OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 11/16/09

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Heliodora, Minas Gerais - No circuito turismo saudável das Serras Verdes

















Com cachoeiras, cavernas e trilhas, eh um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes
A cidade de Heliodora localizada na região Sul do Estado de Minas Gerais, tem posição privilegiada, pois está próxima as cidades de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Pouso Alegre e Varginha, e é um local estratégico por se localizar nas proximidades da Rodovia BR 381 - Fernão Dias (São Paulo/Belo Horizonte).




Região rica em montanhas, clima tropical de altitude, cidade serrana caracterizada por dias quentes e noites frias, Heliodora faz parte do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, e tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
BEM VINDO A HELIODORA / A SUÍÇA BRASILEIRA
foto - Clordsan
foto - ?
TURISMO E LAZER
Heliodora segue firme no seu objetivo de se tornar uma cidade essencialmente turística: o turismo saudável, baseado na relação equilibrada do homem com a natureza, cada vez mais importante para quem vive a loucura dos grandes centros urbanos.


O Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, representado pela EMBRATUR, outorgou o SELO DE MUNICÍPIO COM POTENCIAL TURÍSTICO ao município de Heliodora em 07 de março de 1996, e hoje, é pertencente ao Circuito das Águas, juntamente com os municípios de Lambari, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu e outros.
Heliodora com sua tranquilidade, comum em cidades do interior, é um lugar excelente para o descanso e lazer de seus moradores e também de visitantes, que vêm para Heliodora em busca de paz e tranquilidade.
foto -  Alberto Hektor

CACHOEIRA DO PEDRÃO
Situada 6,5 Km do centro da cidade, no Bairro da Floresta, possui queda d'água de 40 metros que cai de um pedrão rochoso e forma um poço estreito e comprido cercado de pedras. Possui uma grande piscina com a água que vem da serra. Há bar e restaurante em estilo rústico e aconchegante onde a natureza faz parte da decoração, aproximando homem, fauna e flora.
foto -  Alberto Hektor
HELIODORA TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS. VÁRIAS CACHOEIRAS E BELÍSSIMAS PAISAGENS
Heliodora faz parte do circuito das águas, a região é rica em morro, tem dias quentes e noites frias.
Tem alto potencial turístico ecológico, com áreas de lazer, cachoeiras, cavernas e belas montanhas.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km, entrar à esquerda, e seguir por mais 1 Km até a cachoeira.
foto - ?
CACHOEIRA DO ALTAIR
A 5,5 Km do centro da cidade, no Bairro Cachoeira, possui piscina natural em estilo de corredeira (as cachoeiras formam inúmeras quedas d`água - 15 m); o local tem vegetação rala em volta da queda principal e mata fechada acima desta. Existem várias trilhas que levam a lugares pitorescos abaixo e acima da cachoeira.
foto - ?
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda, no Km 4,5 entrar à esquerda até a Fazenda. Seguir a pé por 300 m.
foto - PMH

RANCHO CHOUPANA
A 2,5 Km do centro da cidade, possui piscina, sauna, quiosques, área para churrasco, campo de futebol society, quadras de vôlei de areia e grama, serviço de bar e restaurante.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto. Entrar em estrada de terra em direção à Lambari, no Km 2,4 entrar à esquerda e seguir por 300 m até o local.
CAVERNAS DO PEDRÃO
Rochas com cavidades de até 30 metros de desenvolvimento horizontal situadas nas proximidades da Cachoeira do Pedrão. Nesta caverna foi encontrada uma grande variedade de animais, além de constatadas evidências de sítios arqueológicos. O Pedrão, localizado a 1850 metros de altitude, pode ser utilizado também para montanhismo e camping selvagem.
foto - ?




foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 5,5 Km até a Serra do Pedrão. Para conhecer a caverna entrar em contato com Tião da caverna, residente próximo a Cachoeira do Pedrão.
foto - ?

foto - PMH
PEDRA DO OVO
A Pedra do Ovo, situa-se numa reserva ecológica na serra de Santa Catarina, na saída para Natércia pela estrada da Serra, a uma altitude de 1700 metros. Trata-se de uma enorme pedra sobreposta em outra, tendo sob si, de um lado, como se fosse um calço, uma outra pedra bem pequena, dando ao observador uma sensação muito estranha como se fosse cair, vale a pena constatar esta beleza da natureza.
foto - ?

Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até a estrada de terra para Natércia. Seguir pela estrada por 1,5 Km. Percorrer trilha dentro da mata por 500 m até o local.
foto - ?
CAVERNA DO CUCURUTO
Situa-se no morro do mesmo nome, com desenvolvimento de 251 metros, sendo portanto a maior cavidade brasileira topografada na litologia gnaisse, fonte GAPE (1989). Caverna valiosa por ser de formação gnáissica, constituída por desabamento de grande e pequeno porte. Nesta caverna foi constatadas evidências de sítios arqueológicos e diversas machadinhas em pedra polida, feitas por seus habitantes na Era Paleolítica.
foto - PMH
Como Chegar
Na praça Santa Isabel, seguir até o final da Av. Alvarenga Peixoto por 600 m, entrar em estrada de terra em direção à Lambari e seguir por 4,5 Km e seguir até a propriedade de Luiz Bueno.
foto - PMH
PRAÇA DE ESPORTES
Complexo esportivo formado por 2 campos de futebol, uma quadra poliesportiva, 04 quadras de areia e um lago com ilha. Excelente local de lazer, devido a sua grande área, onde os moradores passeiam, praticam futebol, vôlei, natação e andam de bicicleta.
Contato: (35) 3457-1262
foto - PMH

Como Chegar
A Praça de Esportes está situada logo na entrada da cidade.
foto - PMH

FESTAS E EVENTOS
Heliodora mantém a tradição de promover eventos comemorativos, onde podemos destacar o Carnaval (considerado um dos melhores da região), as Festas Religiosas (Festa da Padroeira da cidade e Festa de São Benedito e Congadas), a Festa do Peão de Boiadeiro, Encontro de Fanfarras e Bandas Marciais, e o Aniversário da Cidade/Reveillon
foto - ?
CARNAVAL
O Carnaval é uma festa popular, comemorada com dinamismo e alegria nas cidades do Sul de Minas. Em Heliodora não podia ser diferente e nesta ocasião a cidade recebe muitos heliodorenses que residem em outras regiões e pessoas de diversas partes do Brasil.



A união de todos dá como resultado uma explosão de alegria e criatividade dos blocos carnavalescos que se apresentam no carnaval de rua.
foto - ?
Dados do Evento
Data: Fevereiro/Março. Realizado nas ruas do centro da cidade e animado por Bandas de Marchinha e Bandas de Axé.
foto - PMH
FESTA DE SÃO BENEDITO E CONGADAS
Estes festejos, evocando as mais legítimas tradições mineiras, na sua parte religiosa e folclórica, constam da apresentação e concurso de congadas, shows, bingos, leilões de prendas e de animais, disputas futebolísticas, espetáculos pirotécnicos, barracas.
foto - ?
Dados do Evento
Data: Maio/Junho (Feriado de Corpus Christi). Realizada na Praça da Inconfidência.
foto - PMH
FESTA DE SANTA ISABEL
Festa em homenagem a Padroeira da Cidade, evocando as mais legítimas tradições mineiras na sua parte religiosa, consta da apresentação de shows, bandas, bingos, leilões de prendas e de animais. Procissões e missas compõem a parte religiosa das comemorações.
Dados do Evento
Data: Julho. Realizada na Praça Santa Isabel, no centro da cidade.
foto - ?
ANIVERSÁRIO DA CIDADE / REVEILLON
Heliodora comemora seu aniversário de Emancipação Político-Administrativa no dia 26 de dezembro juntamente com o Reveillon. A festa é comemorada com queima de fogos e shows em Praça pública, reunindo toda a população e heliodorenses que moram em outras cidades, que aproveitam as festas de final de ano para visitar a terra natal.
Dados do Evento
Data: Dezembro. Realizado na Praça Santa Isabel no centro da cidade.
foto - ?
ENCONTRO DE FANFARRAS E BANDAS MARCIAIS
Heliodora mantém a tradição das fanfarras através de um Encontro anual. Este encontro conta com a participação da Fanfarra local - "Presente do Sol", e de fanfarras e bandas marciais das cidades vizinhas e de outros Estados.
foto - ?
 foto - ?
Dados do Evento
Data: 2º Semestre. Realizado no centro da cidade.
foto - ?
FESTA DO PEÃO BOIADEIRO
Mantendo as tradições de cidade do interior, Heliodora se orgulha de ter uma festa onde se valoriza o homem do campo. A Festa do Peão tem como atividades o Rodeio Amador e Profissional, Bailes e Shows.
foto - ?




