A GRANDE MURALHA / MURALHA DA CHINA

A MURALHA DA CHINA, TAMBÉM CONHECIDA COMO A GRANDE MURALHA, É UMA IMPRESSIONANTE ESTRUTURA CONSTRUÍDA DURANTE A CHINA IMPERIAL.
 A GRANDE MURALHA CONSISTE DE DIVERSAS MURALHAS, CONSTRUÍDAS POR VÁRIAS DINASTIAS AO LONGO DE APROXIMADAMENTE DOIS MILÊNIOS
(COMEÇOU NO ANO 221 A.C COM TERMINO NO SÉCULO XV, DURANTE A DINASTIA MING). 
SE, NO PASSADO, A SUA FUNÇÃO FOI ESSENCIALMENTE DEFENSIVA, NO PRESENTE CONSTITUI UM SÍMBOLO DA CHINA E UMA PROCURADA ATRAÇÃO TURÍSTICA.
AS SUAS DIFERENTES PARTES DISTRIBUEM-SE ENTRE: O MAR AMARELO (LITORAL NORDESTE DA CHINA), O DESERTO DE GÓBI E, A MONGÓLIA (A NOROESTE).
NO SÉCULO XX, NA DÉC. DE 80, DENG XIAOPING PRIORIZOU A GRANDE MURALHA COMO SÍMBOLO DA CHINA, ESTIMULANDO UMA GRANDE CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DE DIVERSOS TRECHOS QUE, ENTRETANTO, FOI QUESTIONADA. 
A REQUALIFICAÇÃO DO MONUMENTO PARA O TURISMO SEM NORMAS PARA O SEU ADEQUADO USUFRUTO, ALIADO À FALTA DE CRITÉRIOS TÉCNICOS PARA A RESTAURAÇÃO DE ALGUNS TRECHOS (COMO O PRÓXIMO A JIAYUGUAN, NO OESTE DO PAÍS, ONDE FOI EMPREGADO CIMENTO MODERNO SOBRE UMA ESTRUTURA DE PEDRA ARGAMASSADA, CONDUZINDO AO DESABAMENTO DE UMA TORRE DE SEISCENTOS E TRINTA ANOS), GEROU VÁRIAS CRÍTICAS POR PARTE DE PRESERVACIONISTAS, QUE ESTIMAM QUE CERCA DE DOIS TERÇOS DO TOTAL DO MONUMENTO ESTEJAM EM RUÍNAS.
 AS TORRES, CUJO NÚMERO É ESTIMADO POR ALGUNS AUTORES EM CERCA DE QUARENTA MIL, PERMITIAM A OBSERVAÇÃO DA APROXIMAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS.

AS SENTINELAS QUE AS GUARNECIAM SERVIAM-SE DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÕES QUE EMPREGAVA BANDEIRAS COLORIDAS, SINAIS DE FUMAÇA E FOGOS.
DE PLANTA QUADRADA, ATINGIAM ATÉ DEZ METROS DE ALTURA, DIVIDIDAS INTERNAMENTE. NO PAVIMENTO INFERIOR PODIAM SER ENCONTRADOS ALOJAMENTOS, ESTÁBULOS PARA OS ANIMAIS E DEPÓSITOS DE SUPRIMENTOS.
ERAM DOMINADOS POR UMA TORRE DE PLANTA QUADRADA, QUE SE ELEVAVA A ATÉ DOZE METROS DE ALTURA.

ESTE POST FAZ PARTE DO SITE "BELEZAS DA HUMANIDADE"
CLIK AQUI E VEJA OUTRAS MARAVILHAS QUE O HOMEM FEZ 

Comentários