OS MELHORES LUGARES PARA AS GRANDES AVENTURAS : 06/15/18

sexta-feira, 15 de junho de 2018

ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA OU AMÉRICA DOS ESTADOS UNIDOS?




ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA OU AMÉRICA DOS ESTADOS UNIDOS - 34.657...34.656...34.655
Estados Unidos da América é um país localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. O nome desse país é também expresso a partir de siglas como USA, US, EUA e EEUU. Os Estados Unidos são divididos em 50 Estados. 
Os Estados Unidos são o maior consumidor de petróleo e gás natural do mundo 
Os Estados Unidos são um grande país da América do Norte. Maior potência econômica, militar e cultural do mundo, os EUA atraem milhões de visitantes a negócios e para desfrutar das incontáveis atrações turísticas de seu imenso território.
Casa Branca, sede do governo americano em Washington DC
De acordo com o United States Census Bureau, que é o departamento responsável pelo censo nos Estados Unidos, o país tem 35 mil cidades e vilas. 
Cerca de dez das cidades dos EUA têm mais de 1 milhão de habitantes. A mais populosa é Nova Iorque, no estado de Nova Iorque. Ela tem mais de 8 milhões de habitantes. 
O astronauta James Irwin caminha sobre a Lua próximo ao módulo de aterrissagem e o rover lunar da Apollo 15, em 1971. O esforço para chegar à Lua foi desencadeado pela corrida espacial, durante a Guerra Fria.
O primeiro presidente dos EUA foi George Washington. Seu mandato teve início em 1789. 
Richard Nixon foi, até 2016, o único presidente a renunciar o seu cargo. 
Quatro presidentes foram assassinados: Abraham Lincoln, em 1865; James A. Garfield, em 1881; William McKinley, em 1901 e John F. Kennedy, em 1963. 
Em 2008 foi eleito o primeiro presidente afro-descendente: Barack Obama. 
Os super porta aviões USS Kitty Hawk, USS Ronald Reagan e USS Abraham Lincoln, da Marinha, com caças e um bombardeiro B-2 Spirit, da Força Aérea, à frente.
Você talvez não saiba que os estados localizados mais ao sul dos Estados Unidos tiveram o seu desenvolvimento atrasado em relação aos do norte e isso tem uma explicação histórica: na região sul, os colonos visavam lucrar o máximo possível com a agricultura, para enviar esses lucros aos colonizadores. Para atingir esse objetivo, até o trabalho escravo foi utilizado. Foi um sistema parecido com o que aconteceu no México e na América do Sul, ou seja, uma colonização exploratória. 
A águia de cabeça branca é o animal nacional do país desde 1782.
Já no norte dos Estados Unidos, como em Nova York e Nova Jersey, por exemplo, o objetivo não era apenas explorar as riquezas, mas estabelecer um novo local onde pudessem viver.
Bolsa de Valores de Nova Iorque em Wall Street, a maior do mundo por capitalização de mercado das empresas listadas.
No final da II Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois blocos, o capitalista, liderado pelos EUA, e o comunista, liderado pela URSS, era o início da Guerra Fria, que durou de 1945 a 1991. No final da década de 1970, a URSS não conseguia mais acompanhar o desenvolvimento econômico do bloco capitalista, e entra em crise, enfraquecendo o bloco comunista. Em 1991, o símbolo da guerra Fria, o Muro de Berlim que dividia a Alemanha entre os dois regimes políticos, é derrubado, marco o fim da Guerra Fria e a definição dos EUA como superpotência mundial.
O Sinal de Hollywood, em Los Angeles, Califórnia, é um símbolo do cinema americano.
Em 2010, o presidente Barack Obama apresenta uma nova doutrina de segurança nacional, valorizando a busca de colaboração dos países aliados em favor dos interesses norte-americanos. A nova política, que se distancia daquela de George W. Bush, tem destaque para quatro pilares: o desarmamento nuclear, a promoção da paz e da segurança, e a preservação do planeta e a economia global.
Cordilheira Teton, no Wyoming, parte das Montanhas Rochosas, no Parque Nacional de Grand Teton.

HINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL







35.291...35.290...35.289 ( E CONTANDO)

GROENLÂNDIA, GELOLÂNDIA OU PARAISOLÂNDIA? -




GROENLÂNDIA, GELOLÂNDIA OU PARAISOLÂNDIA? 36.119...36.118...36.117...
A Groenlândia foi descoberta pelos povos vikings no ano 981. Eles se ocupavam da navegação e foi quando iam em direção à América que descobriram o país. Estavam sob o comando de Erik, o Vermelho. Cerca de 4 séculos depois da descoberta, os vikings deixam a Groenlândia. 
A partir de 1378 a Groenlândia passou para o domínio da Dinamarca. Mas, somente em 1953 a Groenlândia conquistou constitucionalmente a igualdade política equivalente às demais partes do reino da Dinamarca. 
O clima é polar. O Ártico é uma das regiões mais frias do planeta. Deste modo, nem mesmo no verão há calor e o solo está sempre coberto de neve (apenas cerca de 410.000 Km2 de um total de 2.166.086 km² não têm gelo). Na Groenlândia encontra-se a Tundra e a Taiga, que são tipos de vegetação típicas das altas atitudes. Ursos, alces, lobos, raposas, esquilos e renas são exemplos de animais que podem ser encontrados na fauna das taigas. 
Tem destaque como ponto turístico o fiorde de gelo de Ilulissat. Este consta como Patrimônio Mundial da Unesco.
O aeroporto de Sisimiut.
O porto de Sisimiut.

AMÉRICA. O VELHO NOVO MUNDO




AMÉRICA. O VELHO NOVO MUNDO - 37.523...37.522...37.521...
A América é geralmente dividida em (América do Norte, América Central e América do Sul). Contudo os países anglófonos, por influência dos Estados Unidos, costumam usar o termo Américas para definir o continente, subdividindo-o não em três partes mas em dois continentes: América do Norte e América do Sul. No entanto, a visão predominante pelas várias línguas do mundo é a definição de América como sendo um único continente.
Os três maiores países da América, Canadá, Estados Unidos e Brasil, são também as maiores economias, que estão entre as dez maiores do mundo

Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América. 
É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio). 
Imagem de satélite do continente americano à noite (NASA/2001).
Monte Aconcágua, na Patagônia, a maior montanha do continente americano, com quase sete mil metros de altura.

NOSSA CASA, NOSSA MESMO?




NOSSA CASA. NOSSA MESMO? - 37.912...37.911...37.910...
A Terra é um planeta telúrico, o que significa que é um corpo rochoso, e não um gigante gasoso como Júpiter. É o maior dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar tanto em tamanho como em massa. Dentre estes quatro planetas, a Terra é também aquele com maior densidade, maior gravidade de superfície, o campo magnético mais forte, e a rotação mais rápida. É também o único planeta com tectônica de placas ativa.
Imagem da Lua passando na frente da Terra a partir da perspectiva da sonda Deep Space Climate Observatory
A primeira foto de um nascer da Terra feita manualmente durante a Apollo 8 a partir da Lua.
Chaminés de fada no Parque Nacional do Cânion Bryce, Utah, Estados Unidos.
Imagem da Terra à noite montada a partir de dados obtidos pelo satélite Suomi NPP ao longo de nove dias em abril e treze dias em outubro de 2012. A missão é gerida pela NASA com apoio operacional da NOAA. A fotografia mostra a extensão da ocupação humana no planeta e as luzes brilhantes são as áreas mais urbanizadas.

EXISTE, MAS PARECE QUE NÃO




EXISTE, MAS PARECE QUE NÃO - 38.123...38.122...38.121...
As teorias que buscam explicar como ocorreu a formação do Sistema Solar começaram a surgir no século XVI, a partir da observação mais acurada do movimento dos corpos. Ao longo do tempo, algumas dessas hipóteses foram ganhando importância. Descartes, por exemplo, sugeriu que o Sol e os planetas surgiram a partir de um vórtice existente no universo primordial. A teoria da captura dos protoplanetas, por seu lado, sugere que estes corpos coalesceram de uma nuvem molecular e, posteriormente, foram capturados pela gravidade do recém-formado Sol, juntaram-se e formaram os planetas. Uma variante deste conceito propõe que os protoplanetas foram capturados pelo Sol a uma estrela de baixa densidade que passou nas proximidades.
O Sol em atividade. Note a erupção liberando matéria no espaço, chamada de ejeção de massa coronal.
Da nebulosa que deu origem ao nosso sistema solar, cerca de 99,9% da massa original formou o Sol, os 0,1% restantes formou todos os outros planetas e corpos deste sistema, sendo que só Júpiter tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas do sistema solar juntos.

O QUE VEM DEPOIS EH SEMPRE DEPOIS




O QUE VEM DEPOIS EH SEMPRE DEPOIS - 38.556...38.555...38.554
Há tempos a humanidade buscou descrever a natureza da galáxia, sendo esta referida em inúmeras lendas e mitos entre vários povos. Embora tenha sido proposto anteriormente, constatou-se que a faixa brilhante de aspecto leitoso (a partir do qual seu nome derivou-se) se tratava na verdade de um grande conjunto de estrelas a partir das observações de Galileu Galilei utilizando um telescópio. Entretanto, nos últimos dois séculos, a concepção científica da Via Láctea passou de uma simples nuvem de estrelas na qual o Sol situava-se próximo ao centro para uma grande galáxia espiral complexa e dinâmica, da qual nossa estrela é somente uma das bilhões existentes, o que aconteceu graças aos avanços tecnológicos de observação, que permitiram sondar estruturas além das nuvens moleculares.
Nebulosa de Órion, o berçário de formação estelar mais próximo de nós, a cerca de 1 500 anos-luz em direção à constelação homônima, pode ser vista a olho nu. Seu brilho provém das estrelas recém-nascidas em seu interior.
A observação em diversos comprimentos de onda permite visualizar diversas estruturas mesmo através de nuvens moleculares, como estas na região central da galáxia fotografada em infravermelho pelo Telescópio espacial Spitzer.

O COMEÇO EH SÓ O COMEÇO - 38.690...38.689...38.688 (E CONTANDO)




O COMEÇO EH SÓ O COMEÇO
38.690... 38.689... 38.688 (e contando)
“Se descobrirmos uma teoria completa a respeito da origem do universo, ela deverá ser compreensível a todas as pessoas e não apenas a um punhado de cientistas. Então todos nós, filósofos, cientistas e até gente da rua, seremos capazes de tomar parte na discussão sobre por que existe o universo e por que existimos nós. Se encontrarmos a resposta a estas perguntas, haverá o triunfo supremo da razão humana. Naquele momento conheceremos o pensamento de Deus”.
Isaac Newton mostrou que a confusão de várias teorias descrevendo tudo, desde movimentos planetários até as ondas do mar, são aspectos de uma lei universal gravitacional. No séc. 19 James Clerk Maxwell descobriu que a eletricidade e o magnetismo são facetas do electromagnetismo.
Esta imagem em alta-resolução do Hubble Ultra Deep Field, mostra uma grande variedade de galáxias, cada uma composta de bilhões de estrelas. As pequenas galáxias avermelhadas, aproximadamente 100, são algumas das galáxias mais distantes fotografadas por um telescópio óptico.