OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 06/19/10

sábado, 19 de junho de 2010

VOLKSWAGEM JETTA 2011

ESTE É O NOVO SEDÂ 2011 DA VOLKSWAGEM.
É O JETTA, A PRINCIPIO, PARA OS AMERICANOS (NÃO SÃO OS TORCEDORES DO AMÉRICA NÃO VIU)RSRSRSRS
DEVERÁ ESTAR EM TORNO DOS 30 MIL REAIS. O QUE NÃO É MUITO CARO.
ELE VEM IMPONENTE, BONITO, COM MUITOS ADCIONAIS E PRONTO PARA CONCORRER DE IGUAL COM OS DE SUA CATEGORIA.
VALE A PENA CNFERIR.

Ouro Fino, Minas Gerais - Patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedo e os detalhes dos casarões centenários na cidade do Menino da Porteira. Vem ver:
















Patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedo e os detalhes dos casarões centenários na cidade do Menino da Porteira. Vem ver: 
BEM VINDO A NOSSA CIDADE / BEM VINDO AO MENINO DA PORTEIRA
foto : Fabrício de Souza Menegildo

A principal praça de Ouro Fino, Minas gerais
foto - ?
OURO FINO
Uma típica cidade mineira, com belas paisagens e povo hospitaleiro, Ouro Fino clima agradável com verão chuvoso e ameno e período seco no inverno, com noites e madrugadas frias. Ouro Fino está situada numa região montanhosa, sendo cortada por vales, com altitudes variando entre 997 e 1591 metros. Ainda hoje as grandes plantações de café fazem das montanhas ourofinenses belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.


Há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável, ruas de paralelepípedos e detalhes de casarões centenários. 
Centro da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
OURO FINO HOJE
Integrando o próspero Circuito das Malhas, o antigo arraial que possuía ouro cresceu e conquistou posição de destaque no país. As razões são muitas. O impulso inicial se deu no início do século passado, quando a cafeicultura proporcionou seu primeiro grande salto econômico. O forte era plantar café e ainda hoje as grandes plantações fazem de suas montanhas belas paisagens a serem admiradas, gerando emprego e mantendo a população rural.
Escola Cel. paiva
foto - ?
De rico município agrícola há mais de um século, Ouro Fino conserva um patrimônio arquitetônico invejável. As ruas de paralelepípedos, os detalhes dos casarões centenários e o cuidado com sua história fizeram com que a cidade se transformasse em Município Prioritário ao Desenvolvimento do Turismo, chancelado pela EMBRATUR, em 1997 e 1999. Mas um pouco antes disso, quando o cantor Sérgio Reis gravou a canção "O Menino da Porteira", de Teddy Vieira e Luizinho, a cidade ganhou fama nacional.


Quem não se lembra dos versos: 
"Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino, de longe eu avistava a figura de um menino" ...
foto - ?
Hoje quem chega à cidade também avista de longe a figura de um menino. Trata-se de um monumento esculpido em concreto, medindo dez metros de altura e pesando dez toneladas. Fazem parte da mega escultura a famosa porteira e o sorridente menino que transformaram Ouro Fino em celebridade nacional.
O Berrante que também faz parte da música sertaneja e virou símbolo de Ouro Fino, Minas gerais
foto - globo.com
Por todas essas razões, econômicas e culturais, a cidade se tornou um forte pólo turístico do Sul de Minas e o número de visitantes cresce a cada dia. Muitos deles querem boas compras, encontrando na indústria de malhas local uma excelente opção para se comprar direto das fábricas. Hoje a cidade já é procurada por atacadistas que encontram um comércio em franco crescimento.
O boi sem coração também eh o símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - uol.com.br
A industrialização - sem perda da qualidade de vida -, o potencial turístico do município e a localização privilegiada, bem próxima dos grandes centros urbanos (São Paulo e Campinas), fazem com que Ouro Fino seja cidade de destaque no atual contexto brasileiro.
Estação Ferroviária
foto - ?
As belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios e a imponente Pedra do Itaguaçu, com fauna e flora preservadas proporcionaram, nos últimos anos, a prática do ecoturismo. Trilhas, cavalgadas e passeios por esta bela Ouro Fino vão deixar saudade. Experimente.
Experimentando, visite também a Igreja Matriz, antiga igreja erguida em homenagem a São Francisco de Paula, que abriga o Museu de Arte Sacra, único museu sacro do Sul de Minas.