COMO TUDO COMEÇOU
foto - ?
MATRIZ DE SANTA IZABEL
foto - ?
PRAÇA DA MATRIZ
foto - ?
 foto - ?
foto - ?
ENTORNO DA CIDADE
A economia da cidade se baseia na agricultura, pecuária, indústria têxtil e de aguardente.
foto - ?
 foto - ?
 foto - ?
foto - ?
foto - ?



foto - ?
foto - ?
POR AQUI, VOCÊ VIVERÁ MUITAS AVENTURAS. E MUITA DIVERSÃO NOS CLUBES DA CIDADE
foto - ?
A CIDADE DE HELIODORA FAZ PARTE DO CIRCUITO DE MOTOCROSS
foto - ?
foto - Divulgação
MAIS PACATA QUE ESTA, NÃO EXISTE.
foto - ?
VEJA ALGUMAS CONSTRUÇÕES
ANTIGA PREFEITURA - HOJE ESCOLA MUNICIPAL
foto - ?
CINE CLUBE
foto - ?
Vindo aqui, você vai curtir estas belíssimas cachoeiras, você pode acomodar-se no Rancho do Brejão, um refúgio numa ilha de verde, paz, muita aventura ecológica e todos os atrativos do turismo rural.
O acesso é pela Rodovia Fernão Dias, próximo de Serras, cachoeiras, trilhas, duchas.



Acomodações em quartos individuais para o seu descanso.
Para nos contatar: heliodoramg@hotmail.com
Ou: Fone: (11) 8759-5947 ou 8164-1781
Se você vai viajar de férias, passe em Heliodora.
Você não irá se arrepender.
Esta é Bárbara Eliodora Guilhermina Bueno, que deu origem ao nome da cidade
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 6.528
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 153,950
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 39,76
Código do Município 3129202
Gentílico - heliodorense
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade vem de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira Bueno, heroína da inconfidência.
Gentílico: heliodorense
Histórico
Heliodora
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Foi mais ou menos no ano de 1850 que vieram ocupar as terras que constituem o atual município de Heliodora, os seus primeiros fazendeiros.
Nesse tempo, toda sua extensão era coberta de opulenta e cerrada mata virgem. Os fazendeiros eram de várias famílias: Gonçalves, Pereira e Fernandes, sendo que a família Gonçalves era a possuidora do maior número de escravos.
Em 1869, o patrimônio pertencia a uma fazenda de muitos alqueires, denominada São Joaquim do Paraíso, que ia ser dividida entre os herdeiros de Feliciana Maria do Nascimento.



Nessa divisão, o referido terreno, que continha a área estimada de 70 alqueires, coube por herança aos senhores Guilherme da Silva Mendes e sua esposa Ana Vitória de Jesus, Catarina de Sene e Caetana Maria de Jesus.
Nessa ocasião, os referidos herdeiros fizeram doação de 11 alqueires, para o patrimônio de uma Igreja, onde deveria ser construída uma capela e um cemitério, conforme documento de doação datado de 15 de fevereiro de 1869.
Algum tempo depois, o lavrador José Vieira da Silva, vindo da vizinha freguesia de Santa Catarina comprou terras da mesma fazenda, próximas ao patrimônio e fixou residência.
Neste patrimônio foram construídas várias casas por moradores das vizinhanças, e pessoas de profissões diversas que afluíram ao lugar. José Vieira construiu e doou uma casa destinada a casa paroquial.



O nome do povoado ficou sendo Santa Isabel e fazia parte do distrito de Santa Catarina.
Com a criação do município de São Gonçalo do Sapucaí, pela Lei provincial nº 2.554, de 19 de outubro de 1878, Santa Isabel passou a pertencer ao novo município. José Vieira da Silva, principal fundador de Santa Isabel era homem de pouca instrução, mas inteligente, probo e trabalhador.
Teve sempre grande trabalho como administrador do lugar, financiando despesas avultadas para policiamento, ordem e justiça locais, hospedando inúmeras pessoas aqui vindas como autoridades ou a passeio.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE HELIODORA, MINAS GERAIS


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Heliodora, MG / Internet / Divulgação / 

 ATÉ QUALQUER DIA