CANAL DO PANAMÁ

O CANAL DO PANAMÁ É UM CANAL MARÍTIMO COM 81 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, QUE CORTA O ISTMO DO PANAMÁ, LIGANDO ASSIM O OCEANO ATLÂNTICO E O OCEANO PACÍFICO, NO PANAMÁ. 
O CANAL É CONSIDERADO COMO UM PONTO IMPORTANTE PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL DEVIDO A GRANDE DIMINUIÇÃO DO PERCURSO FEITO PELOS NAVIOS (A ROTA ALTERNATIVA CONTORNA O CABO HORN).
O CANAL COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO EM 1880 E FOI TERMINADO EM 1914. OS ESTADOS UNIDOS E A CHINA SÃO OS PRINCIPAIS USUÁRIOS DO CANAL.
O CANAL POSSUI QUATRO GRUPOS DE ECLUSAS NO LADO DO PACÍFICO E OUTRO GRUPO NO LADO DO ATLÂNTICO. NESTE ÚLTIMO, AS PORTAS MACIÇAS DE AÇO DAS ECLUSAS TRIPLAS DE GATÚN TÊM 140 METROS DE ALTURA E PESA 745 TONELADAS CADA UMA, MAS SÃO TÃO BEM CONTRABALANÇADAS QUE UM MOTOR DE 56KW É SUFICIENTE PARA ABRI-LAS E REABRI-LAS. O LAGO GATÚN, QUE FICA A 26 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, É ALIMENTADO PELO RIO CHAGRES, ONDE FOI CONSTRUÍDA UMA BARRAGEM PARA A FORMAÇÃO DO LAGO. DO LAGO GATÚN, O CANAL PASSA PELA FALHA DE GAILLARD E DESCE EM DIREÇÃO AO PACÍFICO, PRIMEIRAMENTE ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DE ECLUSAS EM PEDRO MIGUEL, NO LAGO MIRAFLORES, A 16,5 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, E DEPOIS, ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DUPLO DE ECLUSAS EM MIRAFLORES. TODAS AS ECLUSAS DO CANAL SÃO DUPLAS, DE MODO QUE OS BARCOS POSSAM PASSAR NAS DUAS DIREÇÕES. OS NAVIOS SÃO DIRIGIDOS AO INTERIOR DAS ECLUSAS POR PEQUENOS APARELHOS FERROVIÁRIOS. O LADO DO PACÍFICO É 24 CENTÍMETROS MAIS ALTO DO QUE O LADO DO ATLÂNTICO, E TEM MARÉS MUITO MAIS ALTAS.
O CANAL E A ZONA DO CANAL EM TORNO FORAM ADMINISTRADOS PELOS ESTADOS UNIDOS ATÉ 1999, QUANDO O CONTROLE FOI PASSADO AO PANAMÁ, COMO PREVISTO PELOS TRATADOS TORRIJOS-CARTER, ASSINADOS EM 7 DE SETEMBRO DE 1977, NOS QUAIS O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS JIMMY CARTER CEDE AOS PEDIDOS DE CONTROLE DOS PANAMENHOS. 
OS TRATADOS PREVIAM UMA PASSAGEM GRADUAL DO CONTROLE AOS PANAMENHOS, QUE SE TERMINOU PELO CONTROLE TOTAL DO CANAL PELO PANAMÁ EM 31 DE DEZEMBRO DE 1999.
O PANAMÁ TEM, DESDE ENTÃO, MELHORADO O CANAL, QUEBRANDO RECORDES DE TRÁFEGO, FINANCEIROS E DE SEGURANÇA ANO APÓS ANO. O CANAL DO PANAMÁ FOI DECLARADO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE ESTADO-UNIDENSE DE ENGENHEIROS CIVIS.
fonte - Wikipédia

Comentários