Plantação de Café eh um dos atrativos turísticos e fonte de renda de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
MENINO DA PORTEIRA
O Monumento do Menino da Porteira está localizado na entrada principal da cidade, na Rodovia MG-290. Ele pode ser visitado e fotografado pelos turistas. Monumento em homenagem a música que divulgou Ouro Fino através da autoria de Teddy Vieira e Luizinho.
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
O Menino da Porteira da música sertaneja que virou símbolo da cidade de Ouro Fino, Minas gerais
foto - Fabrício de Souza Menegildo
CASA DO CAFÉ COM LEITE
Fazem parte também do turismo cultural da cidade, a Casa do Café com Leite, como é conhecida popularmente, é um dos importantes monumentos da história da política mineira e até nacional. Por trás de sua fachada, de características ecléticas, com predominância neo renascentista, o prédio foi palco da assinatura do pacto do café com leite, firmado entre o representante do Estado de São Paulo, Cincinato Braga, e o presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, em 1913.


O pacto representou a aliança dos dois estados, garantindo um revesamento na Presidência da República entre candidatos de São Paulo e de Minas Gerais, que durou até 1930, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente. Construído no século XIX, por um imigrante italiano, o casarão foi doado por seu proprietário para a Loja Maçônica Deus e Caridade, em 1898, quando o dono voltou para a Itália. Em 1908, o imóvel foi vendido para Francisco Ribeiro da Fonseca, que era cunhado do presidente de Minas, Júlio Brandão. No casarão, morou por muitos anos a família de Francisco Fonseca.

Endereço: Rua Senador Julio Brandão
Nesta casa foi assino o Tratado "Café com Leite" entre São paulo e Minas Gerais, fica na cidade de Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?
PEDRA DO ITAGUAÇU
A imponente Pedra do Itaguaçu, a 15 Km da área urbana da cidade e altitude de 1500 metros, possui uma vista impressionante de grande parte da região e é um dos lugares mais belos para se visitar em Ouro Fino. Outro lugar incrível da cidade de onde pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas é a Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude. Amantes do turismo ecológico se satisfazem com as belezas inigualáveis do lugar com fauna e flora preservadas, um verdadeiro paraíso ecológico.
A Pedra do Itaguaçu eh o ponto mais alto da cidade de Ouro Fino, Minas Gerais, de onde pode se ter uma visão das Montanhas ao redor
foto - ?
foto - ?
SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Uma das paróquias mais antigas de Minas Gerais. Sua construção teve início em 1927, substituindo uma rústica capela erguida em homenagem a São Francisco de Paula, por volta de 1746, que deu origem ao município. A Igreja apresenta uma mescla de estilos da arquitetura religiosa, com predominância do estilo românico e alguns elementos do gótico francês.
foto - Ícaro Brasil
foto - ?
foto - ?
foto -  Roberta Soriano

foto -  Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DO SANTÍSSIMO
Localizada n o interior da Igreja Matriz, a capela é decorada com vitrais, pinturas sacras na parede lateral e no teto e anjos guardiões talhados em madeira datados de aproximadamente um século.
foto - ?
CASA DO MENINO DA PORTEIRA
Caso construída com o objetivo de divulgar a cidade
Endereço: MG-290 entrada de Ouro Fino
A casa do Menino da Porteira eh também a Secretaria de Turismo e Cultura em Ouro Fino, Minas Gerais
foto - ?

SANTO CRUZEIRO E EVANGELISTAS
O Santo Cruzeiro cercado pelos evangelistas: São Lucas (Norte), São Marcos (Sul), São João(Leste) e São Mateus (Oeste), sustentados sobre colunas, simbolizam um Templo Aberto, emanando proteção para toda a cidade. Inauguração:29/12/2001 - Autor da Obra: Maneco de Gusmão
Endereço: Próximo a entrada da cidade
foto - ?
BARONESA
Primeira Máquina utilizada na pavimentação das rua de Ouro Fino no ano de 1938. Inaugurada em 1980.
Endereço: Praça Paulino Paulini
Esta foi a primeira máquina de pavimentação de Ouro Fino, Minas gerais e hoje eh um Monumento na Cidade
foto - ?
SERRA DA VENTANIA
Da Serra da Ventania, a 1600 metros de altitude, pode-se ter uma visão panorâmica das montanhas e das cidades vizinhas . Tratam-se de um paraísos ecológicos pela fauna e flora preservadas e pelas belezas inigualáveis, fatores que satisfazem os amantes do turismo ecológico.
foto - ?
PARQUE ECOLÓGICO
Trilhas em meio a vegetação e locais para a prática exercícios físicos ou de atividades para descanso e relaxamento podem ser encontradas, e curtidas com o único preço de preservação e respeito a natureza, facilmente acessíveis na parte urbana do município.
Endereço: Rua Pedro José de Melo
foto - ?
foto - ?


