Pular para o conteúdo principal

BIBLIOTECA MARCIANA / LIBRERIA MARCIANA

A BIBLIOTECA NAZIONALE MARCIANA (OU SEJA, A BIBLIOTECA DE SÃO MARCOS, PADROEIRO DE VENEZA)
É A MAIS IMPORTANTE BIBLIOTECA DE VENEZA E UMA DAS MAIORES DE ITÁLIA. CONTÉM UMA DAS MAIS RICAS COLECÇÕES DE MANUSCRITOS DO MUNDO.
É CONHECIDA EM ITALIANO SOB OS NOMES ALTERNATIVOS DE BIBLIOTECA DI SAN MARCO, LIBRERIA MARCIANA, LIBRERIA SANSOVINIANA, LIBRERIA VECCHIA, LIBRERIA DI SAN MARCO OU SIMPLESMENTE LA MARCIANA.

OCUPA PARTE DOS EDIFÍCIOS DA PRAÇA DE SÃO MARCOS NA PIAZZETTA DEI LEONCINI, NA MARGEM DO GRANDE CANAL DE VENEZA.
EM 1362 PETRARCA PROPÔS QUE FOSSE CRIADA UMA BIBLIOTECA PÚBLICA EM VENEZA. O PROJETO NÃO SE REALIZOU, MAS O POETA LEGOU A SUA BIBLIOTECA PESSOAL À CIDADE (HOJE ESTÁ CONSERVADA NA "MARCIANA").
O PRIMEIRO PASSO PARA A BIBLIOTECA PÚBLICA DATA DA DOAÇÃO DO CARDEAL BESSARION, QUE ENTREGOU OS SEUS LIVROS À REPÚBLICA DE VENEZA AD COMMUNEM HOMINUM UTILITATEM (EM 31 DE MAIO DE 1468): 746 MANUSCRITOS DOS QUAIS 482 EM GREGO E 246 EM LATIM, AOS QUAIS SE JUNTARAM 250 OUTROS MANUSCRITOS APÓS A MORTE DO DOADOR.
A BIBLIOTECA VIU AS SUAS COLECÇÕES ENRIQUECEREM GRAÇAS A INÚMERAS DOAÇÕES E LEGADOS, BEM COMO POR INCORPORAÇÃO DE OUTRAS BIBLIOTECAS DA CIDADE E DA REPÚBLICA.
UMA IMPORTANTE PARTE DAS OBRAS PROVÉM DE CONSTANTINOPLA, DEPOIS DA CIDADE TER SIDO TOMADA PELOS OTOMANOS: ISTO FEZ DE VENEZA O PRINCIPAL CENTRO DE ESTUDO DOS CLÁSSICOS GREGOS, O QUE ATRAIU NUMEROSOS HUMANISTAS. UM CERTO NÚMERO REUNIA-SE EM VOLTA DE ALDE MANUCE NA ACADEMIA ALDINA.
EM 1603, UMA LEI ENTROU EM VIGOR, IMPONDO A TODOS OS IMPRESSORES DE VENEZA O DEPÓSITO DE UMA CÓPIA DE CADA OBRA À MARCIANA. ESTA ÚLTIMA TORNA-SE ASSIM A BIBLIOTECA CENTRAL DA REPÚBLICA.
DEPOIS DA QUEDA DA REPÚBLICA, AS COLEÇÕES DOS ESTABELECIMENTOS RELIGIOSOS, SUPRIMIDAS POR NAPOLEÃO FORAM PARA A MARCIANA.
A BIBLIOTECA TEM HOJE O ESTATUTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO. AS SUAS COLECÇÕES INCLUEM:
  • 1.000.000 DE OBRAS IMPRESSAS ANTIGAS E MODERNAS
  • 2.283 INCUNÁBULOS
  • 13.000 MANUSCRITOS
  • 24.055 LIVROS DO SÉCULO XVI
AS OBRAS MAIS CONHECIDAS SÃO DOIS CÓDICES DA ILÍADA, O HOMERUS VENETUS A (SÉCULO X) E O HOMERUS VENETUS B (SÉCULO XI). ENCONTRA-SE IGUALMENTE NA MARCIANA A CHRONOLOGIA MAGNA DE FRA PAOLINO, MANUSCRITO DE PLÍNIO, CÓPIA DE 1481 QUE PERTENCEU A GIOVANNI PICO DELLA MIRANDOLA, UM EXEMPLAR DO PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO EM VENEZA, NUMEROSAS EDIÇÕES ALDINAS, UMA RICA COLEÇÃO DE CARTAS E DE ATLAS (INCLUINDO UMA CÓPIA DO MAPA-MÚNDI DE FRA MAURO), DENTRE OUTROS

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISEU DE ROMA

ZAGUEIRO VICTORINO SOFRE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM BELO HORIZONTE

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

PIRÂMIDES DO EGITO

AMAZONAS, BRASIL - Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil. Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.

BOI GARANTIDO - PARINTINS, AMAZONAS - O Garantido já arrebatou 30 títulos e eh o maior vencedor na disputa parintinense, cabendo ao contrário, pálidos 22 títulos

PORQUE MEU DEUS?

ESTAÇÃO DA LUZ / MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

CHEVROLET SONIC / LANÇAMENTO AGORA EM MAIO

CORRENDO ATRÁS DOS CACHORROS