STONEHENGE / CÍRCULO DE PEDRAS

STONEHENGE (DO INGLÊS ARCAICO "STAN" = PEDRA, E "HENCG" = EIXO)
É UM MONUMENTO MEGALÍTICO DA IDADE DO BRONZE, LOCALIZADO NA PLANÍCIE DE SALISBURY, PRÓXIMO A AMESBURY, NO CONDADO DE WILTSHIRE, NO SUL DA INGLATERRA.
CONSTITUÍ-SE NO MAIS VISITADO E CONHECIDO CÍRCULO DE PEDRAS BRITÂNICO, E ATÉ HOJE É INCERTA A ORIGEM DA SUA CONSTRUÇÃO, BEM COMO DA SUA FUNÇÃO, MAS ACREDITA-SE QUE ERA USADO PARA ESTUDOS ASTRONÔMICOS, MÁGICOS OU RELIGIOSOS.
O STONEHENGE É UMA ESTRUTURA COMPOSTA, FORMADA POR CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DE PEDRAS QUE CHEGAM A TER CINCO METROS DE ALTURA E A PESAR QUASE CINQUENTA TONELADAS, ONDE SE IDENTIFICAM TRÊS DISTINTOS PERÍODOS CONSTRUTIVOS:
DENOMINADO PELOS SAXÕES DE "HANGING STONES" (PEDRAS SUSPENSAS) E REFERIDO EM ESCRITOS MEDIEVAIS COMO "DANÇA DOS GIGANTES", EXISTEM DIVERSAS LENDAS E MITOS ACERCA DA SUA CONSTRUÇÃO, CREDITADA A DIVERSOS POVOS DA ANTIGUIDADE.
foto - Edgy 01
O MAIS FAMOSO MONUMENTO DA PRÉ-HISTÓRIA PODE TER SIDO UM CENTRO DE CURA, PARA ONDE IAM PEREGRINOS HÁ MAIS DE 4.500 ANOS. A AFIRMAÇÃO É DE UM GRUPO DE ARQUEÓLOGOS QUE TRABALHA, DESDE O COMEÇO DO MÊS, NAS PRIMEIRAS ESCAVAÇÕES EM MAIS DE 40 ANOS NO MONUMENTO.
foto - Kojak
O GRUPO ACREDITA TER ENCONTRADO INDÍCIOS QUE PODEM, FINALMENTE, EXPLICAR OS MISTÉRIOS DA CONSTRUÇÃO DE BLOCOS DE PEDRA.
foto - Marczu
A EQUIPE DESCOBRIU UM ENCAIXE QUE, NO PASSADO, ABRIGOU AS CHAMADAS PEDRAS AZUIS, ROCHAS VULCÂNICAS DE TOM AZULADO, A MAIORIA JÁ DESAPARECIDA, QUE FORMAVA A PRIMEIRA ESTRUTURA CONSTRUÍDA NO MONUMENTO.
foto - Jan 44
ELES ACREDITAM QUE AS PEDRAS AZUIS PODEM CONFIRMAR A TESE DE QUE STONEHENGE ERA UM LOCAL ONDE AS PESSOAS IAM EM BUSCA DE CURA.
A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO ESTÁ NO PONTO EM QUE O MONUMENTO TENHA SIDO CONCEBIDO PARA QUE UM OBSERVADOR EM SEU INTERIOR POSSA DETERMINAR, COM EXATIDÃO, A OCORRÊNCIA DE DATAS SIGNIFICATIVAS COMO SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS, EVENTOS CELESTES QUE ANUNCIAM AS MUDANÇAS DE ESTAÇÃO.
foto - Mainufo

PARA ISTO BASTA SE POSICIONAR ADEQUADAMENTE ENTRE OS MAIS DE 70 BLOCOS DE ARENITO QUE O COMPUNHAM E OBSERVAR-SE NA DIREÇÃO CERTA. ESTA DESCOBERTA SE DEU EM 1960, DEMONSTRANDO, ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA, QUE OS POVOS NEOLÍTICOS, 3000 ANOS ANTES DE CRISTO, JÁ TINHAM ESTE CONHECIMENTO.
A IMPORTÂNCIA ESTARIA VINCULADA DIRETAMENTE À AGRICULTURA DOS POVOS DA ÉPOCA. SEGUNDO O HISTORIADOR JOHNNI LANGER, A VIDA DOS POVOS AGRÍCOLAS ESTÁ LIGADA AO CICLO DAS ESTAÇÕES, E O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO PRECISAVA DEMARCAR O TEMPO PARA SABER QUAIS ERAM AS MELHORES ÉPOCAS PARA COLHEITA E SEMEADURA, E A OBSERVAÇÃO DO CÉU NASCEU DAÍ.

fonte - Wikipédia

Comentários