OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 10/18/09

domingo, 18 de outubro de 2009

Dionísio, Minas Gerais - Aqui se encontra o Parque Estadual do Rio Doce, a maior área contínua de mata atlântica preservada do estado das Minas Gerais. Vem comigo:

















Aqui se encontra o Parque Estadual do Rio Doce, a maior área contínua de mata atlântica preservada do estado das Minas Gerais. Vem comigo:
BEM VINDO A CIDADE DE DIONÍSIO. BANHADA DE VERDES MATAS
foto - ?


AQUI, UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
foto - ?
CAPELA DE SANTO ANTÔNIO
Um dos prédios tombados como patrimônio histórico em Dionísio, a Capela de Santo Antônio está sendo restaurada. A igreja recebe obras com a finalidade de evitar sua perda total, já que foi encontrado debaixo da construção um ataque de cupins em toda a sua extensão. Trata-se de um trabalho minucioso, que demanda conhecimento e atenção para assegurar que a recuperação do piso e outras partes importantes ocorram sem mudar a caracterização do patrimônio.
foto - PMD
CASARÃO
Imagem - Julio Celso Miranda
ATUAL IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO, NO CENTRO DA CIDADE
Imagem - Magal 113
foto - Davidson dias
foto - José Martins Andrade
foto - Vicente A. Queiroz
PRAÇA CENTRAL
foto - ?
SÃO SEBASTIÃO NA PRAÇA DA IGREJA
Imagem - Júlio Celso Miranda


DIONÍSIO ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
foto - ?
ZONA RUAL DE DIONÍSIO
foto - Davidson Dias
foto - ?
foto - ?
PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE
AQUI SE ENCONTRA O PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE, A MAIOR ÁREA CONTÍNUA DE MATA ATLÂNTICA PRESERVADA DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
BELÍSSIMAS CACHOEIRAS, MATA ATLÂNTICA PRESERVADA, TRILHAS PARA VOCÊ CURTIR BEM DE PERTO ESTA BELEZA TODA.
EM DIONÍSIO ENCONTRA-SE O 3º MAIOR SISTEMA DE LAGOS DO BRASIL. SÓ SUPERADOS PELO SISTEMA AMAZÔNICO E PANTANAL.
foto - Senac Minas
MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA
MARLIÉRIA, DIONÍSIO E TIMÓTEO.
foto - Paulo Miranda Pereira
Maior floresta tropical de Minas Gerais possui também a maior área contínua de mata atlântica preservada do estado. Foi a primeira unidade de conservação estadual criada no território. O Parque Estadual do Rio Doce detém rica biodiversidade e árvores centenárias.
foto - Senac Minas
Na região prevalece duas formas de relevo: as colinas e as planícies. O parque está inserido entre planaltos do vale do rio Doce, em uma faixa com cerca de 20 km² de largura e 80 km² de comprimento. Também é caracterizado por topos nivelados, com muitos morros e altitudes que variam entre 200 e 500 m, limitadas por conjuntos de serras que alcançam altitudes acima de 1.000m.
POVOADO DE BREJAÚBA
Imagem - Lavide 31


foto - ?
SE VOCÊ GOSTA DE UM MERGULHO EM CACHOEIRAS, PASSEIO POR ÁGUAS DESPOLUÍDAS NADAR EM RIO DE ÁGUAS LÍMPIDAS. ENTÃO VOCÊ PRECISA VIR CONHECER DIONÍSIO.
Imagem - Edson Soares
CACHOEIRÃO
Imagem - Davidson Dias
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ÓTIMA COMIDA MINEIRA, BOAS ACOMODAÇÕES PARA OS VISITANTES E UMA AVENTURA QUE VOCÊ NÃO ESQUECERÁ.
DIONÍSIO TEM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Imagem - José Mauricio PS
DIONÍSIO FOI FUNDADO EM 01 DE JANEIRO DE 1949.
População estimada 2016 (1) - 8.373
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 344,442
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 25,37
Código do Município 3121803
Gentílico - dionisiano
foto - ?
Gentílico: dionisiano
Histórico
Dionísio
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
A exemplo do que ocorreu com outras localidades nas proximidades do Rio Doce, o município de Dionísio era, também, habitado pelos índios Botocudos.



Certa vez, um soldado, chamado Dionísio, dava guarda na cadeia de Vila Rica(Ouro Preto), onde um homem de família importante e abastado, se viu envolvido como criminoso e recolhido a prisão; uma de suas filhas, de nome Ricardina, de beleza incomparável, ao visitar o pai na prisão, ocasionou ao soldado o grande desejo de conquistá-la. O soldado Dionísio propôs a Ricardina o casamento em troca da liberdade de seu pai, bastando que, na hora marcada, ela comparecesse na cadeia com três animais preparados para a fuga.




Aceita a proposta, realizou-se a fuga, viajando toda a noite, acamparam numa fazenda nas margens do Gualacho. Na manhã seguinte, Ricardina notou a ausência de seu pai e, interrogado por ela, Dionísio, que o assassinara, respondeu que ele fugira com receio de ser perseguido e preso pela polícia. Dionísio e Ricardina prosseguiram viagem, deixando na moça a esperança de reencontrar o pai. No trajeto, Dionísio encontrou dois soldados vindos de Antônio Dias, resultando num conflito em que Dionísio matou o soldado de nome Nicolau.

Não resistindo a penosa viagem, Ricardina veio a falecer. Levando consigo o soldado sobrevivente, Dionísio retrocedeu, transpondo a serra divisória das águas do córrego Esperança com o Mumbaça e acampou nas margens deste córrego e, não sendo molestado pela policia, ali permaneceu e construiu uma cabana, onde hoje se acha a sede municipal. Para sua própria subsistência, Dionísio dedicou-se ao trabalho das boas terras levando para a localidade que recebeu o seu nome, outras pessoas que formaram o povoado de Dionísio.
Gentílico: Dionisiano
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE DIONÍSIO, MINAS GERAIS
OBRIGADO PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. ABRAÇOS






fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Descubraminas.com.br /  Senac Minas / Portal da Prefeitura de Dionísio, MG / 
 ATÉ UM DIA