foto - ?
RECANTO DOS LAGOS
Composto de dois lagos é muito frequentado por ser um local de contato direto com a natureza, por ter uma grande extensão é utilizado por pessoas que gostam de fazer caminhadas e exercícios físicos. Também no Recanto dos Lagos fica situado o Parque da Longevidade José Palomo Roble.
Endereço: Bairro Palomos
foto - ?
MONUMENTO JULIO BUENO BRANDÃO
Júlio Bueno Brandão (Ouro Fino, 11 de julho de 1858 à Rio de Janeiro, 21 de março de 1931) foi um político brasileiro. Governou por duas vezes o estado de Minas Gerais durante a República Velha. Lema: "Prefiro Cair com Minas a cair em Minas".
Endereço: Praça Dr. Claudino
foto - ?
foto - ?
PRAÇA DR. CLAUDINO
A Praça Doutor Claudino, reformada no ano de 1969, exibe um belo cenário situado logo à frente do Santuário de São Francisco de Paula com a fonte sonoro luminosa e os jardins de flores e árvores com inclusive um exemplar de Pau Brasil.Ponto de encontro da maioria do cidadãos que querem aproveitar um fim de tarde espetacular e uma noite bonita e tranquila, a "Praça da Matriz" é, e sempre foi um dos pontos que não pode-se deixar de conhecer numa vinda a Ouro Fino.
Endereço: Próximo ao Santuário de Ouro Fino
foto - ?
TURISMO ECOLÓGICO E ESPORTES DE AVENTURA
foto - ?


Tirolesa na Fazenda Itaguaçu
foto - Pedro Ivo Prates
Canoagem
foto - ?
Cavalgada
foto - ?
Motocross
foto - ?
Off-road
foto - ?
Paraglider
foto - ?


Trekking
foto - ?
Trilha de bike
foto - ?
CACHOEIRA DO TABOÃO
A Cachoeira do Taboão, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza, onde pessoas das mais variadas idades vão para se refrescar e, além de tudo, contemplar a beleza que a natureza proporciona.
Endereço: Bairro Cervo
foto - ?
foto - ?
FAUNA E FLORA
A fauna e flora preservadas as belas paisagens naturais, banhadas por cachoeiras e rios, proporcionam a prática do ecoturismo na cidade. Trilhas, cavalgadas e passeios pela bela Ouro Fino prometem aventura, diversão e momentos de intenso contato com a natureza. A Cachoeira do Taboão, por exemplo, situada aos pés da Serra do Cervo, a 18 km da cidade, passando pelo distrito de Crisólia, é um local de extrema beleza que atrai diversas pessoas em busca da tranquilidade de um lugar onde se pode refrescar e contemplar a natureza.
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO DE OURO FINO
foto - ?
PRAÇA CHICO XAVIER
foto - ?
PRAÇA DA BARONESA
foto - ?
PRAÇA DR, CLAUDINO
foto - ?
foto - ?
foto - ?
MONUMENTO A JOSÉ DE ALENCAR
foto - ?


MONUMENTO A CARLOS GOMES
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ESTE É O PARQUE ECOLÓGICO DE OURO FINO. UMA ÁREA PRESERVADA, E ÓTIMA PARA PASSEIOS TURÍSTICOS
foto - ?
AQUI, A SEDE DA FAZENDA OURO FINO. ESTE PATRIMÔNIO PRECISA SER PRESERVADO
"UM POVO QUE NÃO CONHECE SEU PASSADO, NÃO SABE O POVO QUE EH"
foto - ?


foto - ?
foto - ?
foto - ?
QUE VIDA BOA
foto - ?
LAGO DAS 10 LAVADEIRAS
foto - ?
HOTEL FAZENDA
foto - ?


