quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

SÃO LUÍS / MARANHÃO / BRAZIL (4.811 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.108.975 PESSOAS (IBGE 2020)


A Praça Gonçalves Dias, localizada no alto dos Remédios (bairro), além de propiciar uma bela vista ao pôr-do-sol da baía de São Marcos, com a foz do Rio Anil é famosa por ser ponto de encontro dos enamorados de São Luís, o que lhe deu o título de Largo dos Amores.

A CAPITAL SÃO LUÍS, MA
São Luís, a capital do Maranhão, tem muitas particularidades: é a única cidade do país fundada por franceses, tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e, apesar de pertencer ao Nordeste, fica juntinho da Amazônia.
No Centro Histórico, as fachadas dos casarões, enfeitadas por delicados ladrilhos vindos da então Metrópole, permitem uma volta ao passado - é uma pena, no entanto, que a conservação desse patrimônio mundial decepcione. Mas a "Ilha do Amor", como São Luís é conhecida, também tem seu lado moderno, como lembram a movimentada Avenida dos Holandeses e os bares da charmosa Lagoa da Jansen.
Avenida Litorânea em São Luís, Maranhão
Em homenagem à maior coleção de azulejos portugueses da América Latina, os semáforos de São Luís são decorados em azul e branco
COMO CIRCULAR EM SÃO LUÍS, MA
As ruas sem numeração podem ser um mistério e tanto para quem não está acostumado à cidade. Mas a maioria dos hotéis e restaurantes fica nos bairros Ponta D'Areia, Renascença I e II e Calhau, todos interligados pela longilínea Avenida dos Holandeses, o que facilita um pouco o acesso.
O Centro Histórico, onde se chega cruzando a Ponte José Sarney, abriga grande parte das atrações, mas é bom se programar: às segundas, a maioria delas está fechada. O mesmo ocorre nos fins de semana, quando o comércio não abre e há pouca circulação de gente, o que torna o passeio menos seguro.
O altar-mor revestido de ouro é a melhor atração da Igreja Matriz da Sé
Construída por jesuítas, a Igreja da Sé recebeu o título de matriz em 1762
Teto da Catedral da Sé, que presta homenagem à Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas para expulsar os franceses da cidade
Bacuri, fruta da região, em São Luís, maranhão
Arroz de cuxa, prato típico do Maranhão à base de camarão
COMIDA TÍPICA DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
Maranhense Principal receita local, o cuxá é uma espécie de bobó feito com folhas de vinagreira (uma erva azedume), papa de farinha de mandioca, gergelim torrado e socado no pilão e camarão seco. Em São Luís, a mistura é integrada ao arroz e acompanha peixes e frutos do mar.
Outro prato típico é a torta de camarão, um tipo de omelete. Na sobremesa, cremes de frutas regionais, como bacuri e cupuaçu. Onde comer: Maracangalha, Dona Maria e Cabana do Sol.
Bloco Tradicional La Boêmios de Fátima do Carnaval de São Luís. Os Bloco Tradicionais estão sendo inventariados para requerer o título de Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro
Bloco Tradicional Originais do Ritmo
Bloco Tradicional Os Foliões do Carnaval
Guaraná Jesus 
Em 1920, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, tentando fabricar um remédio, acabou criando um xarope que viria a ser um verdadeiro fenômeno de vendas. Chamada de Guaraná Jesus (possivelmente uma auto-homenagem do criador, que era ateu), a bebida cor-de-rosa com cheiro de tutti-frutti conquistou o coração dos ludovicenses.
Em 2001, a Coca-Cola comprou a fórmula do refrigerante, famoso pelo sabor adocicado, com traços de cravo e canela, mas manteve sua comercialização restrita ao estado.
Onde beber: 
nos bares e restaurantes do estado.
Guaraná Jesus, refrigerante fenômeno de vendas no Maranhão
Escola de Samba Mangueira, em São Luís, Maranhão
Escola de Samba Unidos de Fátima
Passarela do Samba, São Luís, maranhão
CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
A influência de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses ajudou a moldar o Centro Histórico de São Luís, tornando-o verdadeiro guardião de uma vasta herança cultural – parte de seus 4 mil imóveis são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Grande parte dos 4 mil edifícios do centro histórico de São Luís são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade
O centro histórico, com ruas estreitas, vielas, becos, praças e casarões erguidos entre os séculos 18 e 19 é a grande atração de São Luís
No Centro Histórico de São Luís (MA), há mais de 4 mil casarões, prédios e construções reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade - as casas revestidas de azulejos foram forradas por portugueses para diminuir o calor dentro delas
Repleta de museus e bares, a Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís (MA), é uma das mais populares da cidade - o nome vem de uma história que diz que a rua já foi coberta por uma escorregadia argila


imagem - Jardan
imagem - Jardan
EVENTO
Bumba meu boi Nasceu de brincadeiras entre escravos no século 18. É o São João maranhense e a principal festa popular do estado. Durante a segunda metade do mês de junho, centenas de grupos folclóricos vindos de todos os cantos do Maranhão transformam as ruas da capital em um palco a céu aberto. Eles se apresentam ao redor de bois coloridos, em um festival marcado por danças e ritmos.
Durante o mês de junho, cerca de 250 grupos folclóricos invadem as ruas da capital e divertem-se ao redor do boi colorido na festa do Bumba Meu Boi
SUGESTÃO DE ROTEIRO EM SÃO LUÍS, MA
48 Horas em Alcântara e São Luis
foto - Alfredo J.M. Cruz
MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
R. do Sol, 302 (Centro Histórico)
Centro Histórico
Com peças doadas por descendentes de antigos moradores, o museu reconstitui o cotidiano da cidade no século 19 - um dos hábitos da época era o ato de mascar tabaco e depois cuspi-lo em escarradeiras, que podem ser vistas espalhadas pelos cômodos.


Outros objetos, como a cadeira de uma ama de leite ao lado de um berço, representam a presença dos escravos. Estão em exibição, também, uma mesa de jantar e o manuscrito original de O Mulato, escrito por Aluísio de Azevedo. No prédio vizinho fica o Museu de Arte Sacra, com imagens de santos e objetos usados nas celebrações católicas.
Museu sobre a história do bumba meu boi, a Casa do Maranhão está localizada no antigo prédio da alfândega
IGREJA DO CARMO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
Pça. João Lisboa, 350 (Centro Histórico)
Centro Histórico
No século 17, serviu de fortaleza para combatentes que lutaram contra a invasão holandesa na cidade. As paredes e a porta de entrada são originais, mas os azulejos que decoram as paredes datam de 1866. O antigo convento serve de residência para freis capuchinhos e abriga um museu (2ª/6ª 14h/17h, grátis), com peças de arte sacra, um antigo confessionário e máquinas de pedra que serviam para a produção de hóstias.
PALÁCIO DOS LEÕES EM SÃO LUÍS, MA
Av. D. Pedro II, s/n (Centro Histórico)
Centro Histórico
(98) 3232-9789
O Palácio dos Leões, sede do governo, tem salas com tapetes e lustres da França, mobília e quadros dos séculos 18 e 19
Apenas uma parte do edifício fica aberta para visitas, e depende da agenda oficial - se o governador estiver em algum evento, o prédio pode fechar para os turistas.
Antiga fortaleza erguida pelos franceses em 1612, a construção transformou-se em palácio com o domínio português em São Luís.
As salas mantêm decoração original, com peças francesas dos séculos 18 e 19, e os quadros vieram da coleção particular do escritor maranhense Arthur de Azevedo, comprada pelo governo do Maranhão após sua morte.
Sede do governo maranhense, o Palácio dos Leões fica no centro histórico em São Luís (MA)
TEATRO ARTHUR AZEVEDO NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
Rua do Sol, 180 (Centro Histórico)
(98) 3218-9900
Um dos símbolos de São Luís (MA), o Teatro Arthur Azevedo foi construído no início do século 19 por comerciantes portugueses, saudosos das apresentações que assistiam nos palcos de Lisboa.
A fachada do teatro, construído no século 19, está sempre sendo restaurada
O imponente edifício conserva sua fachada em estilo neoclássico
Com estilo neoclássico e detalhes do barroco, o teatro passou por restaurações que o mantiveram muito bem-conservado. O tour mostra a plateia, o salão nobre, os camarotes, as galerias, as varandas (onde o funcionamento do palco é explicado), os camarins e o palco.
Aberto somente para visitas guiadas (de terça a sexta-feira, das 14h às 17h) e para espetáculos.
O interior do Teatro Arthur Azevedo, orgulho da capital maranhense
RESTAURNATE MARACANGALHA EM SÃO LUÍS, MA
R. Mearim, 13, Qd. 3 (Renascença II), acesso pela Av. dos Holandeses, 6 km
Renascença II
(98) 3235-9305
Pirão de Galinha, do restaurante Maracangalha, em São Luís (MA)
Restaurantes como o Maracangalha oferecem o que há de mais típico do Maranhão: arroz de cuxá, pirões, pescados, frutas e doces. Entre esses dois últimos estão os nativos bacuri, buriti e murici. Isso sem falar nas obrigatórias bebidas tiquira e guaraná Jesus
Torta de Caranguejo, receita do restaurante Maracangalha, de São Luís (MA)
ORLA DE SÃO LUÍS, MA
Grande parte dos 32 km de litoral da cidade foram considerados impróprios para banho. Na agitada Ponta d'Areia, barracas ficam cheias na happy hour.
São Marcos, a preferida dos surfistas, abriga as ruínas do Forte São Marcos (século 18).
Pôr do sol na Lagoa da Jansen, um dos locais mais badalados da cidade, conhecida pelo reggae adaptado pela cena cultural regional
Um dos locais mais charmosos de São Luís (MA) é a Lagoa da Jansen, repleta de bares
Uma das atrações da orla de São Luís (MA) é a praia de São Marcos. Além de ser a preferida dos surfistas, abriga as ruínas do Forte São Marcos, construído no século 18
Calhau tem calçadão, playground, quiosques com música ao vivo à noite e boa oferta de hotéis e restaurantes. Na sequência vêm a Praia do Caolho e a lotada Olho d'Água, rodeada por pequenas pousadas.
Pertinho dali, na maré baixa, é possível chegar de carro à também movimentada Praia do Meio e a Araçagy, mais afastada.
A Praia do Calhau tem a orla mais bonita de São Luís, com calçadão, playground e quiosques
Caranguejo defende seu território na orla de São Luís; apesar de imprópria para banho, a praia tem infraestrutura de bares que ficam lotados no happy hour
HOTEL BRISTOL EXPRESS SÃO LUÍS, MA
Av. Colares Moreira, 13, Qd. 100 Lt. 13 (Renascença II)

HOTEL PESTANA SÃO LUÍS, MA
Av. Avicênia, 1 (Praia do Calhau), 7 km
Praia do Calhau
(98) 2106 0505
pestana.com
Possui decoração leve, com tons coloridos claros. Os quartos localizados no térreo contam com saída direta para a piscina. O hotel tem área com hidromassagem e salas de massagem, além de um bar de apoio à piscina. Uma agência de turismo, dentro do hotel, auxilia os passeios dos hóspedes.

CASA DO NHOZINHO
Rua Portugal, 185
Centro Histórico (Praia Grande)
(98) 3218-9953
A Casa de Nhozinho abriga obras do artesão maranhense Mestre Nhozinho
O museu Casa de Nhozinho revela um panorama da cultura popular maranhense
CONHEÇA MAIS UM POUCO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL
Sede da Prefeitura Municipal de São Luís, Maranhão
PRAIA OLHO D’ÁGUA NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
O VISUAL É RÚSTICO, FORMADO POR DUNAS, MORROS E FALÉSIAS; MAS OLHO D'ÁGUA É URBANIZADA, CHEIA DE QUIOSQUES E BASTANTE MOVIMENTADA. OS VENTOS FORTES QUE SOPRAM POR ALI ENTRE OS MESES DE JULHO E DEZEMBRO ATRAEM OS PRATICANTES DE ESPORTES À VELA.
imagem - PMSLM
PRAIA DO CALHAU EM SÃO LUÍS, MA
A PRAIA DE ÁGUAS CALMAS, DUNAS E VEGETAÇÃO RASTEIRA ACOMPANHA TODA A EXTENSÃO DA AVENIDA LITORÂNEA. O MOVIMENTO É GRANDE NOS FINAIS DE SEMANA, TANTO DE BANHISTAS QUANTO DE ADEPTOS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS, COMO CORRIDA E CICLISMO. O CHARME FICA POR CONTA DOS QUIOSQUES PADRONIZADOS E DOS RESTAURANTES SOBRE PALAFITAS.
imagem - PMSLM
imagem - Fernando Cunha
imagem - PMSLM
CAIS DA SAGRAÇÃO NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
LAGO JANSEN NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
FOZ DO RIO ANIL. ENCONTRO COM O MAR EM SÃO LUÍS, MA
PRAÇA MARCÍLIO DIAS NA CIDADE DE  SÃO LUÍS, MA
PRAIA DE PONTA DE AREIA NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
A PRAIA MAIS PRÓXIMA DO CENTRO - PONTA D'AREIA FICA A QUATRO QUILÔMETROS E TEM FÁCIL ACESSO - É TAMBÉM A MAIS FREQUENTADA DA CIDADE, REUNINDO BANHISTAS DE ESTILOS DIVERSOS, EMBORA NÃO SEJA INDICADA PARA BANHOS. RESTAURANTES E CLUBES DE REGGAE ESPALHAM-SE AO LONGO DA ORLA
imagem - PMSLM
imagem - PMSLM
PRAIA DE SÃO MARCOS EM SÃO LUÍS, MA
É A PREFERIDA DA TURMA JOVEM E DOS SURFISTAS. OS BARES GARANTEM A ANIMAÇÃO DURANTE O DIA E TAMBÉM À NOITE. A PAISAGEM É FORMADA, AINDA, POR DUNAS COBERTAS DE VERDE E RUÍNAS DO FORTE SÃO MARCOS, ERGUIDO NO SÉCULO 18
imagem - PMSLM
BECO CATARINA MINA EM SÃO LUÍS, MA
A ESCADARIA DE 35 LARGOS DEGRAUS EM PEDRAS DE LIOZ, DATADA DO SÉCULO 18, GANHOU O NOME EM HOMENAGEM A UMA BELA ESCRAVA QUE, A PARTIR DO TRABALHO ÁRDUO E "FAVORES" PRESTADOS AOS CORONÉIS PORTUGUESES, COMPROU A PRÓPRIA ALFORRIA
imagem - PMSLM
imagem - PMSLM
SOLAR DOS VASCONCELOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
O SOBRADO ABRIGA EXPOSIÇÃO DE FOTOS E DE OBJETOS QUE MOSTRAM AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSOU O CENTRO HISTÓRICO. APRESENTA AINDA UMA COLEÇÃO DE MAQUETES E MINIATURAS DE EMBARCAÇÕES TÍPICAS USADAS PELOS MARANHENSES
imagem - PMSLM
FACHADAS TOTALMENTE AZULEJADAS EM SÃO LUÍS, MA
imagem -Jardan
CASA DO MARANHÃO NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
O MUSEU FOLCLÓRICO FUNCIONA NO ANTIGO PRÉDIO DA ALFÂNDEGA, DATADO DE 1873. AS VISITAS GUIADAS APRESENTAM TODO O ACERVO, FORMADO POR VESTIMENTAS E INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS NAS FESTAS DO BUMBA-MEU-BOI. PARA SABER MAIS SOBRE O CENTRO HISTÓRICO E A CULTURA MARANHENSE, SIGA PARA A SALA DE VÍDEO
imagem - PMSLM
LADEIRA EM SÃO LUÍS, MA
imagem - Jardan
PINTURA DE BOB MARLEY PINTADA EM UMA PAREDE. O REGGAE EH TRADIÇÃO NA CIDADE E BOB MARLEY EH ÍCONE. EM SÃO LUÍS, MA
imagem - ?
AQUI O AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUIZ, MA
PRAÇA GONÇALVES DIAS E IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS AOS FUNDOS NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
VISTA PARCIAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
imagem - Paulo Burgo
CAMINHADA NO ENTORNO DA LAGOA DE JANSEN EM SÃO LUÍS, MA
imagem - Paulo Targino Moreira Lima


VISTA PARCIAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
imagem - Jardan
FONTE DO RIBEIRÃO EM SÃO LUÍS, MA
A MAIS BEM CONSERVADA FONTE DE SÃO LUÍS FOI INAUGURADA EM 1796. TRAZ CINCO JORROS DE ÁGUA QUE SAEM DA BOCA DE CARRANCAS E DE ESCULTURAS DE PEIXES E DEUSES.
imagem - PMSLM
CIDADE VELHA EM SÃO LUÍS, MA
imagem - Daniel Fotos
AQUI O RIO ANIL SHOPPING DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
AVENIDA COLARES MOREIRA NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
foto - Wikipédia
População estimada 2016 (1) - 1.082.935
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 834,785 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1.215,69 
Código do Município 2111300 
Gentílico - são-luisense 
Gentílico: são-luisense 
HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA
A cidade de São Luís, capital do Maranhão, formou-se na península que avança sobre o estuário dos rios Anil e Bacanga. 
Fundada em 8 de setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche e Fraçois de Rasilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII, as raízes da sua nomenclatura: São Luís. 

Conquistada e incorporada do domínio português, apenas três anos depois de sua fundação pelos franceses (1615), a cidade de São Luís sucumbiria, ainda no decorrer do século XVII, ao domínio holandês. Todavia, assim como acontecera com os franceses, também os holandeses, batidos em guerra pelos portugueses, seriam expulsos decorridos três anos da invasão, em 1645. É quando se inicia, de fato em definitivo, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu ou Ilha Grande, segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís. 
Nascida no mar, caracterizada como porto fluvial e marítimo, à semelhança de outras cidades brasileiras da época colonial, a capital do Maranhão desempenhou importante papel na produção econômica do Brasil colônia durante os séculos XVII e XIX, tendo sido considerada o quarto centro exportador de algodão e arroz, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. 
Data desta época o conjunto urbanístico de caráter civil que compõe o Centro Histórico da capital maranhense e se constitui num dos mais representativos e ricos exemplares do traçado urbano e da tipologia arquitetônica produzidos pela colonização portuguesa. 


Na realidade, a tipologia arquitetônica que corresponde aos séculos XVIII e XIX difere, em muito, das casas em taipa e madeira que caracterizam os edifícios de caráter civil do século XVII: constituem-se em sólidas construções em alvenaria de pedra e argamassa com óleo de peixe, serralheria e cantarias de lioz de origem européia, e madeira de lei. De qualquer maneira, os mais representativos exemplares da arquitetura de São Luís datam, sobretudo, da segunda metade do século XIX. Trata-se dos sobrados de fachadas revestidas em azulejos portugueses que se consubstanciam num dos aspectos mais peculiares da expressão civil
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal do Governo do Maranhão / viajeaqui.abril.com.br / Governo de São Luís, MA /
OS SONHOS QUE SONHEI
ANDANDO DE BICICLETA NA LAJE COM O BICO DE GARRAFA  NO OUVIDO
Estava em cima de uma laje. Só que esta laje tinha um grande buraco no meio. Na verdade, ela tinha apenas as laterais, que deveriam ter mais ou menos um 50 centímetros. Eu andava por este espaço estreito, quando vi que lá em baixo havia um imenso caldeirão, tipo estes de bruxa, cheio de água, só que da cor alaranjado. Então fiquei pensando que se eu caísse lá dentro, iria cair de cabeça para baixo e teria que ser salvo rapidamente, do contrário poderia morrer afogado. Enquanto andava por esta laje, fiquei imaginando quanto tempo eu conseguiria ficar sem respirar até que alguém me salvasse. Fui para uma sala, que parecia ser um escritório, mas estava cheio de peças de alguma coisa. 
Eu usava um microfone, deste tipo de telefonista, e conversava com o Eduardo, meu ex-chefe. Mas para eu ouvir, tinha que colocar o bico de uma garrafa pet de 2 litros, no ouvido. Depois que conversei com ele, eu joguei este bico de garrafa pet no chão. Depois lembrei que tinha que lhe perguntar algo e falei com ele, perguntando se ele queria que eu fosse até a empresa para ajudá-lo em algo. Mas eu não o ouvia. Nisto lembrei-me do bico da garrafa e o peguei e coloquei no ouvido novamente. Então ouvi ele dizer que queria que eu fosse lá sim. Então fui até uma mesa, que seria a minha, e vi o Gueds mexendo nela. Perguntei o que ele fazia ali. Ele disse que o mandaram trocar o cadeado e foi o que tinha feito. 
Olhei para uma gaveta muito grande cheia de peças e vi o cadeado que ele tinha colocado ali, aberto. Disse a ele que eu estava com o cadeado e não precisa ter trocado. Nisto ele pegou uma peça dentro da gaveta, dizendo ser dele e foi embora. Peguei uma bicicleta, destas que artista de circo costuma usar, com a roda de trás pequena, e a da frente enorme. Estava parado em uma rotatória, onde tinha uma outra logo em seguida. Havia filas de carro em todos os sentidos da rotatória. Eu não vi sinal nenhum, mas a cada instante, andava a fila de uma das entradas da rotatória. Eu estava parado ao lado de um caminhão. Nisto o caminhão entrou na rotatória e eu, aproveitei e fazendo o caminhão de escudo, entrei também. 
Ao sair da rotatória veio uma descida muito forte. Então eu sabia como não deixar a bicicleta correr muito. Fiquei com o pedal numa certa posição e assim ela foi devagar. Ao terminar a descida, havia vários caminhos por entre uma vegetação rasteira. Eu segui por um deles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TORNANDO A VIDA POSSÍVEL