domingo, 1 de julho de 2018

TUDO ESTA ARMAZENADO NA NUVEM. MAS ONDE FICA ESSA NUVEM? Seu smartphone já deve ter oferecido para fazer uma cópia de segurança das suas imagens no Google Fotos ou no iCloud. As versões mais novas do Office, da Microsoft, têm opção para salvar documentos, planilhas e apresentações no OneDrive. Por trás de tudo isso, está a nuvem, essa palavra mágica que promete que seus arquivos estarão sempre disponíveis para serem acessados pela internet. Mas, afinal de contas, onde essa "tonelada" de dados está arquivada?




CONHEÇA A "NUVEM" ONDE TUDO DA INTERNET FICA ARMAZENADO
Tudo está na nuvem, mas onde ficam os principais servidores de internet? 
Seu smartphone já deve ter oferecido para fazer uma cópia de segurança das suas imagens no Google Fotos ou no iCloud. As versões mais novas do Office, da Microsoft, têm opção para salvar documentos, planilhas e apresentações no OneDrive. Por trás de tudo isso, está a nuvem, essa palavra mágica que promete que seus arquivos estarão sempre disponíveis para serem acessados pela internet. Mas, afinal de contas, onde essa "tonelada" de dados está arquivada? 
Ao contrário do que o nome sugere, essa nuvem não fica pairando no céu, sobre nossas cabeças. "A definição de nuvem pode parecer obscura, mas, basicamente, é um termo utilizado para descrever uma rede global de servidores. A nuvem não é uma entidade física, mas uma vasta rede de servidores remotos ao redor do globo que são conectados e operam como um único ecossistema", diz Loredane Feltrin, diretora de produtividade na Microsoft Brasil. Só a Amazon, por exemplo, tem mais de 2 milhões de servidores ao redor do mundo, segundo o site The Conversation 
Os donos do céu O país que realmente pode levar a coroa de "dona da nuvem" é a Irlanda. Muitas companhias têm seus servidores por lá. O país foi escolhido por uma série de fatores como terras baratas, impostos mais baixos — meros 12,5%, enquanto países como Inglaterra, Alemanha e França cobram entre 23% e 33,3% — e participação na zona do euro. Ainda na União Europeia, outro país que se destaca é a Alemanha. De acordo com a Cleber Viana, diretor executivo da Accenture Operations, isso tem a ver com as regulamentações de proteção de dados vigentes no país, que obrigam as empresas a manterem os dados dos cidadãos alemães em território nacional 
Nas Américas, segundo Viana, os EUA são um nome forte por serem berço das principais empresas de tecnologia e lar das principais inovações do setor, além. O Brasil também tem um número considerável de servidores e datacenters de cloud, servindo com um hub para a América Latina. Na Ásia, o Japão se destaca por motivos parecidos com os dos EUA. Singapura também apresenta peso considerável no setor por oferecer tributação competitiva para as empresas. O executivo também destaca o caso da China, que tem presença muito forte de servidores e datacenters de empresas do próprio país, como Alibaba e Huawei. Segundo Viana, alguns países que devem apresentar crescimento nesse setor são Argentina e Chile, para América Latina, Turquia e Grécia, para União Europeia e Oriente Médio, e África do Sul, para União Europeia e Oriente Médio, e África do Sul, para o continente africano. 

Fonte dos textos e fotos: Uol.com.br / Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / 



VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL