OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 11/02/09

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ENTRE RIOS DE MINAS / MINAS GERAIS - Berço do cavalo Campolina, tem a linda arquitetura da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas que tem influências neogóticas (1.674 / 5.570)

















A CIDADE
A economia é baseada na agropecuária, sendo grande produtora de leite, milho e de uma cachaça artesanal muito famosa na região. O município é conhecido como berço do Cavalo Campolina e local aonde nasceu Santa Manoelina dos Coqueiros.




A atmosfera aconchegante de Entre Rios é proporcionada pelas ruas calmas com casarões conservados, além das lindas arquiteturas da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas que tem influências neogóticas, datada de 1928, e do belo prédio do Hospital Cassiano Campolina, construído em 1910.
foto - pmerm
O TURISMO EM ENTRE RIOS DE MINAS, MG
O município possui belezas naturais como cachoeiras e serras, e é um lugar propício para a prática de esportes ao ar livre como escalada, voo livre, Mountain Bike, trekking entre outros. Dentre os monumentos naturais destacam-se as cachoeiras do Gordo (18 km. da cidade), dos Faleiros (10 km. da cidade), Coqueiros (12 km. da cidade), do Diniz (12 km. da cidade), da mata (17 km. da cidade), além das serras do Camapuã e do Gambá (esta em sua maior parte fica no município vizinho de Jeceaba), que se destacam no relevo.
foto - pmerm
A cidade apresenta uma grande cultura musical, com diversos talentos da terra. Atualmente a Prefeitura abraça o Projeto tocando em frente, com mais de 40 alunos das escolas rurais que emocionam a todos com sua orquestra de violões. A Banda Nossa Senhora das Brotas também faz parte da tradição da cidade e participa da maior parte das comemorações no município. Ainda existem outros grupos como Coral da Cidade, Seresta Rios ao Luar e várias bandas jovens.
foto - pmerm
Entre Rios de Minas também é famosa pela Festa da Colheita, uma das principais da região. Uma comemoração tradicional, acontece sempre no mês de julho e faz menção aos agradecimentos pela colheita, existe há 54 anos. Além disso existem outros eventos que movimentam o município durante todo ano.
Conheça e se apaixone!
ENTRE RIOS DE MINAS
foto - ?
foto - ?
foto - ?
As ruas calmas, com casarões ainda conservados, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, de influência neogótica, e o Hospital Cassiano Campolina, construído em 1910, propiciam à cidade uma atmosfera de aconchego.
Entre Rios de Minas vem se tornando conhecida por sediar importante seleção de cavalos da raça Campolina, criados em Minas e muito apreciados em outros estados.
VISÃO GERAL DA CIDADE DE ENTRE RIOS DE MINAS, MG
foto - ?
O CAVALO CAMPOLINA
Entre Rios de Minas é conhecida nacionalmente como “Berço do Cavalo Campolina”. Esta raça surgiu há mais de 140 anos, na fazenda do Tanque (a sede da fazenda ainda preserva um casarão construído no final do século XIX), após Cassiano Campolina ganhar uma égua de um amigo, chamada Medeia, e esta égua estava cruzada com um cavalo garanhão de Dom Pedro II.

Deste cruzamento nasceu então o primeiro cavalo campolina, que foi batizado com o nome de Monarca, em homenagem ao imperador e Cassiano continuou com seus testes a fim de apurar a raça. Ao morrer, em 1904, Cassiano Campolina mediante testamento doou tudo o que tinha para a construção de um hospital com a finalidade então de atender todos os enfermos e necessitados da região. Então em 1910 foi construído o Hospital Cassiano Campolina, que até hoje atende toda a região.
Na Fazenda do Tanque, onde tiveram início os cruzamentos desses animais, preserva-se um belo casarão construído no final do século XIX e áreas com reservas naturais que constituem bonitas paisagens.
O município possui também várias cachoeiras com poços que proporcionam ótimos passeios no verão.
A economia de Entre Rios de Minas se baseia na pecuária leiteira; e na excelente cachaça, fabricada artesanalmente e famosa na região.
O CORETO DA PRAÇA CENTRAL
foto - ?
Uma festa tradicional de Entre Rios é a de sua Padroeira, Nossa Senhora das Brotas, realizada no dia 15 de agosto. Se você busca sossego, você precisa conhecer Entre Rios de Minas. Aqui tem ótimos restaurantes, com comida típica de toda a região, hotéis e pousadas de ótima qualidade, e é claro, de um descanso em meio a natureza.
AQUI, UMA JANELA DE PEDRA, QUE DÁ UMA VISÃO DA SERRA DO GAMBÁ EM ENTRE RIOS DE MINAS, MG
foto - ?
TREVO COM MONUMENTO AO CAVALO CAMPOLINA
foto - ?
HOSPITAL CAMPOLINA
foto - ?
Entre Rios também tem bastantes atrativos que fazem parte de sua cultura. Existem na comunidade de São José das Mercês as “Ruínas da Casa de Pedra do Gambá”, datadas de 1701 e atribuídas ao bandeirante Fernão Dias, além de sítios de possível interesse arqueológico, remanescentes dos locais em que viveram as tribos dos índios Cataguá.
PRAÇA DA MATRIZ
foto - Fernando Bezerra
FESTA DA COLHEITA
Tradicionalmente acontece na cidade de Entre Rios de Minas a Festa da Colheita, geralmente no último final de semana de julho. A comemoração teve seu início a 54 anos atrás, por iniciativa de Dom José Belvino, então pároco do município, para reunir os fieis das capelas vizinhas e agradecer a Deus tudo o que foi concedido nas lavouras e na pecuária, pedir proteção divina além de trazer a oferenda das nossas colheitas para Nossa Senhoras das Brotas, padroeira da cidade e oferecendo as pessoas mais carentes.