A ZONA RURAL DE OURO FINO
foto - ?
TER UMA CASINHA BRANCA DE VARANDA, COM QUINTAL E MATO VERDE, PRA PLANTAR E PRA COLHER.
foto - ?
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM 
HOTEL FAZENDA OURO PARK
Hotel Fazenda Ouro Park está localizado em Ouro Fino e possui mini golfe e serviço de transporte gratuito. Este hotel fornece aos hóspedes mesa de sinuca, piscina descoberta e salão de jogos. 
Hóspedes do Hotel Fazenda Ouro Park têm acesso a uma variedade de atividades externas, incluindo cavalgada e pesca. O hotel também disponibiliza karaoke. 
Hotel Fazenda Ouro Park tem 30 quartos oferecendo o necessário para garantir uma estadia confortável. 
Hóspedes podem acordar um café da manhã toda manhã no Hotel Fazenda Ouro Park.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação


foto - Divulgação
POUSADA BRASIL COLONIAL
A Pousada Brasil Colonial oferece instalações aconchegantes num ambiente descontraído, nossos funcionários estão preparados para lhe atender com cortesia e qualidade nos serviços. 
Situada no centro comercial da cidade, próxima a bancos, prefeitura e outros estabelecimentos. Sua localização facilita a vida de quem viaja a trabalho, mas se sua viagem for a lazer, aproveite para conhecer as diversas atrações da região como cachoeiras, montanhas, construções históricas, o comércio de malhas de lã, bares, restaurantes e o carismático povo ouro-finense.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
foto - Divulgação
HOTEL FAZENDA MENINO DA PORTEIRA
foto - Divulgação
foto - Divulgação

foto - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 33.557
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 533,714
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 59,15
Código do Município 3146008
Gentílico - Ouro-Finense
Gentílico: ouro-finense
HISTÓRICO 
Ouro Fino 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO
No ano de 1746, os bandeirantes aportaram na região do Vale do Sapucaí, que compreende atualmente o sul de Minas Gerais e o leste de São Paulo, em busca de ouro, pois supunha-se que as jazidas estavam abundantes. Um destes bandeirantes, o sertanista Ângelo Batista, natural de Pindamonhangaba (SP), descobriu ouro nos ribeirões de Ouro Fino, Santa Izabel e São Paulo. Começou, então, uma disputa entre as capitanias de Minas e São Paulo pela posse da região.


O Guarda-mor (nome dado ao responsável pela região), regente do Sapucaí, Francisco Martins Lustosa, português de origem, fundou o arraial de Ouro Fino. E edificou a Capela de São Francisco de Paula, que acabaria por ser elevada a paróquia em 8 de março de 1749. Essa elevação se deu por iniciativa do governador do Bispado de São Paulo, D. Luiz de Mascarenhas, ao qual estava vinculada a região no período, e que dava todo o apoio ao Guarda-Mor, no sentido de garantir posse para a capitania de São Paulo.


Porém, os limites entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo não estavam bem definidos. Em setembro daquele mesmo ano, a então novíssima Ouro Fino já passara a pertencer ao território mineiro, por ordem do rei de Portugal, D. João V, atendendo à solicitação do regente de Minas, Gomes Freire de Andrade. Temendo represálias da antiga administração, Lustosa mudou-se para a atual cidade de Curitiba (PR), onde faleceu. Em 16/03/1973, suas cinzas foram transladadas para Ouro Fino.


O arraial de Ouro Fino ficou sob jurisdição da vila de São João Del Rey e depois, em 1799, da vila de Campanha. Em 1831, foi criado o município de Pouso Alegre, ficando Ouro Fino pertencente a ele, como distrito, até 22 de julho de 1868, quando foi elevado à condição de vila. Tal situação durou até 4 de novembro de 1880, quando foi elevada à categoria de cidade. Em 16 de março de 1881, ocorreu a instalação da Câmara Municipal e foi eleito seu primeiro presidente.

Estabelecidas, então, as condições necessárias para a criação da Comarca, fato que se confirmou em 4 de novembro de 1888, mas só foi oficialmente instalada no governo republicano, em 26 de setembro de 1890. O município de Ouro Fino englobou também os distritos de Campo Místico (atual Bueno Brandão), Jacutinga e Monte Sião, que, posteriormente, tornaram-se emancipados.
ESTA EH A BANDEIRA OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
ESTE EH O BRASÃO OFICIAL DA CIDADE DE OURO FINO, MG
O ÚLTIMO QUE SAIR, FECHA A PORTEIRA.
foto - ?

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE

Você também pode gostar:



fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Ouro Fino, MG / turismosuldeminas.com.br / guiaourofino.com / Divulgação /
ATÉ UM DIA