OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 01/26/11

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Patos de Minas, Minas Gerais - Com turismo de eventos, negócios e ecoturismo

















Com recantos naturais propícios para o desenvolvimento dos esportes ligados à natureza e do turismo rural.




copyrigth "Neide Oliveira"
Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 19 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do Estado. Um levantamento feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e publicado pela revista Veja em 2001 apontou Patos como o 5º município com maior desenvolvimento sócio-econômico, entre 1970 e 1996. Foram pesquisados 5 mil municípios brasileiros, de 50 a 500 mil habitantes.  (Prefeitura Municipal)
Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.  (Prefeitura Municipal)
O cuidado com as praças, jardins e espaços públicos em geral é uma particularidade, demonstrada através de sucessivas administrações comprometidas com o interesse público. A arborização enche a cidade de verde, de vida e de cheiro agradável, além de amenizar as elevadas temperaturas do verão tropical.  (Prefeitura Municipal)
Um dos aspectos que chamam atenção é a hospitalidade do povo patense, gente acolhedora sempre disposta a ajudar e atender bem a quem chega.
A exigência, o comprometimento com o crescimento e a vida social efervescente são algumas características marcantes das pessoas deste lugar.


Patos conta com mais de 10 clubes que oferecem diversas opções sociais, esportivas e de lazer e conta com eficientes serviços de infra-estrutura urbana.  (Prefeitura Municipal)CONHEÇA AGORA A BELA PATOS DE MINAS.
copyrigth "Marcos Antonio"
copyrigth "Bruno Maass"
copyrigth "?"
Patos de Minas apresenta um grande potencial para o desenvolvimento do Turismo de Eventos, de Negócios e do Ecoturismo, oferecendo toda a infra-estrutura necessária para atender bem aos visitantes. Conta com uma moderna rede hoteleira e bons restaurantes, incluindo os de comida italiana, japonesa, chinesa e mexicana, além dos bares, pizzarias e fast foods. As vias de acesso à cidade estão em bom estado de conservação.



Todos esses fatores aliados à segurança e à hospitalidade do povo patense criam um ambiente favorável ao turismo e consolidam a vocação do Município para o comércio e prestação de serviços. Com uma paisagem formada por suaves montanhas e uma vegetação típica do cerrado, Patos ainda esconde recantos naturais propícios para o desenvolvimento dos esportes ligados à natureza e do turismo rural.  (Prefeitura Municipal/Montanha)
copyrigth "?"
AVENIDA MAJOR GOTE (DIA)
copyrigth "Marcos Antonio"
AVENIDA MAJOR GOTE (NOITE)
copyrigth "Marcos Lana"
LAGOA
copyrigth "Marcos Lana"
copyrigth "?"
copyrigth "Tarciso"
PONTE SOBRE O RIO PARANAÍBA
copyrigth "Mineiro26"
UMA BONITA PRAÇA
copyrigth "Fabricio Ferreira Si..."



copyrigth "Montanha"
copyrigth "Matheus Joma"
PATOS DE MINAS, ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Saulo Alves"
PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 132 ESCOLAS
ESTA É A BELA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
copyrigth "Tarciso"
IGREJA DOS CAPUCHINHOS
copyrigth "Neide Oliveira"
NOVAMENTE A MATRIZ
copyrigth "Montanha"
AQUI, A TORRE DA MATRIZ, COMO VOCÊ NUNCA VIU. BEM DE PERTO
copyright "Guilherme Pinheiro"
A MATRIZ POR INTEIRO
copyrigth "Alemão_doidão"
VEJA QUE MAGNIFICA CONSTRUÇÃO. UMA OBRA DE ARTE.
copyrigth "Caio Graco Machado"

O VELHO E TRADICIONAL CORETO DA PRAÇA
copyright "?"



