OSCAR 2012 / 10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTORIA DA ESTATUETA MAIS COBIÇADA DE HOLLYWOOD

VEJA 10 CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR DO CINEMA AMERICANO

QUEM É OSCAR?: A ORIGEM NÃO É CONFIRMADA, MAS O BOATO MAIS ACEITO É DE QUE O NOME TENHA SIDO USADO PRIMEIRAMENTE PELO JORNALISTA SIDNEY SKOLSKY. ELE RELATA QUE ESTAVA ESCREVENDO UM ARTIGO SOBRE A PREMIAÇÃO E QUERIA DAR UM BOM NOME PARA O PRÊMIO. ELE ENTÃO SE LEMBROU DE UM ATOR MUITO BOM DE UMA COMÉDIA QUE COSTUMAVA ASSISTIR NO TEATRO, CHAMADO OSCAR, E ACHOU QUE A HOMENAGEM SOARIA BEM E FUNCIONARIA NO TEXTO. A PARTIR DE ENTÃO, SKOLSKY SÓ SE REFERIU À PREMIAÇÃO DA ACADEMIA COMO "OSCAR". ANOS DEPOIS, O NOME FOI ACEITO OFICIALMENTE
O ACORDO DOS VENCEDORES: TODOS OS VENCEDORES DO OSCAR TÊM QUE ASSINAR UM ACORDO NO QUAL SE COMPROMETEM A NUNCA VENDER SUAS ESTATUETAS, OU APENAS ENTREGÁ-LAS À ACADEMIA PELO VALOR SIMBÓLICO DE 1 DÓLAR. ESSA É A FORMA QUE ENCONTRARAM PARA CONTROLAR E IMPEDIR A POSSÍVEL VENDA DE ESTATUETAS PARA COLECIONADORES.
FILMES QUE MAIS GANHARAM OSCARS: BEN-HUR, TITANIC E O SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI EMPATAM, COM 11 OSCARS CADA. O ÚLTIMO SE DESTACA POR TER LEVADO TODOS OS PRÊMIOS A QUE CONCORREU!
PRIMEIRA ANIMAÇÃO A SER INDICADA A MELHOR FILME: A BELA E A FERA, EM 1991.
MAIS JOVEM A GANHAR UM OSCAR: A ATRIZ TATUM O'NEAL TINHA APENAS 10 ANOS QUANDO FOI PREMIADA COMO MELHOR ATRIZ COADJUVANTE PELA PERFORMANCE NO FILME LUA DE PAPEL, EM 1971
MAIS VELHA A GANHAR UM OSCAR: A ATRIZ JESSICA TANDY TINHA 80 ANOS QUANDO FOI PREMIADA COMO MELHOR ATRIZ PELA PERFORMANCE NO FILME CONDUZINDO MISS DAISY, EM 1989
OSCAR REJEITADO: O PRÊMIO FOI REJEITADO APENAS DUAS VEZES NA HISTÓRIA. A PRIMEIRA FOI POR GEORGE SCOTT, MELHOR ATOR EM 1970, QUE ALEGOU NÃO CONCORDAR COM AS POLÍTICAS DO OSCAR. A SEGUNDA REJEIÇÃO FOI POR MARLON BRANDO. EM VEZ DE RECEBER O PRÊMIO DE MELHOR ATOR POR O PODEROSO CHEFÃO, ELE ENVIOU UMA ÍNDIA AMERICANA EM SEU LUGAR, PARA DISCURSAR SOBRE O DESCASO DO HOMEM BRANCO COM O POVO NATIVO DAQUELA TERRA.
ÚNICO FILME MUDO A GANHAR O OSCAR: SE O ARTISTA LEVAR O MAIOR PRÊMIO DA NOITE NESTE DOMINGO, SE JUNTARÁ A ASAS, DE 1927, ATÉ HOJE O ÚNICO FILME SEM FALAS A SER CONSIDERADO O MELHOR FILME DO ANO.
QUEM MAIS RECEBEU INDICAÇÕES NA CARREIRA: MERYL STREEP, COM 17 INDICAÇÕES E DOIS OSCARS. ELA CONCORRE A MELHOR ATRIZ MAIS UMA VEZ NESTE ANO, POR A DAMA DE FERRO.
QUEM GANHOU MAIS OSCARS NA HISTÓRIA: WALT DISNEY, COM 22 PRÊMIOS E 4 HOMENAGENS. O PRIMEIRO OSCAR VEIO COM BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, EM 1937.
(fonte: yahoo.com.br)

Comentários