IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE N.ª SR.ª DO CARMO

A IGREJA DO CARMO OU IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE N.ª SR.ª DO CARMO, LOCALIZA-SE NO CRUZAMENTO ENTRE A PRAÇA CARLOS ALBERTO E A RUA DO CARMO, NAS PROXIMIDADES DA IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS, NA FREGUESIA PORTUGUESA DE VITÓRIA, CIDADE DO PORTO.
DE ESTILO BARROCO/ROCOCÓ, FOI CONSTRUÍDA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, ENTRE 1756 E 1768, PELA ORDEM TERCEIRA DO CARMO, SENDO O PROJETO DO ARQUITETO JOSÉ FIGUEIREDO SEIXAS.
ESTA IGREJA ESTÁ GEMINADA COM A IGREJA DOS CARMELITAS, DO LADO OESTE, CONSTITUINDO UM VOLUME ÚNICO, EMBORA SE DIFERENCIEM AS DUAS IGREJAS.
A FACHADA DE CANTARIA, RICAMENTE TRABALHADA, POSSUI UM PORTAL RETÂNGULAR, LADEADO DE DUAS ESCULTURAS RELIGIOSAS DOS PROFETAS ELIAS E ELISEU EXECUTADAS EM ITÁLIA, REMATADO POR UM AMPLO FRONTÃO E NO CORPO SUPERIOR DA FRONTARIA, CORUCHÉUS E ESCULTURAS DAS FIGURAS DOS QUATRO EVANGELISTAS, REVELANDO INFLUÊNCIAS DO ESTILO “BARROCO ITALIANO” CRIADO POR NICOLAU NASONI.
NO INTERIOR DA IGREJA DO CARMO, DESTACA-SE A EXCELENTE TALHA DOURADA NAS CAPELAS LATERAIS E NO ALTAR-MOR, A ESTATUÁRIA E DIVERSAS PINTURAS A ÓLEO.

fonte - Wikipédia

Comentários