Atualmente a festa conta com shows de muita qualidade, exposição de animais, provas funcionais, concursos de marcha, rodeio internacional e é considerada uma das mais tradicionais festas da região. Além de manter viva a cultura e a memória, através da missa da colheita e do desfile de carros de boi e de animais pela cidade, juntamente com outras entidades e grupos do município. Este evento ocorre sempre no domingo, último dia de festa.
IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA
foto - ?
CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LAPA DE OLHOS D'ÁGUA
A Capela de Nossa Senhora da Lapa de Olhos D’água, pertencente a primeira fase da arte colonial mineira, é uma das mais antigas do Estado, existindo desde o século XVII.
Olhos D’Água situava-se nas imediações de um dos principais caminhos que ligava São João Del Rei à região de Vila Rica. Hoje, a capela e fica localizada no distrito de Serra de Camapuã, a cerca de 20 quilômetros de Entre Rios de Minas.


Além de uma obra de arte é também um bem histórico que busca manter a memória de uma população. É considerada um dos templos católicos mais antigos da região que fazia parte da comarca do Rio das Mortes. Tombada no ano de 2000 pelo seu valor histórico e artístico, de acordo com o Dossiê de Tombamento Histórico de Entre Rios de Minas, esse templo é reconhecido pela população de Entre Rios. É uma construção de grande importância histórica e afetiva. Remetem a devoção a Nossa Senhora da Lapa pelos moradores, as antigas festas religiosas, casamentos, batismos e o antigo cemitério no ao lado da capela.
foto - ?
CACHOEIRA DO GORDO E O RIO QUE CORTA A CIDADE
foto - ?
foto - ?
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DE BROTAS
Nossa Senhora das Brotas é a padroeira do município e também dos criadores de gado e fazendeiros. Em Entre Rios a tradição conta que a tradição a santa foi trazida pelos primeiros moradores do município, os portugueses Pedro Domingues e Bartolomeu Machado, e que construíram a capela em sua homenagem. Quase toda a região do Paraopeba se entregou à sua devoção.


Frei Agostinho declarou: “Escrevemos os princípios e origem da miraculosa imagem de Nossa Senhora das Brotas ou Abróteas, erva muito medicinal de que se vê povoado e coberto o sítio em que se deu princípio ao seu célebre Santuário. Assim como esta erva medicinal que tem muitas particularidades e virtudes, Maria Santíssima não despreza este título porque ela é a medicina universal em todos os nossos males. O verdadeiro antídoto de todos os venenos”.
Tradicionalmente no dia 15 de agosto a cidade de Entre Rios de Minas comemora a festa de sua padroeira.
foto - ?
foto -  Wikipédia
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Aqui, uma das ruas da cidade. Veja a beleza das construções
foto - ?
foto - ?


foto - ?
Aqui, uma das construções antigas da cidade. Há muitas delas por aqui
foto - ?


foto - ?
População estimada 2016 (1) - 15.210
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 456,796
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 31,18
Código do Município 3123908
Gentílico - entrerrianos
Gentílico: entrerrianos
HISTÓRICO
O município de Entre Rios de Minas tem suas origens no século XVIII com a chegada dos portugueses Pedro Domingues e Bartolomeu Machado à região, em 1713. Bartolomeu Machado construiu sua casa no lugar onde se encontra hoje a Fazenda do Engenho. Anos depois, ergueu uma capela em homenagem à Nossa Senhora das Brotas, em torno da qual surgiu o povoado do Bromado, que posteriormente teve seu nome alterado para Brumado do Suaçuí.


Rio Acima, Brumado do Campo, Brumado do Suaçuí, hoje Entre Rios de Minas, tem os primórdios de sua história no alvorecer do século XVII.
A região foi desbravada por bandeirantes. Ainda hoje, nas proximidades do povoado de São José das Mercês, existem ruínas construções atribuídas a estes aventureiros.


Os primeiros moradores nos sítios onde se acha a cidade de Entre Rios de Minas foram os portugueses Bartolomeu Machado Neto e Pedro Domingos, que encantados com a exuberância das terras cobertas de boas pastagens, próprias à agricultura e à pecuária, construíram suas residências à margem direita do rio Brumado.

Tempos depois, mandaram erigir uma capela nas proximidades, capela esta mais tarde demolida para, em seu lugar, surgir a atual matriz da cidade.
O progresso da comunidade e sua localização foram motivados pela existência da capela edificada por Bartolomeu e Pedro Domingos, e a estrada que fazia a ligação entre Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete), Ouro Preto, São João Del Rei e Sabará. 
Sendo o município de terras férteis e apresentando grande reserva de manganês, vem progredindo dia a dia, para orgulho dos entrerrienses.



O nome do município vem de 2 rios que o banham: rios Brumado e Camapuã. Nascem no município de Lagoa Dourada, na Serra das Vertentes, correm paralelos banhando as terras que formam o município e se encontram no vizinho município de Jeceaba.
Conforme dístico do brasão municipal "Duco in Altum", conduzir o barco para o alto, Entre Rios de Minas tem nesse dístico o seu ideal, qual seja o progresso sempre crescente.
Gentílico: Entrerriense.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ENTRE RIOS DE MINAS, MG
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ENTRE RIOS DE MINAS, MG

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Governo de Entre Rios de Minas, MG / Internet /





CONHEÇA O ESTADO DO AMAPÁ


VALEU PELA AVENTURA