Sedia um dos importantes museus de arte contemporânea do mundo, o Instituto Inhotim – estima-se que mais de 150 mil turistas venham visitá-lo anualmente. Brumadinho tem pousadas charmosas, com clima propício para romance, como a Estalagem do Mirante.
O parque de 97 hectares tem o maior conjunto mundial de palmeiras e cerca de 500 obras feitas por mais de 100 artistas de 30 países
INSTITUTO INHOTIM
Situado no município de Brumadinho, o Instituto Inhotim é um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo. Com uma área de visitação de 140 hectares, o Inhotim é uma junção de jardim botânico e um acervo com mais de 200 obras de arte contemporânea em exposição nas 22 galerias e jardins.
Aberto em 2006, o Museu já recebeu mais de 2 milhões de visitantes. Além das alamedas cobertas de palmeiras raras, o turista se encanta com os famosos bancos do artistas plásticos Hugo França, em meio a uma arquitetura inovadora. O visitante tem acesso a obras de mais de 100 artistas brasileiros e estrangeiros, que compõem o acervo de mais de 800 peças.
Arte Contemporânea
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
Jardim Botânico
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.
Inclusão e Cidadania
O Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos. Importante interlocução também tem sido estabelecida com os empresários da região para o incremento de suas atividades econômicas, além de diversos projetos em parceria com o poder público local.
Imagem do caleidoscópio gigante, obra de Olafur Eliasson, instalado no jardim do Instituto Inhotim
"Troca-troca", de Jarbas Lopes
"Cosmococa 5 Hendrix War", de Hélio Oiticica e Neville D´Almeida, na Galeria Cosmococa
Bar do Ganso, restaurante do Instituto Inhotim
Brumadinho, rústico vilarejo no interior de Minas Gerais, recebe mais de 100 mil visitantes por ano para conhecer o Instituto Inhotim
"Através", de Cildo Meirelles
Lago do Instituto Inhotim
Espaço onde está instalada a obra "De Lama Lâmina", de Matthew Barney
COMO CHEGAR
Um ônibus liga a rodoviária de Belo Horizonte ao Instituto Inhotim. De táxi, o preço da corrida fechada de BH é de R$ 200. De carro, a partir de Belo Horizonte, são 65 km até Inhotim. É preciso seguir pela rodovia Fernão Dias (Br-381) e, após o trevo para o Triângulo Mineiro, pegar a saída 501 para Mário Campos. Vire à direita após um posto de gasolina BR e pegue a estrada que leva ao Centro de Brumadinho.
Dali, placas indicam o caminho até o museu. Quem quer se hospedar no distrito de Casa Branca pode sair de Belo Horizonte em direção ao Rio de Janeiro e pegar a entrada no km 547 da Br-040. De lá, são mais 27 km.
Informações sobre o ônibus que sai de Belo Horizonte:
Saritur – telefone: (31) 3272-3512. Ida: de terça-feira a domingo, às 9h15. Volta: de terça a sexta, às 16:30 e de sábado e domingo, às 17h.
"Som da Terra", ou "The Sound Pavilion", de Doug Aitken
Esculturas de Edgard de Souza, no Instituto Inhotim
"Magic Square nº 5 - De Luxe", de Hélio Oiticica
"Narcissus Garden Inhotim", de Yoyoi Kusamo
Dono do Instituto Inhotim, o minerador e mecenas Bernardo Paz dedicou 90 milhões de dólares à arte e criou um jardim dos sonhos para recebê-la
Totem do chinês Zhang Huan
Quem vai a Brumadinho também pode se aventurar na tirolesa
A Pousada Verde Folhas oferece a prática de arvorismo
O Instituto Inhotim reúne a maior coleção da arte contemporânea do país em um dos mais ricos jardins botânicos
BEM VINDO A CIDADE DE BRUMADINHO / TERRA DA CACHAÇA FEMININA
foto - ?
Foto - PMB
AQUI A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Datada de 1713, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é considerada o maior símbolo histórico-cultural e religioso do Município. Segundo os relatos históricos, o Distrito de Piedade do Paraopeba teria recebido os primeiros moradores por volta do século XVII, o que reafirma a tese de que a região seria uma das primeiras vilas do Estado de Minas Gerais.
Com elementos da arquitetura colonial, o templo possui ricos detalhes na construção dos altares em estilo setecentista. São 300 anos de história religiosa. A celebração mais importante é o Jubileu de Nossa Senhora de Piedade, realizado sempre no dia 8 de setembro, uma tradição de mais de 100 anos.
foto - Gui Torres
foto - Gui Torres
IGREJA DO ROSÁRIO
foto - Gui Torres
foto - Gui Torres
CASA DE CULTURA CARMITA PASSOS
Considerada uma das primeiras instituições educacionais de Brumadinho, a Casa da Cultura Carmita Passos foi decisiva para a formação cultural dos moradores da cidade. Na década de 30, o espaço começou a ser usado como o Grupo Escolar Padre Machado, tendo sido mais tarde sede de duas outras escolas do Município.
O nome “Carmita Passos” é uma homenagem à ex-professora da Escola. Desde 2004, o prédio passou a abrigar a “Casa da Cultura Carmita Passos”. Atualmente o espaço promove exposições e diversas atividades culturais. Além disso no local também funciona o CAT- Centro de Atendimento ao Turista.
