CASTELO DE DUNNOTTAR - CASTELO DE HAMLET

O CASTELO DO DUNNOTTAR LOCALIZA-SE A CERCA DE TRÊS QUILÔMETROS AO SUL DE STONEHAVEN, NA COSTA NORDESTE DA ESCÓCIA.
ERGUIDO EM POSIÇÃO DOMINANTE SOBRE O MAR, NO TOPO DE UMA FALÉSIA, A SUA ATUAL ESTRUTURA REMONTA AO SÉCULO XIII. SABE-SE, ENTRETANTO, QUE EXISTIU UM CASTELO MAIS ANTIGO, NO MESMO LOCAL, CONSTRUÍDO POR TRIBOS DA CALEDÔNIA, POR VOLTA DO ANO 84.
O CASTELO DE DUNNOTTAR DESEMPENHOU UM PAPEL IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA ESCÓCIA, NA IDADE MÉDIA, DEVIDO À SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA, PERMITINDO UMA VIGILÂNCIA ACURADA DA CIRCULAÇÃO DE NAVIOS NAQUELE LITORAL, ASSIM COMO DAS MOVIMENTAÇÕES TERRESTRES.
ATUALMENTE EM RUÍNAS, É PROPRIEDADE PRIVADA. ENCONTRA-SE ABERTO AO PÚBLICO, SENDO VISITADO POR CENTENAS DE TURISTAS TODOS OS ANOS, SENDO AINDA APRECIADA A OBSERVAÇÃO DE GAIVOTAS E OUTRAS AVES, QUE O HABITAM EM COPIOSO NÚMERO, FAZENDO DESTA ZONA COSTEIRA DA ESCÓCIA UM SANTUÁRIO DO NORTE DA EUROPA, EM TERMOS DE POPULAÇÕES E DIVERSIDADE DE ESPÉCIES NATURAIS.
AS RUÍNAS ESTÃO DISPERSAS POR UMA ÁREA DE CERCA DE TRÊS ACRES, CERCADA POR FALÉSIAS ESCARPADAS, QUE SE LANÇAM SOBRE O MAR DO NORTE, CINQUENTA METROS ABAIXO.
O ACESSO AO CASTELO É FEITO POR UM CAMINHO ESTREITO, QUE O UNE A TERRA E POR UMA ESCADARIA ÍNGREME, QUE CONDUZ A UM PORTÃO MACIÇO.

O FILME HAMLET, DE 1990, COM MEL GIBSON E GLENN CLOSE FOI FILMADO NESTE CASTELO.
fonte - Wikipédia

Comentários