AQUI, A SEDE DO VIVEIRO DE MUDAS DO IEF (Instituto Estadual de Florestas)
copyrigth "Ogusuku L.M."
A ZONA RURAL DE PATOS DE MINAS
copyrigth "Campos II Unipam"

População estimada 2016 (1) - 149.856
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 3.190,187
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,49
Código do Município 3148004
Gentílico - patense
ORIGEM DO NOME
Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba.
Gentílico: patense
HISTÓRICO
O processo de colonização da região ocupada hoje pelo município de Patos de Minas e distritos vizinhos teve início, provavelmente, na metade do século XVIII, período que antecede à descoberta do ouro nas regiões das minas, com o movimento das entradas e bandeiras rumo às terras de Paracatu.
A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde segundo as descrições históricas existia uma enorme quantidade de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado, sendo muito visitados por tropeiros. O povoado, à beira do rio Paranaíba, cresceu, virou arraial e depois vila, a devota vila de Santo Antônio dos Patos.



Em 1892, o presidente do Estado de Minas Gerais eleva a vila à categoria de cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do Estado mudou o nome para Guaratinga, provocando insatisfação na população. Atendendo aos apelos populares, em 1945 o nome é mudado novamente para Patos de Minas, para distingui-lo de Patos da Paraíba, município mais antigo. Seu aniversário é comemorado em 24 de maio, ocasião em que se realiza a "Festa Nacional do Milho".
O desenvolvimento maior do município ocorreu na década de 30 pelos melhoramentos executados pelo Governo do Estado, cujo presidente era Olegário Dias Maciel. Em seu governo, instalou-se e construiu-se a sede da Escola Normal (então Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel), o Hospital Regional Antônio Dias Maciel, o Fórum Olympio Borges e o grupo escolar Marcolino de Barros. Essas obras ampliaram muito as influências do município na região.



A década de 50 foi de grande avanço regional. Houve grande surto migratório e a instalação de grandes firmas comerciais nos mais diversos segmentos. Nessa época, construiu-se o primeiro terminal rodoviário e iniciou-se a comemoração da Festa Nacional do Milho.
Nas décadas de 60 e 70, período em que o país vivia sob pressão da ditadura militar, houve certa estagnação econômica, motivada pela mudança da capital do país para Brasília. Grande parte da população local se deslocou para lá em busca de emprego. A capital continuou atraindo os patenses, principalmente com a criação das universidades. Ainda hoje existe em Brasília uma colônia significativa de patenses.



Esse momento foi marcado pela: instalação da CEMIG; fundação do Colégio Municipal, transformado em Escola Estadual Professor Zama Maciel; a criação da Fundação Educacional de Patos de Minas, com a instalação do primeiro curso superior; a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1970; e a consolidação da rede rodoviária com o asfaltamento das BRs 354 e 365, ligando o município à capital do Estado e ao nordeste do país.
A descoberta da jazida de fosfato sedimentar, na localidade da Rocinha, no final dos anos 70, projetou Patos de Minas nacionalmente, ocasionando a primeira visita do Presidente da República à cidade, o General Ernesto Geisel, em 1974.



Esse período também foi marcado pela imigração gaúcha, que fixou suas residências e escritórios de venda de sementes em Patos de Minas. O cultivo era feito na região de cerrado, vizinha do município, principalmente Presidente Olegário e São Gonçalo do Abaeté.
Neste período foi grande o desenvolvimento comercial com a implantação de indústrias de confecções e a instalação de uma unidade da CICA, maior processadora de tomates da América Latina, promovendo o crescimento de cultivo de milho doce, ervilha e tomate na região.


Estudos comprovam a predominância de tribos indígenas no período que antecede a dominação branca na região. Segundo Antré Prous, autor do livro "Arqueologia Brasileira", costuma-se atribuir aos Cataguás a ocupação da região sudoeste mineira, tribo que resistiu bravamente aos invasores brancos, mas que não chegou a ser estudada. A existência de vestígios arqueológicos são as marcas deixadas por estas nações.
ESTA É A BANDEIRA DA CIDADE DE PATOS DE MINAS, MINAS GERAIS
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS, MINAS GERAIS


Fonte / Fotos = Thymonthy Becker / Wikipédia / IBGE / Portal da Prefeitura de Patos de Minas /








ATÉ BREVE.