Pular para o conteúdo principal

TORRE CN / CN TOWER

A TORRE CN, LOCALIZADA EM TORONTO, ONTARIO, CANADÁ É UMA TORRE TURÍSTICA E DE COMUNICAÇÕES QUE TEM 553,33 METROS (1,815 PÉS) DE ALTURA, SENDO A SEGUNDA MAIOR TORRE DO MUNDO. 
ULTRAPASSOU A TORRE OSTANKINO EM 1975 QUANDO SUA CONSTRUÇÃO FOI CONCLUÍDA E FOI DECLARADA A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO. EM 12 DE SETEMBRO DE 2007 APÓS SER DETENTORA DO TÍTULO POR 32 ANOS, A TORRE CN FOI ULTRAPASSADA EM ALTURA PELO EDIFÍCIO, QUE NA ÉPOCA AINDA EM CONSTRUÇÃO, BURJ KHALIFA. ELA É O PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE TORONTO, ATRAINDO MAIS DE DOIS MILHÕES DE VISITANTES ANUALMENTE.
CN SE REFERE ORIGINALMENTE A CANADIAN NATIONAL, A COMPANHIA FERROVIÁRIA QUE CONSTRUÍU A TORRE
O CONCEITO DE CONSTRUÇÃO DA TORRE CN FOI PROPOSTO EM 1968 PELA CANADIAN NATIONAL RAILWAY PARA RESOLVER CONSTANTES PROBLEMAS DE COMUNICAÇÕES QUE ACONTECIAM DEVIDO À CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS E ARRANHA-CÉUS CADA VEZ MAIS ALTOS NO CENTRO DA CIDADE, E PARA MOSTRAR A FORÇA DA INDÚSTRIA CANADENSE, E A DA CN EM PARTICULAR. O PLANO EVOLUIU NOS ANOS SEGUINTES, ATÉ QUE EM 1972 O PROJETO TORNOU-SE OFICIAL. 
A TORRE FARIA PARTE DO METRO CENTRE, UMA GRANDE ESTAÇÃO FERROVIÁRIA EM CONSTRUÇÃO FORA DA CIDADE. NAS EQUIPES QUE PARTICIPARAM ESTAVAM A JOHN ANDREWS ARCHITECTS EM ASSOCIAÇÃO COM A WZMH ARCHITECTS; WEBB, ZERAFA, MENKES, HOUSDEN COMO ARQUITETOS AUXILIARES; E A FUNDAÇÃO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CANRON (EASTERN STRUCTURAL DIVISION).
A CONSTRUÇÃO DA TORRE CN INICIOU NO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 1973 COM MASSIVAS ESCAVAÇÕES PARA A FUNDAÇÃO DA BASE DA TORRE. QUANDO FOI COMPLETADA, 56.000 TONELADAS DE SUJEIRA E TERRA FORAM REMOVIDOS DE 15 METROS DE PROFUNDIDADE, E A BASE INCORPOROU 7.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO COM 450 TONELADAS DE BARRAS DE FERRO E 36 TONELADAS DE CABOS DE AÇO CONSTRUÍDOS PARA UMA ESPESSURA DE 6,7 METROS. ESTA PARTE DA CONSTRUÇÃO FOI BASTANTE RÁPIDA, COM APENAS QUATRO MESES NECESSÁRIOS ENTRE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA BASE ATÉ SER CONCLUÍDO PARA INICIAR A CONSTRUÇÃO VERTICAL.
FOI UTILIZADO UM CONCRETO ESPECIAL DE ALTA QUALIDADE MISTURADO COM ÁGUA, SE TORNANDO UM MOLDE MACIÇO, SENDO USADO COMO ELEMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA TORRE. ENQUANTO O CONCRETO IA ENDURECENDO, A ESTRUTURA IA SE ELEVANDO, A BASE DO CONCRETO IA DIMINUINDO E A TORRE IA SENDO SUPORTADA POR MACACOS HIDRÁULICOS. COM ESSA TÉCNICA, A TORRE SUBIA 6 METROS POR DIA. O CONCRETO FOI DERRAMADO CONTINUAMENTE POR UMA EQUIPE DE 1.532 PESSOAS ATÉ 22 DE FEVEREIRO DE 1974, DURANTE O QUAL ELA JÁ HAVIA SE TORNADO A ESTRUTURA MAIS ALTA DO CANADÁ, ULTRAPASSANDO A RECÉM-CONSTRUÍDA INCO SUPERSTACK QUE USOU MÉTODOS SEMELHANTES EM SUA REALIZAÇÃO. 
NO TOTAL, A TORRE CONTÉM 40.500 METROS CÚBICOS DE CONCRETO. UM DESAFIO EXISTENTE FORAM OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS PARA QUE A TORRE NÃO SE INCLINASSE, OU SOFRESSE TORÇÃO. ALÉM DE CONSTRUIR COM ALTA PRECISÃO DO PRUMO, INSTRUMENTOS ÓPTICOS FORAM UTILIZADOS, FAZENDO AS MEDIDAS A CADA DUAS HORAS. O RESULTADO FOI UMA TORRE COM UM DESVIO APENAS DE 29 MM DO PRUMO.
A TORRE CN É E CONTINUA SENDO USADA COMO TORRE DE COMUNICAÇÕES PARA DIFERENTES MÍDIAS, E POR NUMEROSAS COMPANHIAS.
SUA ALTURA TOTAL É DE 553 METROS E 33 CENTÍMETROS, SENDO QUE O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO DA TORRE ESTÁ LOCALIZADO A APROXIMADAMENTE 342 METROS DE ALTURA. A TORRE POSSUI UM SEGUNDO OBSERVATÓRIO, O SKY POD, LOCALIZADO A 447 METROS DE ALTURA, O MAIS ALTO DO MUNDO. A TORRE CN É CONSIDERADA UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS CIVIS. ATÉ 1995, CN ERA A ABREVIAÇÃO DE CANADIAN NATIONAL (NOME PROVENIENTE DA CANADIAN NATIONAL RAILWAY, CONSTRUTORA E PROPRIETÁRIA DA TORRE ATÉ 1995).
APÓS A INAUGURAÇÃO DA TORRE CN, A CANADIAN NATIONAL RAILWAY LOGO VIU QUE A TORRE CN ERA MUITO MAIS LUCRATIVA COMO UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA DO QUE UMA TORRE DE TRANSMISSÃO. COM CERCA DE UM MILHÃO DE TURISTAS SUBINDO A TORRE ANUALMENTE, DESDE QUE FOI CONSTRUÍDA, A TORRE CN NUNCA OPEROU NO VERMELHO. SEUS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO FORAM PAGOS EM APENAS 15 ANOS.
OUTRA CURIOSIDADE DA TORRE CN É A ESCADA QUE VAI DESDE O TÉRREO ATÉ O PRINCIPAL OBSERVATÓRIO - ELA TEM 1.776 DEGRAUS, E É A ESCADA MAIS LONGA DO MUNDO. PROJETADA PRINCIPALMENTE PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS, ANUALMENTE A ESCADA É UTILIZADA DUAS VEZES PARA "ESCALADAS DE CARIDADE" - ABERTAS A QUAISQUER PESSOAS QUE QUEIRAM PARTICIPAR E AJUDAR A COMUNIDADE. A MÉDIA DO TEMPO QUE UM ESCALADOR LEVA PARA SUBIR TODOS OS 1.776 DEGRAUS É DE 30 MINUTOS, SENDO QUE O RECORDE É DE 7 MINUTOS E 52 SEGUNDOS.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…