Foto - PMB
PICO DOS TRÊS IRMÃOS
Cercada pelas belas serras da Moeda, Rola Moça, Três Irmãos e Conquistinha a cidade de Brumadinho apresenta em seus quase 640 km² uma enorme diversidade de atrativos turísticos. A riqueza do período colonial deixou marcas evidentes na zona rural de Brumadinho onde o visitante poderá contemplar obras riquíssimas como a Matriz de Nossa Senhora de Piedade e São José e a recém restaurada Fazenda dos Martins, antiga moradia de um comerciante de escravos.
Brumadinho possui também uma grande variedade de opções para os amantes de esportes radicais. A Serra da Moeda, além de ser muito conhecida por sua beleza cênica e pelas opções de gastronomia e hospedagem existentes em sua encosta, figura entre os melhores locais do país para a pratica do voo livre; esporte que proporciona charme e colorido a linda paisagem local.
O amante da natureza tem em Brumadinho a chance de vislumbrar exemplares endêmicos de fauna e flora do raríssimo Campo Rupestre Ferruginoso, bioma existente somente em serras que apresentam em sua geologia a chamada canga hematítica, ao cruzar a estrada parque que corta o Parque Estadual do Rola Moça (importante manancial da grande Belo Horizonte).
O turista que visita Brumadinho poderá ainda se encantar com os belos jardins e as impressionantes galerias do Inhotim. Aberto ao público em 2006, o Inhotim é um espaço que combina, de forma única, arte contemporânea, jardim botânico e desenvolvimento humano. Localizado em Brumadinho/MG, a 60 km da capital Belo Horizonte, o Instituto é um ambiente inovador e criativo que convida os visitantes a se relacionar com o mundo de forma mais sustentável, consciente e transformadora.
Foto - PMB
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE BRUMADINHO
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Barbosa
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Emerson R. Zamprogno
foto - Barbosa
foto - Jairo Nunes
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BRUMADINHO
Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, de 9:00 às 16:00
Sábado, de 9:00 às 15:00
A Estação Ferroviária de Brumadinho é o grande símbolo da segunda fase da história da cidade. Inaugurada em 1917, a construção da estação, assim como da linha férrea possibilitou a vinda de muitos trabalhadores, dando assim origem às primeiras habitações e povoados da atual região central de Brumadinho. A estação pode ser considerada um rico, belo e importante exemplar da arquitetura do século XX, e é um monumento que marca o pioneirismo e o desenvolvimento da cidade.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
ENTORNO DA CIDADE
foto - ?
TERRA DA CACHAÇA FEMININA
Brumadinho eh o 8ª maior município minerador de Minas Gerais, com minas da MBR, Mannesmann Vale/Ferteco e Ferrous8. Brumadinho é recordista na produção de cachaça artesanal, com o selo da AMPAC. É produzida em Brumadinho a cachaça "Domina", com marketing voltado para o mercado feminino, e as marcas "Segredo do Patriarca", "Brumado Velho", "Saideira" e "Boa Vitória".
foto - Vinícius Antônio de Oliveira Ditrich
foto - Montanha
AS BELAS CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - Montanha
foto - Barbosa
População estimada 2016 (1) - 38.373
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 639,434
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 53,13
Código do Município 3109006
Gentílico - brumadinhense
Prefeito 2017 / AVIMAR DE MELO BARCELOS
ORIGEM DO NOME
O topônimo Brumadinho foi dado à Estação construída no lugar e tem origem na derivação do nome do povoado mais próximo, Brumado e Paraopeba, à antiga vila de Brumado Velho, que por sua vez teria sido assim denominada pelos bandeirantes por causa das brumas comuns em toda a região montanhosa em que se situa o município, especialmente no período da manhã
Gentílico: brumadinhense
Histórico
Brumadinho
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Os desbravadores da região Espinhaço Meridional onde hoje se situa o município foram bandeirantes paulistas, chefiados por Fernão Dias Paes Leme, que fundaram inicialmente um núcleo de abastecimento da bandeira, pousos de repouso de tropas e lugar de levantamento dos mantimentos. De ponto de abastecimento de víveres, passou a pequeno arraial de mineradores.
O desenvolvimento da cultura cafeeira e a possibilidade de se extrair e exportar minérios de ferro, abundantes na região, provocaram a construção do ramal do Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil, fazendo nascer e desenvolver o povoado, com a chegada de trabalhadores e imigrantes estrangeiros. Começou assim o povoado a tomar aspectos de uma pequena cidade, já com um pequeno comércio estabelecido, várias moradias e uma população fixa de tamanho razoável.
O topônimo Brumadinho foi dado à Estação construída no lugar e tem origem na derivação do nome do povoado mais próximo, Brumado e Paraopeba.
Gentílico: brumadinhense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE BRUMADINHO, MINAS GERAIS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE BRUMADINHO, MINAS GERAIS
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal do Governo de Brumadinho / Wikipédia / viagemeturismo.abril.com.br /
CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
VALEU PELA AVENTURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TORNANDO A VIDA POSSÍVEL