIPU É, NA VERDADE, QUATRO BARRAGENS JUNTAS - DA EXTREMA ESQUERDA, UMA BARRAGEM DE TERRA DE PREENCHIMENTO, UMA BARRAGEM DE ENROCAMENTO, UMA BARRAGEM DE CONCRETO PRINCIPAL, E UMA BARRAGEM DE CONCRETO PARA A ALA DIREITA.A VAZÃO MÁXIMA DO VERTEDOURO DE ITAIPU (62,2 MIL METROS CÚBICOS POR SEGUNDO) CORRESPONDE A 40 VEZES A VAZÃO MÉDIA DAS CATARATAS DO IGUAÇU. A VAZÃO DE DUAS TURBINAS DE ITAIPU (700 METROS CÚBICOS DE ÁGUA POR SEGUNDO CADA) CORRESPONDE A TODA A VAZÃO MÉDIA DAS CATARATAS (1 500 METROS CÚBICOS POR SEGUNDO).O BRASIL TERIA QUE QUEIMAR 536 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA PARA GERAR EM USINAS TERMELÉTRICAS A POTÊNCIA DE ITAIPU.A BARRAGEM PRINCIPAL TEM 196 METROS DE ALTURA, O QUE É EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE 65 ANDARES.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

PRAIA GRANDE / SÃO PAULO - ESTÂNCIA BALNEÁRIA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE PRAIA GRANDE. IMPORTANTE ESTÂNCIA BALNEÁRIA.  RODOVIA DOS IMIGRANTES DE ACESSO À CIDADE imagem - Wikipédia QUEM NASCE EM PRAIA GRANDE EH: PRAIA-GRANDENSE A CIDADE TEM 262.051 HABITANTES - IBGE 2010 PRAIA GRANDE FAZ ANIVERSÁRIO EM  19 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.967 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO PRAIA GRANDE DECORRE DA EXTENSA PRAIA - CERCA DE 40 QUILÔMETROS - QUE LHE SERVE DE DIVISA TERRITORIAL, E QUE OS PRIMITIVOS HABITANTES JÁ CHAMAVAM DE "PEAÇABUÇU", O PORTO GRANDE. HISTÓRIA A HISTÓRIA DA SUA FORMAÇÃO ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À DE SÃO VICENTE, DA QUAL FOI DISTRITO ATÉ 1966, QUANDO O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, EXAMINANDO RECURSO EXTRAORDINÁRIO PELA MUNICIPALIDADE DE SÃO VICENTE, DEU GANHO DE CAUSA AO MUNICÍPIO DE PRAIA GRANDE, CONCEDENDO-LHE AUTONOMIA. ESSA EMANCIPAÇÃO, CONTUDO, FOI FRUTO DE LONGA LUTA, INICIADA NO BAIRRO DE SOLEMAR, EM 1953, POR JÚLIO SECCO DE CARVALHO, SUSTENTADA MAIS TARDE POR OSWALDO TOSCHI, POR NESTOR FERREIRA DA ROCHA, E SEGUIDA POR C…