OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : NOVA YORK - 200 ANOS DE BIG APPLE

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOVA YORK - 200 ANOS DE BIG APPLE

Mapa quadriculado e de ruas numeradas faz parte de plano do século 19 que definiu crescimento da cidade para os dois séculos seguintes


O familiar mapa de Nova York, quadriculado e com ruas organizadas por números em vez de nomes, não foi obra do destino. Em 1811, a prefeitura da cidade elaborou um plano diretor que definiu como seria o crescimento da cidade nos próximos dois séculos. Esse plano, chamado "The Gratest Grid” (a Grande Grade, em tradução livre), completa 200 anos e se encerra neste ano.

Em celebração à data, o Museu de Nova York expõe até 15 de abril diversos mapas e gravuras da época da criação da Grande Grade.
O plano diretor transformou uma Manhattan rural, e dividida em uma dúzia de fazendas, na cidade mais moderna e avançada do mundo. Para facilitar a venda dos lotes da futura cidade, a prefeitura quadriculou todo o mapa da ilha, quase completamente desocupado, com ruas e avenidas, e depois as numerou. O plano traçou as linhas da cidade que acabou virando a mais fácil de se localizar no mundo.
No início, o que virou a esquina da rua 26 com a quarta avenida, por exemplo, era campo aberto, então a prefeitura colocou pilares de pedra com os números indicando que ruas seriam construídas ali.
Há 200 anos, a única área urbana de Nova York se encontrava ao extremo sul da ilha de Manhattan, entre o que é hoje Wall Street e Greenwich Village. O resto da ilha era tão rural, que apenas uma grande avenida a cortava de norte a sul, a Broadway. Em pouco mais de 60 anos, entre 1811 e 1875, Nova York se transformou em uma cidade.
Obviamente, a prefeitura teve de vencer a resistência dos donos das fazendas, poderosas famílias que ainda nomeiam praças e locais famosos da cidade, como por exemplo os Bleeker. Essas famílias receberam grandes quantias de dinheiro pelos terrenos e a possibilidade de comprá-los de volta a preço baixo.
“A Grade de 1811 foi uma grande demonstração de ambição e otimismo. A prefeitura teve a coragem de antecipar o crescimento de Nova York e projetar a cidade como eles a imaginaram”, explicou Susan Henshaw Jones, diretora do Museu de Nova York ao iG. “Mas o que mais surpreende em relação à Grade de 1811 é a sua longevidade e flexibilidade para se adaptar aos dois séculos seguintes, que incluíram grandes mudanças como o caminho traçado pela Broadway e o Central Park”, disse.
Para durar 200 anos, o plano diretor de Nova York foi obrigado a se adaptar. Inicialmente, a Grande Grade não previa nenhum grande parque, por exemplo, apenas lotes para construções de casas e edifícios. Nos anos 1850, porém, várias manifestações comunitárias demonstraram o desejo de haver um local público e aberto na cidade. Foi aí que nasceu o Central Park, no coração de Manhattan, ocupando 6% da área da ilha.
(fonte: ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL